Amido de milho: receitas incríveis para fazer

2 receitas deliciosas para fazer com amido de milho

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

O amido de milho pode ser um ingrediente muito versátil e que pode agir de diversas formas dentro de uma receita. Por causa dessa versatilidade, saber como usar o amido de milho em receitas (como ingrediente base ou substituindo algum outro) pode ser uma grande ajuda para quem gosta de cozinhar e sempre arriscar novos sabores.

Quando se tem conhecimento de como utilizar o amido de milho de modo apropriado, além de conseguir substituir ingredientes em receitas, é possível colocá-lo para incrementar alguma, como deixar o seu bolo com uma consistência mais fofa ou o seu manjar mais cremoso ainda.

O uso deste amido não se limita a apenas um tipo de receita, pois é possível usá-lo em receitas doces ou salgadas, como para engrossar uma sopa ou fazer cremes! Portanto, manter um pacote de amido de milho em sua cozinha é uma ótima forma de estar sempre preparado.

Quer saber mais sobre o uso do amido de milho, sua origem e quais receitas podem ser feitas? É só continuar lendo!

O que é amido de milho?

Antes de falar das receitas, é importante saber o que é amido de milho, primeiramente. O amido de milho é um ingrediente muito popular para engrossar sopas, molhos, sobremesas e é utilizado em muitas outras receitas. 

Ele tem um aspecto de pó branco e é ótimo para pessoas intolerantes a glúten, já que não o contêm. Ele é um carboidrato e é extraído da endosperma do milho, por isso o nome amido de milho.

A função do amido de milho é dar liga aos preparos e dar uma certa consistência aos pratos. Mas o uso deste amido não acaba na parte gastronômica, ele pode ser usado também para uso cosmético e até mesmo como produto de limpeza. 

O amido de milho foi desenvolvido em 1844, em Nova Jersey, nos Estados Unidos. Atualmente a produção de amido de milho é feita em diversos países produtores de milho, como os EUA, Brasil, Índia e também China.

Faz mal comer amido de milho?

Embora ele tenha diversas funções na culinária, é importante lembrar que o amido de milho é rico em calorias e carboidratos, e tem uma certa carência de nutrientes importantes, como as vitaminas, os minerais, as fibras e proteínas. Por isso, não é o produto mais indicado para ser consumido em grandes quantidades e deve ser aliado a uma alimentação equilibrada.

Uma porção de 128 gramas de amido de milho contém cerca de 488 calorias, 117 gramas de carboidratos, 0,5 gramas de proteína, 1 grama de fibra, 7% do valor diário de cobre e selênio e 3% do valor diário de ferro e manganês.

Deve-se levar em consideração que essa quantidade, geralmente, é muito maior do que a maioria das pessoas consomem de amido de milho por porção. Porém, um benefício que podemos citar do amido de milho é que ele é uma ótima fonte de energia, já que ele conta com uma boa quantidade de carboidratos em sua composição.

Como o amido de milho é feito? 

Afinal, como é que o responsável pelo biscoito de amido de milho é feito? Como o próprio nome diz, este amido vem do milho. A composição do milho pode ser dividida em três partes: casca, gérmen e endosperma. Para que seja possível fazer o amido, apenas o endosperma é utilizado, já que é onde estão concentrados todo o amido e proteína. Depois desse processo, essa parte é moída até que ela chegue na consistência semelhante ao talco.

2 receitas com amido de milho

Veja, aqui, algumas receitas para utilizar este produto super versátil!

Mingau de amido de milho

Os ingredientes para o mingau são: 2 xícaras de chá de leite desnatado ou bebida vegetal, 4 colheres de sopa de amido de milho e 1 colher de sopa de açúcar mascavo ou adoçante de preferência.

Para fazer o seu mingau, separe uma xícara de leite para conseguir dissolver o amido. Para esse processo, é só misturar o amido de milho com o leite até que ele seja dissolvido de forma completa. Depois, é só juntar na panela a xícara de leite ⅔ da xícara de amido de milho dissolvido e também o açúcar e mantenha tudo em fogo baixo. Mexa sem parar o tempo todo até ferver e, dessa forma, será possível perceber o mingau engrossando. 

É possível que demore um pouco até engrossar completamente. Quando você perceber que o mingau não está mais engrossando, confira se a consistência do mingau é a que você quer e, caso não seja, adicione mais da mistura de leite com amido de milho. Caso queira que ele fique menos espesso, adicione apenas leite puro.

Biscoito amanteigado

Para fazer o biscoito de amido de milho amanteigado, você vai precisar de: 500 gramas de amido de milho, 2 ovos, 200 gramas de margarina, 1 xícara de açúcar e sal a gosto.  

O processo para fazer o biscoito de amido de milho amanteigado começa juntando todos os ingredientes em um recipiente e mexendo bem. Depois, deve amassar a mistura até que a massa fique bem macia. Enrole da forma que quiser que os biscoitos fiquem e, após isso, coloque em uma forma com farinha de trigo polvilhada e asse em temperatura de 200 graus. Quando ele estiver com uma aparência mais escura, é só retirar do forno!

Agora que você sabe tudo sobre o amido de milho, não perca tempo e faça sua receita! Confira alguns dos ingredientes na página da Ingredientes Online!

Comentários no Facebook

FARINHAS LOW CARB

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×