Alimentação vegana: dicas práticas de como economizar na dieta

Alimentação Vegana: dicas práticas de como economizar na dieta

É possível ser vegano, comer bem e não gastar muito. Nesse texto mostramos como.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Por conta dos altos valores de pratos veganos praticados por restaurantes, por exemplo, muitas pessoas acreditam que a alimentação vegana é cara. No entanto, com um pouco de organização e planejamento dá pra gastar pouco com esse tipo de dieta.

Em geral, o valor de grãos, leguminosas, verduras, frutas e legumes é costuma ser menor que o da carne. Assim, quem segue uma dieta vegana não encontra tantos problemas em economizar em suas compras de mercado, por exemplo.

O processo de mudança de alimentação não é tão fácil assim, já que envolve modificações na rotina, paladar e mentalidade. No entanto, quando alcançadas, tais mudanças promovem um aumento de saúde e de economia.

Então, se o seu objetivo é seguir uma alimentação vegana gastando pouco, confira as dicas a seguir e descubra tudo sobre o assunto:

Dicas para economizar na Alimentação Vegana

Conheça agora as melhores dicas para economizar na alimentação vegana e se beneficiar ainda mais desse estilo de vida:

Aprenda a cozinhar e planeje suas refeições

Apenda a cozinhar. As opções de restaurantes e produtos prontos ainda são poucas, por isso custam mais caro. Por isso torne esse hábito um lazer e mãos à obra; digo, à cozinha!

É fundamental que você planeje todas as suas refeições se o seu objetivo é gastar pouco com a alimentação vegana. Dessa forma, você pode escolher um dia da semana para montar seus cardápios, preparar suas refeições e guardá-las no congelador.

Sempre que puder, opte por comer suas marmitas. Assim, você gastará bem menos do que comendo fora.

No entanto, em algumas ocasiões, você não vai ter para onde fugir e vai acabar precisando comer em um restaurante.

É importante que você realize uma pesquisa prévia, a fim de conhecer todas as opções disponíveis perto de você. Hoje a internet é nossa aliada. Atente-se à avaliação e comentários de outras pessoas para fazer a melhor escolha.

Prefira alimentos naturais

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, há uma grande variedade de combinações que podem ser feitas em uma alimentação vegana. Assim, você consegue preparar diversos pratos apetitosos e manter uma dieta saudável.

Isso acontece, principalmente, pois opções processadas e refinadas fazem mal ao organismo, além de serem mais caras do que as naturais.

Então, é fundamental que você opte por alimentos ricos em proteínas, vitaminas e minerais. Dessa forma, além de manter uma vida saudável, você também garante a diversidade da sua alimentação.

As sementes como linhaça, girassol, gergelim são super versáteis e fontes baratas de gorduras boas.

Alimentos integrais também são ótimos para compor a sua dieta, como arroz, castanhas e aveia. Dessa forma, você consegue variar o seu cardápio e aproveitar todos benefícios dessas opções.

Outra dica bacana é ir à feira e optar por frutas e legumes da época, pois esses normalmente estão melhores para o consumo e são mais em conta.

Use a criatividade

É muito difícil permanecer em uma dieta que não seja variada. Assim, é fundamental que você pesquise novas receitas, a fim de diversificar as suas refeições, já que elas precisam ser gostosas e não apenas nutricionalmente completas.

A maioria das receitas faz uso dos mesmos ingredientes que você já está acostumado a consumir. A grande diferença costuma estar na preparação.

Uma ótima opção é seguir perfis veganos em redes sociais. Isso se dá porque eles costumam postar diversas receitas fáceis e práticas. Assim, você não fica enjoado de comer sempre a mesma coisa e mantém a sua economia. No Instagram da Ingredientes Online você encontra algumas receitas veganas.

Aproveite todo o alimento

Normalmente, parte dos ingredientes utilizados em receitas é jogada fora. No entanto, você pode fazer uso de quase todo o alimento em suas preparações.

Uma ótima dica é preparar sucos e chás com as cascas de legumes e frutas, por exemplo. Além de deliciosas, elas possuem diversos tipos de nutrientes.

Outras formas de aproveitar o seu alimento por inteiro são:

  • Utilizar a casca da maçã e do abacaxi para preparar chás;
  • Fazer bolos e caldas com cascas de frutas;
  • Usar cascas de legumes para preparar sopas;
  • Preparar caldos com talos de legumes e verduras.
  • Ao preparar seu leite vegetal com castanhas, por exemplo. Dá pra aproveitar os resíduos e fazer um patê veganos (ensinamos isso nesse destaque dos stories)

Compre em sites especializados

Uma dieta vegana costuma ser composta por hortaliças, além de grãos e sementes. Dessa forma, é interessante que você realize a compra desses alimentos em sites especializados. Com isso, você consegue economizar e encontrar exatamente o que precisa, já que muitos deles não são vendidos em estabelecimentos físicos.

No site da Ingredientes Online, por exemplo, você encontra diversos alimentos veganos para fazer suas receitas por um ótimo preço, como lentilha, grão de bico, arroz integral, nozes, chia, além de diversos temperos naturais e suplementos veganos. No site, existe uma categoria específica de alimentos veganos, para não correr o risco de errar.

Você já conhecia as dicas para economizar na sua dieta vegana? Conta pra gente aqui nos comentários! E para mais notícias sobre o assunto, continue acompanhando o nosso blog.

 

Comentários no Facebook

FARINHAS LOW CARB

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×