5 chás para dormir que vão melhorar a sua insônia

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Tomar chá para dormir melhor tem se tornado uma ação cada vez mais comum nos dias atuais. O número de pessoas com dificuldades de pegar no sono tem aumentado a cada dia.

Ter uma boa noite de sono é fundamental para ter o nível certo de disposição para enfrentar o dia da melhor maneira possível e para ter saúde. Estima-se que cerca de 30% da população brasileira possua algum tipo de distúrbio do sono, como é o caso da insônia, por exemplo.

Dessa forma, muitas pessoas têm recorrido aos chás para dormir, a fim de reverter essa situação. Existem muitas ervas que podem ser usadas com esse objetivo.

Desde a antiguidade, esse tipo de chá é utilizado no combate aos distúrbios do sono, aumentando a sonolência e a sensação de bem estar de quem o consome. Por conta disso, algumas substâncias presentes nas ervas usadas são incluídas em diversos remédios para dormir.

É muito importante que você se preocupe com a qualidade do seu sono, já que ele é um importante aliado ao combate a infecções. Além disso, ao dormir você garante o bom funcionamento seu cérebro ao armazenar memórias, processar informações e elaborar pensamentos claros e objetivos.

Quem não consegue dormir o suficiente, ou seja, de seis a oito horas por noite, costuma apresentar uma falta de energia, além de apresentar um alto nível de irritabilidade e depressão. Também é comum verificar a presença mais frequente de doenças infecciosas, aumento do risco de hipertensão arterial, obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares.

Então, se o seu objetivo é se beneficiar com os efeitos do chás para dormir, confira os principais deles a seguir:

Assim, o uso de um chá para dormir acaba sendo uma alternativa natural e segura, apresentando menos efeitos colaterais que os medicamentos para o sono, por exemplo. Com isso, é importante que você os ingira por volta de 1 hora antes de dormir.

Os principais chás para dormir

Chá de camomila

Isso acontece porque essa erva é um tranquilizante natural por conta da presença do antioxidante apigenina em sua composição. Esta se liga a alguns receptores cerebrais, diminuindo os sintomas da ansiedade e induzindo o sono.

O chá de camomila apresenta diversos benefícios para a saúde como a diminuição da ansiedade, redução de processos inflamatórios e aumento da qualidade do sono.

Esse chá pode ser preparado com as flores secas da erva. Assim, adicione 2 a 3 colheres de chá em 250 ml de água quente. A mistura precisa ficar em infusão entre 3 e 5 minutos antes de ser consumida.

Chá da raíz valeriana

Esse chá para dormir  é ótimo para tratamentos de ansiedade, nervosismo, cefaléia e insônia. A valeriana é usada com essa finalidade desde a Segunda Guerra Mundial, quando era servida aos militares alemães, a fim de diminuir os sintomas do estresse provenientes do combate.

No Brasil essa erva é comumente encontrada em formato líquido ou de suplemento em cápsula. Porém, também é possível encontrá-la em forma de raiz seca ou sachê.

Estima-se que essa planta seja capaz de elevar os níveis do neurotransmissor ácido gama-aminobutírico (GABA) no organismo, o que aumenta a sonolência.

Para aproveitar os benefícios desse chá, você precisa ferver 250 mL de aguá e separar uma colher de chá de raiz de valeriana. Após a fervura da água, é preciso deixar a erva em infusão por mais ou menos 5 minutos.

Chá de erva cidreira ou melissa

A erva cidreira, ou melissa, é uma erva que faz parte da família das mentas. Com isso, ela é bastante utilizada em aromaterapia e para a preparação de chá, principalmente por conta da sua capacidade de melhorar o sono e reduzir os níveis de estresse.

Para prepará-lo, você precisa fazer uso de 2 a 3 colheres de folha de melissa para cada xícara de água quente. Assim, deixe a erva em infusão por, no mínimo, 5 minutos. Coe e sirva-se.

Chá de flor do maracujá ou passiflora

O chá de passiflora é feito com folhas flores, folhas secas e o caule da flor de maracujá. Ela costuma ser utilizada no combate à ansiedade e para estimular o sono.

Sua preparação é feita com a infusão e 2 a 3 colheres de chá de passiflora seca em 200 mL de água quente por 10 minutos.

Você também pode utilizar as folhas da planta para obter os mesmos resultados.

Chá de mulungu

Ainda pouco conhecido, o  mulungu é uma planta medicinal que ajuda no tratamento do estresse. Possui ação calmante, relaxante e sadativa. É muito eficaz para tratar a insônia.

A parte utilizada do mulungu é a casca do tronco da planta. É necessário ferver 4g da casca com 1 xícara de água por 15 minutos e tomar o chá ainda morno.

Não recomenda o uso do chá por mais de 3 dias seguidos! E a dosagem máxima precisa ser seguida para que não hajam efeitos colaterais. É importante dar intervalos pois .

Você já conhecia os chás para dormir e como ele pode melhorar o seu sono? Conta pra gente aqui nos comentários! E para mais notícias sobre o assunto, continue acompanhando o nosso blog.

Comentários no Facebook

  • Alimentos para ajudar na Imunidade
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×