10 fontes de proteínas veganas para incluir na alimentação

10 fontes de proteínas veganas para incluir na alimentação

Diferente das proteínas animais que são ricas em colesterol e gorduras, as proteínas veganas são de origem vegetal, consideradas “limpas”

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

As proteínas veganas são muito consumidas por pessoas que seguem uma alimentação com restrição de alimentos de origem animal.

É essencial que a proteína esteja incluída na sua dieta, já que ela é responsável pelo crescimento celular e todo o seu processo de renovação. As proteínas estão presentes em diversas partes do organismo humano, como nos músculos, no cabelo, na pele, nas hemoglobinas e nas enzimas. 

Além disso, o tempo de digestão dessa macromolécula é maior do que o dos carboidratos, por exemplo, o que faz com que você tenha uma maior sensação de saciedade. Assim, você acaba demorando mais tempo para sentir fome novamente.

As proteínas são formadas por moléculas de aminoácidos e são responsáveis por mais ou menos 50% do seu peso seco. A quantidade ideal de ingestão de proteína é de 46 gramas por dia para as mulheres e de 56 gramas para os homens.

A ingestão dessa macromolécula não é feita apenas através de alimentos de origem animal, como um bife ou um ovo, por exemplo. Diferente das proteínas animais que são ricas em colesterol e gorduras, as proteínas veganas são de origem vegetal, consideradas “limpas”.

Principalmente por conta dos maus-tratos que os animais sofrem nos abatedouros, muitas pessoas tem optado por mudar a sua alimentação e estilo de vida, tornando-se vegetarianos ou veganos.

Diferente do que muitas pessoas pensam, é possível ter esse tipo alimentação e não apresentar um déficit de proteína no organismo. Para isso, tudo o que você precisa fazer é conhecer as principais fontes de proteínas veganas, a fim de incluí-las na sua dieta. 

Quais são as principais fontes de proteínas veganas?

Alimentos de origem animal costumam possuir uma concentração maior de proteína do que os de origem vegetal. Porém, é completamente possível substituir a carne por outros opções, por exemplo.

Para isso, você precisa consumir alimentos que possam proteínas veganas que também costumam possuir poucas calorias e provocar uma elevada sensação de saciedade.

Nozes

As nozes possuem uma boa porcentagem de macromolécula de aminoácidos. Dentre esse grupo de alimentos, as melhores opções para quem busca inserir proteínas veganas em sua dieta são:

Esses frutos são ricos em gorduras, possuindo um valor elevado de calorias. Então, é importante que você não exagere na quantidade ingerida.

Chia

A semente de chia possui 16,54g de proteína. Sendo um dos alimentos mais proteicos do reino vegetal. Além disso, ela é rica em fibra dietética, ômega 3, ácidos graxos e compostos antioxidantes.

Quinoa

A quinoa é uma ótima fonte de proteína vegana. Isso se dá porque uma xícara de quinoa possui entre 17 e 18 gramas de proteína, além de carboidratos, minerais e vitaminas.

Quem a ingere de maneira regular pode se beneficiar, inclusive, da diminuição do risco de diabetes e dos níveis de colesterol no organismo.

Leguminosas

As leguminosas no geral são ricas fontes de proteínas, magnésio, ferro, zinco, dentre outros minerais. Com isso, eles conseguem contribuir para o organismo com uma elevada quantidade de proteínas, sendo equiparadas a fontes de origem animal.

Dessa forma, você pode optar por diversas opções, como:

Soja e tofu

A soja e o tofu são excelentes fontes de proteínas veganas. Uma porção de 100g desses alimentos possui aproximadamente 37 gramas de proteína. Além disso, a quantidade de gordura saturada presente em ambos os alimentos é muito baixa. Dessa forma, você pode consumi-los diariamente.

Espinafre

O espinafre é um alimento poderoso para qualquer tipo de dieta. Além de proteína, ele também é fonte de cálcio, zinco, vitamina A e ferro. Você pode consumi-lo tanto in natura quanto em pó.

Gergelim

Cada 100 gramas de semente de gergelim possui cerca de 18 gramas de proteína, ao passo que a sua farinha possui incríveis 40 gramas dessa macromolécula.

Semente de girassol

A semente de girassol também é uma ótima opção de proteína vegana, possuindo 20,78 gramas de proteína. Já a sua farinha, concentra 48 gramas.

Aveia crua em flocos

Cada 100 gramas de aveia crua em flocos possui cerca de 14 gramas de proteína. Além disso, ela é uma ótima aliada da diminuição do colesterol e da melhora da digestão.

Você já conhecia os benefícios que a semente de maconha pode trazer para a sua vida? Conta pra gente aqui nos comentários! E para mais notícias sobre o assunto, continue acompanhando o nosso blog.

Leveduras Nutricionais

As leveduras nutricionais possuem alto teor proteico e são ricas em vitaminas e minerais. Normalmente são fortificadas com todas as vitaminas do complexo B, em especial B12, que tem grande importância para o nosso sistema nervoso central.

É possível encontrar algumas versões veganas no mercado extremamente saborosas e que podem conferir um toque especial às suas receitas salgadas.

Onde encontrar

Muitas pessoas imaginam que alimentos veganos são difíceis de serem encontrados, em especial longe das capitais. Na Ingredientes Online você encontra todos esses ingredientes e produtos mencionados acima. A loja entrega em todo Brasil e oferece produtos de qualidade, com preço justo! Acesse www.ingredientesonline.com.br

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×