Dicas de como elaborar uma dieta eficiente durante a pandemia

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Fazer uma dieta eficiente durante a pandemia não é algo tão simples. Primeiramente, para aqueles que estão cumprindo rigorosamente a quarentena, a limitação na mobilidade é um fator que dificulta a perda de peso.

Mas, nem tudo é tão difícil. Ainda existem saídas que permitem elaborar uma dieta eficiente e funcional durante a pandemia. Até porque, afinal de contas, você agora dispõe de tempo para dedicar à alimentação saudável. Se você tiver um plano de saúde individual pode agendar uma consulta com nutricionista. Mas se não tiver, confira nossas dicas!

O que é preciso para elaborar uma dieta eficiente?

Ao elaborar uma dieta própria para o período de pandemia, você precisa levar às seguintes questões em consideração:

  • Como o seu metabolismo está trabalhando?
  • Você tem feito exercícios em casa?
  • Você tem tido acesso a frutas, verduras, legumes e hortaliças?
  • Qual é a hora do dia em que você mais come?
  • O que tem sido as suas refeições durante esse período?
  • O que você gosta de comer?

É fundamental que você responda essas perguntas para si mesmo com muita honestidade e franqueza. Uma das principais dificuldades na perda de peso é o fato de que tendemos a nos enganar.

Outro desafio muito grande é o auto boicote, principal inimigo de quem quer perder peso e seguir dieta. Metas irreais, cardápios inexequíveis, promessas de alimentação de atleta olímpico e coisas afins devem ser eliminadas da sua mente.

Portanto, ao elaborar uma dieta, é necessário que ela seja construída de forma que lhe seja prazeroso comer. Coisas que você não gosta ou definitivamente não come não devem entrar na sua composição.

Considerações antes de elaborar uma dieta eficiente para a pandemia

Depois de responder a essas perguntas, é preciso que você também examine outras questões antes de começar a elaborar a sua dieta para esse período.

Em primeiro lugar, é preciso entender como anda o seu tempo durante a pandemia. Você tem tido menos trabalho do que antes? Ou, o seu trabalho está dobrado, agora? Se você tem tido menos trabalho do que antes e mais tempo livre, isso é sinal de que você pode se dedicar com mais afinco à preparação do seu cardápio e à execução das suas refeições.

Outro ponto de fundamental importância é entender, também, sobre a sua disposição em fazer as coisas. Você é do tipo de pessoa que gosta de cozinhar, gosta de fazer tarefas domésticas, ou a pandemia lhe tirou a força de vontade?

Por fim, é preciso entender, também, sobre o gasto. Existem dietas baratas e existem dietas caras. Como andam suas contas durante esse período da pandemia? Andam mais apertadas, ou está a mesma coisa? Se você não pode gastar muito, anda com o orçamento apertado, uma dieta pode ser algo excelente: você tende a economizar um bom dinheiro ao incorporar uma alimentação saudável.

Tipos de dietas para a pandemia

Com base nas respostas às perguntas e às considerações feitas nos dois outros tópicos, eis aqui algumas dicas valiosas de dietas eficientes para elaborar de acordo com o seu perfil durante esse difícil período da pandemia.

Regras para todos os casos

  • Limite o número de refeições do dia a seis: café da manhã, almoço, janta, e lanches intercalando-as;
  • No almoço e no jantar, faça o seu prato de acordo com a seguinte proporção: 50% de folhas, legumes e verduras; 20% de grãos; 20% de proteínas; 10% de gorduras;
  • Permita-se, durante o almoço e o jantar – apenas, é claro, se você for viciado em doces, o que é um grande entrave para as dietas – ter 20 gramas de chocolate meio amargo como sobremesa, para lhe dar sensação de saciedade;
  • Tente fazer com que o seu café da manhã seja uma grande refeição, incluindo pão integral, queijo, café com leite ou suco, frutas, e oleaginosas, como castanha de caju ou castanha do Pará. Sim, incluindo tudo isso ao mesmo tempo;
  • Estabeleça um dia da semana para quebrar a dieta: nele, você pode se permitir, durante uma refeição, comer algo absolutamente não dietético, como pizza ou hambúrguer, para além de comer doces. Mas, atenção: somente nesse dia!

Regras para quem tem mais tempo

  • Se você tiver disposição e tempo, tente substituir produtos industrializados por coisas feitas por você mesmo; sobretudo, evite temperos prontos, preferindo ervas frescas, pimenta e alho;
  • Do mesmo modo, se você tiver tempo, passe a ir à feira, em vez de supermercados, para comprar frutas, legumes e hortaliças;
  • Evite pedir comida pronta ou comprar coisas congeladas. Faça você mesmo as suas próprias refeições.
  • Consuma menos sal;
  • Invista em novos sabores e experimente! Tutoriais de como fazer pratos estão disponíveis no YouTube, gratuitamente, e lhe proporcionarão refeições inesquecíveis.
  • Incorpore uma disciplina de horários para a alimentação. Se possível, programe o despertador do seu celular.

Em suma, a dieta tem de ser prazerosa para você – ou, muito facilmente, você abandonará. Com essas dicas aqui, você conseguirá elaborar uma dieta durante a pandemia!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×