Ácido cítrico: o que é, como usar e benefícios

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

O ácido cítrico é uma substância que possui diversos usos e apresenta inúmeros benefícios aos seus usuários. Ele é bastante presente tanto na indústria alimentícia quanto na do bem estar e da limpeza, por exemplo.

Muitas pessoas não conhecem seus benefícios, deixando de se beneficiar dessa substância encontrada em frutas cítricas, como é o caso da laranja e o do limão. 

Por ser ecológico e poder ser usado de várias maneiras, é fundamental que você conheça tudo sobre o ácido cítrico, o que inclui seus benefícios e modos de uso.

O que é ácido cítrico?

Mesmo tendo origem natural, ele também pode ser adquirido de maneira industrial através da fermentação, sendo transformado em pó ou em forma de granulado. Assim, o ácido cítrico pode ser usado mais facilmente em diversos produtos, como os de limpeza, sendo capaz de limpar sujeiras de azulejos, pias e banheiras.

O ácido cítrico ou citrato de hidrogênio é uma substância orgânica, solúvel em água e etanol, fazendo parte da composição de frutas cítricas, como caju, framboesa e acerola, por exemplo. Apesar de ser encontrado em grandes concentrações nesses frutos, esse ácido está presente, em menores quantidades, em todas as outras frutas.

Confira algumas das principais vantagens dessa substância

  • É ecológico e sustentável;
  • É inodoro, não deixa odores desagradáveis;
  • Não polui;
  • É econômico.

Benefícios do ácido cítrico

O ácido cítrico possui diversos usos incomuns e curiosos. Assim, sua utilização vai desde produtos de higiene pessoal até soluções alimentares e produtos de limpeza.

Além disso, ele está começando a ser usado como suplemento alimentar. Isso tem acontecido por conta de sua alta capacidade de entregar benefícios à saúde de seus consumidores.

Seu principal benefício para a saúde é ser antioxidante, atuando na prevenção de doenças e no retardo do envelhecimento.

ácido cítrico
ácido cítrico

Conheça os principais benefícios do ácido ascórbico:

Fonte de vitaminas

O consumo de ácido cítrico apresenta grandes benefícios no que diz respeito a vitaminas. Isso se dá porque ele é rico em vitamina C, ajudando no fortalecimento do sistema imunológico.

Além disso, alimentos ricos nesse ácido costumam possuir outras vitaminas também, como a B1 e a B2, melhorando o funcionamento do sistema digestivo.

Conservante natural dos alimentos

O ácido cítrico é capaz de prevenir o surgimento e proliferação de microorganismos e bactérias que fazem os alimentos estragarem. 

Por conta disso, essa substância também é comumente usada na produção de laticínios com o objetivo de preservar os alimentos por mais tempo de forma natural.

Regulador de acidez dos alimentos

O ácido cítrico também tem a função de regular a acidez dos alimentos. Assim, ele é muito usado em doces e sucos, diminuindo o pH.

Utilizado em muitos produtos alimentícios, ele serve como regulador de acidez em alimentos como, por exemplo, sumos e doces, com o objetivo de acidular os mesmos, diminuindo o seu pH.

Você já conhecia o ácido cítrico, seus benefícios e utilidades? Conta pra gente aqui nos comentários! E para mais notícias sobre o assunto, continue acompanhando o nosso blog.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×