É cada vez mais comum encontrarmos pessoas que adeptas a vários tipos de dietas – seja para emagrecer, engordar, ou apenas para cortar (ou diminuir) o consumo de determinados alimentos.
Por mais que algumas delas realmente sejam benéficas a diversas pessoas, todas apresentam também aspectos negativos. Cabe a você, juntamente a um profissional qualificado, escolher qual melhor se encaixa em seu caso.
Dieta low carb
Como o próprio termo diz, a dieta low carb trata-se da redução dos carboidratos e, consequentemente, do aumento do consumo de gorduras e proteínas.
Dentre as vantagens, está a rápida perda de peso, uma vez que o consumo de carboidratos é bem controlado; diminuição das chances de desenvolver – ou de controlar – pressão alta, diabetes e problemas cardíacos; por ser uma dieta rica em proteínas, mantém o nosso organismo saciado por mais tempo.
Dentre os pontos negativos, está a possível perda de músculos (juntamente a perda rápida de gordura); dificuldade em encontrar alimentos que não possuam muito carboidrato.
Dieta cetogênica
Aqui, tudo gira em torno da cetose, um processo que é responsável pela quebra de gordura realizado pelo fígado, transformando essas células em energia.
Diferente da dieta low carb, uma vantagem que encontramos aqui é a perda de peso rápida com o mantimento da massa magra.
Todavia, essa dieta apresenta um alto custo e é muito restringente, uma vez que preza sempre pelo processo da cetose. Dessa maneira, é comum que as pessoas não se adaptem.
Dieta vegana
Os veganistas – além de excluírem alimentos de origem animal – também não consomem alimentos que possuam algum desses ingredientes em sua formação.
As vantagens são: torna-se também um estilo de vida, e não somente uma dieta; Há um aumento no consumo de vegetais, frutas, legumes e verduras para repor as proteínas que antes eram provenientes de alimentos de origem vegetal.
A desvantagem é que a pessoa que é adepta a essa dieta precisa tomar muito cuidado para que não ocorra um déficit de ferro e vitamina B12, por exemplo, devido a não consumir mais carne. Por isso, é importante sempre ter um profissional qualificado que o acompanhe durante as dietas.
Dietas sem glúten/lactose
Para os celíacos ou sensíveis ao glúten, essa dieta é perfeita!
Todavia, quando incorporada por pessoas que não são desse grupo – e que desejam emagrecer – não há eficácia comprovada de seus benefícios.
Nesse caso, a pessoa pode se prejudicar ao tirar esse grupo – de lactose, por exemplo – de seu cardápio.