12 motivos para você incluir a Farinha de Amêndoas na sua alimentação

A versatilidade e os benefícios da farinha de amêndoas irão te surpreender

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

A farinha de amêndoas oferece diversos benefícios para a saúde. Ela possui bem mais nutrientes além de menos carboidratos e calorias se comparada com a farinha de trigo branca. E seu sabor é mais adocicado.

Nesse texto, você confere vários benefícios de incluí-la em sua alimentação diária. Leia até o final para saber mais detalhes sobre esse nutriente.

Auxilia no processo de emagrecimento

Se você está querendo emagrecer, é uma boa ideia trocar a farinha branca pela farinha de amêndoas. Porque ela tem um valor nutricional alto. Além disso, carrega fibras e deixa você saciado por mais tempo. Outro benefício da farinha de amêndoas é que ela não contém glúten.

Faz bem para o coração

Cerca de 60% da gordura que existe na farinha de amêndoas é monossaturada. Por esse motivo, ela contribui para deixar o seu coração mais saudável e ainda regula os níveis de colesterol no sangue.

Para que você aproveite seus benefícios, recomenda-se o consumo de até 50 gramas de farinha de amêndoas por dia. Ela também ajuda a combater a hipertensão e aumentam o número de antioxidantes no sangue.

Evita a ação dos radicais livres

A farinha de amêndoas possui muitos compostos solúveis em gordura. Esses compostos funcionam como antioxidantes no nosso organismo. Dessa forma, eles evitam a ação dos radicais livres.

É low carb

Ao contrário do que muitos pensam, a farinha de amêndoas tem um baixo índice glicêmico e pouco carboidrato.  Para quem é adepto de uma alimentação low carb é um ingrediente que não pode faltar na dispensa, pois ela é muito versátil.

farinha de amêndoas
farinha de amêndoas

A farinha de amêndoas previne o câncer

Uma pesquisa feita no Centro de Câncer de Yale, nos Estados Unidos, publicado em abril de 2018 no Journal of Clinical Oncology revelou que o consumo regular de amêndoas pode diminuir o risco de morte em 57% dos pacientes com câncer de cólon e reto. Além disso, há vários nutricionistas que adicionam as amêndoas na alimentação dos seus pacientes, como um dos principais alimentos anticancerígenos.

Leia também: Farinhas Low-Carb: Quais São As Melhores Para Suas Receitas? O Guia Definitivo Das Melhores E As Piores Farinhas Para A Dieta Low-Carb

Possui propriedades regeneradoras

Além de propriedades regeneradoras, a farinha de amêndoas também possui propriedades rejuvenescedora. Isso acontece por causa da vitamina E, contida nessa farinha.

Uma ajuda a mais para as mulheres

100g Amêndoas contém 254mg cálcio, o que a torna uma excelente opção para as mulheres, principalmente as que se tornaram mães. Por conter magnésio é, também, um excelente alimento para consumir antes ou durante o período menstrual já que, nessa fase, perde-se magnésio e isso contribui para um maior desejo por chocolates ou doces.

Atua no combate ao colesterol

Consumir farinha de amêndoas faz com que ocorra uma diminuição do colesterol ruim presente no organismo. Como consequência, há a manutenção do que chamamos de colesterol bom.

Regula o nível de açúcar no sangue

A insulina, quando produzida em excesso pelo nosso organismo, pode causar vários danos e patologias. Por isso, quem sofre com diabetes pode trocar a farinha tradicional pela farinha de amêndoas.

A farinha de amêndoas possui baixo índice glicêmico e contém magnésio, nutriente que contribui para reduzir a resistência de insulina.

É uma boa opção para celíacos

Celíacos e pessoas que possuem intolerância ao glúten, podem ingerir a farinha de amêndoas sem maiores problemas, uma vez que ela não contém glúten. Para os celíacos só é necessário verificar, antes de comprar, se ela é livre de contaminação cruzada.

Leia também: Doença celíaca e sensibilidade ao glúten: você sabe a diferença?

Contém várias vitaminas

Esse tipo de farinha possui minerais, fibras, proteínas e vitaminas. Dentre essas vitaminas, podemos elencar a vitamina B e a vitamina E. A vitamina E contribui para a redução dos radicais livres. Isso ajuda a proteger contra várias doenças e ainda evita o envelhecimento precoce.

A farinha de amêndoas é uma excelente fonte de energia

Por ser rica em vários nutrientes e ainda ser fonte de gorduras saudáveis, a farinha de amêndoas se torna uma excelente fonte de energia. Assim, você tem como dar conta das tarefas diárias sem desanimar ou ficar cansado.

Outros nutrientes presentes na farinha de amêndoas

Vitamina B2, fósforo, cobre, manganês e riboflavina. Não tem como ter dúvidas de que essa farinha é excelente para ser incluída no dia-a-dia, não é mesmo? E acredite: é possível fazer diversas receitas com farinha de amêndoas .

Você pode fazer vários tipos de doces a partir dela como mousse, bolos, biscoitos, panquecas e etc.. Além disso, também é possível consumi-la em saladas, como farofa, em vitaminas ou saladas de frutas e afins. Resumindo: a farinha de amêndoas é aquele tipo de alimento que combina com praticamente tudo.

Onde encontrar a farinha de amêndoas?

Você pode encontrar a farinha de amêndoas no nosso site. No instagram da Ingredientes Online você também encontra diversas receitas que utilizam a farinha de amêndoas. Vale a pena conferir.

Ficou com dúvidas? Pode colocar nos comentários que a gente ajuda você a esclarecer.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×