Damasco: conheça os benefícios desse alimento que é uma fonte de nutrientes - Ingredientes Online

Damasco: conheça os benefícios desse alimento que é uma fonte de nutrientes

Saiba em qual forma consumi-lo para que seu corpo adquira, de maneira correta, os nutrientes

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

 

Se você alguma vez já experimentou damasco, pôde sentir o incrível sabor refrescante dessa fruta, não é mesmo? Ela, que pode ser até mesmo confundida com pêssego, também pode ser conhecida por outros nomes, como alperche, aprico, abricoque, abricote ou abricó.

Todavia, para evitar confusões, seu nome científico é Prunus armeniaca, e o damasco é caracterizado por uma cor alaranjada ou amarela, proveniente do damasqueiro, uma árvore de porte pequeno que varia desde 3 a 10 metros de altura.

Origem

Acredita-se que essa fruta seja originária da China, Armênia ou Sibéria, sendo mais consumida no Oriente Médio nas formas in natura, que seria o seu consumo quando fresco, e seco, quando o damasco é desidratado.

No Brasil, o consumo da fruta fresca ainda é escasso e se concentra mais em regiões como a do Rio Grande do Sul e Minas Gerais.

Benefícios do damasco

In natura ou desidratada, o damasco contém diversos benefícios que serão notados se você incluí-lo em seu dia a dia.

Entre os principais, está a sua ação antioxidante e anticancerígena, o seu poder de rejuvenescer as células do organismo, o auxílio à saúde do coração e do sistema digestivo.

Além disso, o damasco é saudável para os olhos, pode agir contra a anemia, beneficia a nossa pele e pode ajudar a controlar o colesterol. Por fim, trata-se de uma fonte de nutrição e energia para atletas.

Tudo isso é possível devido a grande quantidade de vitaminas do complexo B, como a B17, vitaminas A, C, K, betacaroteno, fibras, cobre, ferro, óleo, potássio, magnésio, fósforo, pectina, licopeno, entre outros nutrientes.

Como implementá-lo a sua rotina

Você poderá optar se deseja consumi-lo nas formas: 

Seca

Nessa forma, que é mais calórica, seus nutrientes estarão em alta concentração, como o ferro e fibras. Em 100 gramas da fruta, terá 240 calorias.

É uma ótima opção para um lanche saudável.

Fresco 

Quando fresco, 100 gramas de damasco são equivalentes a 50 calorias. Além disso, há uma maior concentração de vitamina C.

Cozido 

Uma vez cozido, a os nutrientes da fruta – como a pectina, licopeno e betacaroteno – serão mais aproveitados por nosso organismo.

Ao escolher como deseja consumi-lo, você poderá fazer diversas receitas com essa fruta, como tortas, caldas, saladas, geleias e sorvete.

Lembre-se: é importante que seu consumo não ultrapasse 5 unidades por dia, uma vez que esse alimento contém muita fibra.

Onde comprar

Você encontra o damasco em nosso site da Ingredientes Online, um empório de produtos naturais, com mais de 3 mil itens para sua alimentação saudável

Além disso, acesse outras matérias do nosso blog para ter acesso a mais curiosidades e receitas com outros alimentos.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×