5 óleos funcionais que melhoram a saúde e ajudam a emagrecer

5 óleos funcionais que melhoram a saúde e ajudam a emagrecer

As gorduras boas contribuem para o bom funcionamento do nosso organismo e para o controle do colesterol

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Os óleos funcionais são gorduras consideradas “do bem”. Derivados de sementes e de frutas oleaginosas, passam por uma prensagem a frio, sem adição de solventes ou refinamento, o que garante que seus ácidos graxos não sejam perdidos. Esses ácidos são os responsáveis por melhorar a fluidez do sangue e diminuir o colesterol ruim.

Ajudam na saciedade, deixam a pele mais bonita auxiliam na perda de peso. Diminuem o inchaço e os sintomas da TPM e aceleram o metabolismo. Essas são algumas das ações comprovadas dos óleos funcionais .

Diversos médicos e nutricionistas recomendam a ingestão diária dos óleos funcionais, em quantidade moderada e em temperatura ambiente, para preservar os nutrientes. Dessa forma, os óleos funcionais atuam como verdadeiros aliados da nossa saúde.

Fizemos uma seleção com 5 óleos funcionais diferentes, cada um com uma propriedade:

1. Óleo de abacate

Os óleos funcionais de abacate possuem lectinas e fitoesteróis, vitaminas A, C e E. Por isso, possuem propriedades bactericidas, antivirais e anti-inflamatórias. Além disso, previnem envelhecimento precoce e auxiliam no bom funcionamento do aparelho digestivo.

2. Óleo de maracujá

A ansiedade é um dos males da nossa geração. O óleo de maracujá possui substâncias relaxantes como a passiflora, que reduz a ansiedade e melhora o sono. Além disso, ele é rico em vitamina A e C e minerais como ferro, fósforo e cálcio. Ele ainda pode ser usado na pele, pois ajuda a regular as atividades das glândulas sebáceas e tem ação hidratante.

3. Óleo de linhaça

Ricos em lignanas, substâncias semelhantes ao estrogênio, os óleos funcionais de linhaça levam à redução do colesterol total e do LDL (considerado colesterol ruim), e ajudam a regular a pressão arterial. Eles também possuem ácidos graxos, que contribuem pra redução dos triglicerídeos e no combate à inflamação das células de gordura.

“Leia também: Saiba os benefícios de substituir o açúcar refinado por xylitol”

4. Óleo de açaí

As poderosas antocianinas e os flavonoides, encontrados em grandes quantidades nos óleos funcionais de açaí, promovem uma ação antioxidante natural, retardando a destruição das células do nosso corpo. Assim como os outros óleos funcionais, eles ajudam a aumentar os níveis de HDL (colesterol bom) e a presença da vitamina C contribui com a preservação dos ossos, gengivas, dentes e dos vasos sanguíneos do nosso corpo.

5. Óleo de coco

Um dos mais conhecidos entre os óleos funcionais, o óleo de coco é composto, em sua maioria, por gorduras de triglicerídeos de cadeia média (TCM), que são encontrados, por exemplo, no leite materno. Eles são melhor absorvidos pelo corpo, em especial pelo fígado, e são convertidos em energia, não se acumulando em forma de gordura no corpo.

O óleo de coco tem inúmeros benefícios, dentre eles o auxílio na queima de gordura, controle da fome e do colesterol a regulação da função intestinal dentre outros.

Como posso usar os óleos funcionais no meu dia a dia?

Como falamos no início do texto, na culinária é recomendado que os óleos sejam utilizados em temperatura ambiente. Além dos benefícios que mencionamos, os óleos funcionais são extremamente saborosos e podem ser adicionados nas saladas, nas frutas, em receitas e até mesmo no café, para dar aquela turbinada no seu dia.

Em nossas redes sociais, temos diversas receitas que utilizam óleos funcionais. Não deixe de conferir.

Saiba mais sobre os óleos funcionais

Na última semana, concedemos uma entrevista ao vivo no programa Bem da Terra, da TV Bandeirantes, para falar sobre os óleos funcionais e seus benefícios para a saúde. Clique aqui e assista a entrevista completa para saber um pouco mais sobre eles.

Tem alguma dúvida sobre os óleos funcionais ou precisa de mais informações? Deixe seu comentário!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×