Açúcar de maçã: o que é e para que serve? - Ingredientes Online

Açúcar de maçã: o que é e para que serve?

O açúcar de maça surge como mais uma boa opção para substituir o açúcar mais tradicional

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

O açúcar de maça surge como mais uma boa opção para substituir o açúcar mais tradicional das mesas dos brasileiros, o branco, refinado, com maior índice glicêmico e calorias.

A preocupação do brasileiro com alimentação vem aumentando nos últimos anos, preocupação que é mensurada pelos números do mercado de produtos naturais que vem apresentando crescimento por vários anos consecutivos.

O mesmo quanto ao número de pessoas que se declaram vegetarianas ou veganas.

Sem dúvida a divulgação de dados sobre o aumento da obesidade da população devido ao empobrecimento da qualidade da alimentação aliada à vida sedentária, com todos os seus desdobramentos nocivos à saúde, incentivaram e incentivam uma atenção especial sobre o modo de vida e os hábitos alimentares.

Apesar da maior conscientização sobre a importância de uma alimentação saudável para a qualidade de vida, a situação da população brasileira como um todo ainda está longe da ideal.

Para ficar apenas em um dado, foi notado um crescimento de mais de 55% de crianças com diabetes 2 de 2003 a 2009 (Fonte revista Veja, 4/032020, reportagem “Cedo demais” página 86 e 87). Isso significa que de cada 100 mil crianças 9 estão com diabetes e a maioria relacionada com obesidade.

Seja por conscientização natural ou por necessidade médica, o fato que a busca por alimentos mais saudáveis para substituir os mais calóricos e industrializados está em alta e tudo indica que permanecerá uma tendência nos próximos anos.

Se você engrossa esse movimento ou está se preparando para mudar a sua alimentação e está na procura de alternativas mais saudáveis para adoçar o seu café da manhã, você precisa terminar de ler este post sobre açúcar de maçã.

Saiba mais sobre o assunto nos próximos tópicos.

O que é açúcar de maçã?

O açúcar de maçã, como o nome já deixa evidente, é um açúcar extraído da maçã, tem aspecto um pouco mais grosso do que o açúcar refinado e é ligeiramente avermelhado.

Tem gosto muito próximo ao açúcar branco, mas sem dúvida é uma opção mais saudável.

O açúcar de maçã tem mais fibras.

Para ter uma medida, o consumo de 5 colheres de açúcar de maçã é o suficiente para fornecer 100% do valor diário necessário.

Outra vantagem em relação ao adoçante extraído da cana de açúcar é o de ter menos calorias. Uma colher contém apenas 16 calorias.

Contudo, um ponto de maior destaque é o baixo índice glicêmico, apenas 35. Isso significa que é absorvido mais lentamente pelo organismo, o que reduz o risco de pico muito alto de glicose e desenvolvimento ou agravamento de transtornos.

Outra vantagem do açúcar de maçã é que se trata de um alimento 100% natural, não tem químicas embutidas na sua composição e não contém maltodextrina.

Benefícios da maçã

Abaixo, explicaremos como o açúcar de maçã é extraído da fruta, mas por se trata de um produto 100% natural é claro que a fruta é a base de sua composição e, portanto, os consumidores absorverão as propriedades verificadas no fruto proibido do Éden.

A maçã é rica em vitamina C e quem se beneficia com a absorção desse nutriente é seu sistema imunológico, o sistema natural de defesa do corpo humano contra a ação de vírus e bactérias.

A maçã também é rica em antioxidantes, uma boa notícia para a sua pele. Antioxidantes combatem os chamados radicais livres. São células de má formação que acabam atrapalhando as funções das células normais.

Esse transtorno provoca distúrbios que podem ocasionar o envelhecimento precoce da pele e até a eclosão de males como câncer.

Como é extraído o açúcar de maçã?

Para a extração do açúcar da maçã a fruta é desidratada até virar pó. Esse pó pode ser produzido até com a casca da maçã.

As maças são batidas com um pouco de água até virarem uma espécie de purê. Essa massa é desidratada até a ganhar a consistência de pó.

Para produzir um quilo de açúcar de maçã é preciso utilizar cinco quilos da fruta.

O açúcar de maçã pode substituir o tradicional em todos os alimentos?

Vimos que em termos de saúde, a troca do açúcar tradicional pelo de maçã faz muita diferença, mas e em termos de sabor?

A utilização da versão de maçã se harmoniza bem com receitas e bebidas que estamos acostumados com a versão refinada? É possível fazer essa troca em todos os alimentos?

O açúcar de maçã não deixa gosto residual, portanto não se sobrepõe ao gosto natural dos alimentos, o compõe.

Também não gera problema de adaptação, pois o gosto é bem próximo ao do açúcar refinado. A diferença se concentra no modo de produção, sem uso de componentes químicos, o que deixa mais leve, menos calórico.

Como não é mais doce do que o açúcar refinado, seu uso em receitas e bebidas tradicionais não gera efeitos incômodos, como: Problemas gastrointestinais, acúmulo de gases, cólicas etc.

Isso significa que o açúcar de maçã pode sim substituir a versão branca no cafezinho da manhã, nos sucos naturais, nas vitaminas e receitas como bolos e tortas.

Produção de açúcar no Brasil

O Brasil ocupa o posto de maior produtor mundial de açúcar. Para a temporada de 2019/2020 a produção estimada é de 31 milhões de toneladas. Número que se vier a se confirmar será mais elevado do que na temporada passada, 29,13 milhões de toneladas.

No Brasil apenas frutas impróprias são destinadas a produção de açúcar. A média é de 25% da produção. Em 2017, segundo dados do IBGE, essa porcentagem representou 1300 toneladas de frutas.

Onde comprar

Você pode encontrá-lo em lojas e feiras de produtos naturais, mas há opções mais práticas como a Ingredientes Online, um e-commerce que trabalha apenas com alimentos 100% naturais.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×