7 alimentos que ajudam a reduzir o açúcar no sangue

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Alguns alimentos são capazes de reduzir o açúcar no sangue e, por isso,  excelentes para pessoas que precisam evitar picos de insulina, por exemplo. Além disso, eles auxiliam na diminuição dos riscos de desenvolver diversas doenças, como diabetes, obesidade e problemas no coração.

Nenhuma comida faz milagres. Porém, em uma alimentação balanceada, elas podem ajudar a reduzir o açúcar no sangue. Isso acontece, principalmente, por conta do seu baixo índice glicêmico.

O índice glicêmico é o tempo que o carboidrato de um alimento demora para ser absorvido pelo intestino. Quanto mais rápida essa absorção, maior a capacidade desse alimento de gerar picos de insulina no organismo.

A insulina é o hormônio que coloca a glicose (produto dos carboidratos) para dentro das células. No entanto, quando esse hormônio está em quantidades muito altas no corpo, pode causar diabetes, dentre outros problemas de saúde.

Alimentos que ajudam a reduzir o açúcar no sangue

Chia

A chia possui uma alta porcentagem de fibras em sua composição, que atuam na regulação dos níveis de açúcar no sangue. Elas também ajudam no controle da pressão arterial e do colesterol.

A semente de chia também é uma excelente fonte de potássio, magnésio, ferro, ácido fólico, cálcio e ômega 3, sendo um ótimo anti-inflamatório natural.

Canela

A canela proporciona uma melhora na resposta do organismo à insulina. Assim, ela otimiza o controle glicêmico no sangue. Essa especiaria também é capaz de controlar os níveis de colesterol e de prevenir doenças cardíacas.

Além disso, a canela possui um alto poder termogênico, atuando na perda de peso.

Leia também: Cumaru: conheça a baunilha brasileira e seus benefícios

Blueberry (Mirtilo)

Consumir uma pequena quantidade diária de blueberry otimiza a resposta do corpo humano à insulina. Isso acontece por conta da presença de compostos bioativos em sua composição.

Dessa forma, as pessoas que possuem algum risco ao desenvolvimento de diabetes conseguem se beneficiar com o consumo dessa fruta.

açúcar no sangue
açúcar no sangue

Cerejas

As cerejas possuem antocianina que nada mais é do que um antioxidante que atua no controle dos níveis de açúcar no sangue.

Essa substância também tem sido utilizada na prevenção de doenças cardíacas e do câncer de mama.

Amêndoas

As amêndoas possuem gorduras monoinsaturadas em sua composição, o que auxilia no controle glicêmico do organismo, além de atuar na queima de gordura corpórea.

Lentilha

A lentilha é composta por ferro, fibras, potássio e proteína. Assim, ela é uma ótima aliada na manutenção dos baixos níveis de açúcar no sangue.

Ela também protege a pele, evitando doenças graças aos seus antioxidantes naturais.

Aveia

A aveia é rica em fibras solúveis, sendo um alimento essencial para os portadores de diabetes tipo 2. Assim, ela auxilia na redução da velocidade de absorção de glicose, evitando possíveis picos. Ela também é uma ótima aliada no controle dos níveis de colesterol.

Você já conhecia os alimentos que ajudam a reduzir o açúcar no sangue? Conta pra gente aqui nos comentários como você o consome esses produtos. E para mais notícias sobre o assunto, continue acompanhando o nosso blog. ele é atualizado constantemente.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×