Chás e seus benefícios: saiba como cada um pode te ajudar - Ingredientes Online

Chás e seus benefícios: saiba como cada um pode te ajudar

Entre os mais utilizados estão o chá de canela, hibisco, alecrim e camomila

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

O chás já eram muito consumidos antigamente e, atualmente, o seu uso tem crescido ainda mais. Isso porque as pessoas os procuram para aliviar dores, tensões, entre outros.

No caso de dores na articulação, por exemplo, você sabia que pode investir no chá de cavalinha?

Aqui, citaremos alguns chás e como eles podem ser benéficos para você.

Chá de canela

A canela, fonte de diversos benefícios para o nosso organismo, pode combater até mesmo o diabetes ao controlar os níveis de açúcar em nosso sangue.

Originária da Ásia, no Sri Lanka, ela já passou por diversos estudos que comprovaram a sua eficacia na diminuição do LDL, o colesterol ruim, e também na diminuição dos níveis de triglicérides e emagrecimento.

No geral, seus benefícios mais conhecidos – além dos já citados acima – é a ação termogênica, anti-oxidante e anti-inflamatória, sendo capaz até mesmo de prevenir doenças degenerativas, como o Alzheimer. Além disso, ela é muito eficaz contra resfriados e também previne a formação de tumores.

Quando em , muitos nutricionistas recomendam o seu uso diário entre 1 e 6 gramas, o que equivale entre meia a uma colher de chá. Todavia, esse consumo costuma mudar de pessoa para pessoa, portanto, o ideal seria consultar com o seu médico qual é o consumo apropriado para você. Aqui, você poderá usá-la em chás, receitas de arroz doce com canela, entre outras.

canela em pau, por sua vez, também pode ser utilizada no preparo de chás, sendo que a principal diferença entre elas – em pó e em pau – é que a canela em pau contém uma maior concentração de aroma e sabor.

Chá de hibisco

Muito famoso entre as pessoas que desejam emagrecer, o hibisco é um importante componente para aliar a sua dieta. Tudo porque seu chá possui diversas substâncias antioxidantes, como os flavonoides, especialmente as antocianinas, que possuem efeito cardioprotetor, vasodilatador e evitam o acúmulo de gorduras.

Seu chá ajuda a diminuir o adipogênese, processo no qual há produção de células de gordura, os adipócitos, no qual, em excesso, leva ao acúmulo de gordura no corpo.

Além disso, beber o chá de hibisco entre uma refeição e outra ajuda a reduzir a absorção de carboidratos contribuindo no emagrecimento.

A bebida ajuda, ainda, a controlar adequadamente os níveis de colesterol, pressão arterial, e facilita na digestão.  Impedindo a absorção de parte do carboidrato e gordura dos alimentos.

flor de hibisco pode ser utilizada tanto para fazer o chá, como também para ser usada em saladas e em outras preparações

Chá de camomila

Essa erva é um tranquilizante natural por conta da presença do antioxidante apigenina em sua composição. Esta se liga a alguns receptores cerebrais, diminuindo os sintomas da ansiedade e induzindo o sono.

O chá de camomila apresenta diversos benefícios para a saúde como a diminuição da ansiedade, redução de processos inflamatórios e aumento da qualidade do sono.

Esse chá pode ser preparado com as flores secas da erva. Assim, adicione 2 a 3 colheres de chá em 250 ml de água quente. A mistura precisa ficar em infusão entre 3 e 5 minutos antes de ser consumida.

Chá de alecrim

O alecrim pode ser utilizado em diversas maneiras: chá, aromatizante e como ingrediente de alguma receita. No caso do chá de alecrim, seu uso normalmente acontece a afim de equilibrar a pressão arterial, combater tosses, asma, ajudar na digestão e na menstruação, entre outros.

Para fazê-lo, o mais comum é utilizar apenas uma colher de sopa de seus ramos.

Onde comprar

Você encontra esses e outros produtos para fazer chás em nosso site da Ingredientes Online, um fornecedor de produtos naturais. Acesse agora mesmo e garanta já o seu!

 

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×