Como se hidratar no verão? Veja formas, além da água

7 formas de se hidratar além da água

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

O que é hidratação? Qual é a importância da hidratação? Como se hidratar? Com certeza você já se preocupou, ou pelo menos foi recomendado a se hidratar. Muitas vezes, devido a fatores externos, como temperaturas elevadas, mesmo sem saber qual é o real impacto para o organismo, aumentamos o nosso consumo de líquidos ao longo do dia.

Porém, hidratar-se não é tão simples assim. Essa prática precisa ser trabalhada ao longo do tempo, para que se torne parte da sua rotina. Para se ter ideia da importância da hidratação, é relevante saber que o corpo elimina, naturalmente, uma média de 2,6 litros de água por dia. Diante disso, é possível constatar a necessidade de reposição frequente.

Neste artigo, vamos falar sobre como se hidratar, mostraremos a importância da hidratação e também apresentaremos formas pelas quais você pode se hidratar. Confira.

A importância da hidratação!

O organismo dos seres humanos é formado em sua maioria por água e isso já é um indicativo bem relevante sobre o papel que ela desempenha para a saúde. O funcionamento do organismo é um dos mais privilegiados, quando a hidratação é colocada em pauta.

Para entender como se hidratar é importante, é válido destacar de que forma a hidratação pode ajudar o organismo. Manter o corpo hidratado ajuda nas atividades das células, na digestão, no funcionamento dos rins, regulação arterial, entre outras atividades.

Na digestão, por exemplo, para que o trato intestinal funcione bem, é preciso ingerir fibras e água. A hidratação auxilia na formação, eliminação e evita o ressecamento das fezes. Assim, quadros de constipação são evitados. Os rins, por sua vez, órgãos responsáveis por filtrar o sangue,  ganham uma grande ajuda quando o corpo está bem hidratado, pois a água auxilia a expelir as toxinas e resíduos com mais facilidade.

Uma das principais contribuições da hidratação é para o sistema circulatório. Com o corpo bem hidratado, o fluxo sanguíneo irá funcionar a todo vapor e esse é o primeiro passo para que todas as outras funções vitais atuem como devem ser. Além disso, dessa maneira a absorção de nutrientes será feita com mais facilidade.

Outro ponto relevante, que possui relação com o consumo de líquidos, é o controle da temperatura corporal. Seja em repouso ou realizando alguma atividade física, nosso corpo perde água. Em ambos os períodos, o corpo apresenta variações de temperatura e saber como se hidratar é a melhor forma de manter tudo sob controle.

Só água hidrata? 

Muitos acreditam que o ato de hidratar o organismo está relacionado apenas a tomar água para suprir a quantidade perdida. Porém, como mencionamos no início do texto, não é bem assim que funciona. Portanto, vamos descobrir como se hidratar além da água!

Não tirando o mérito da recomendação de beber água, mas a hidratação só é eficiente quando a água tem capacidade de entrar nas células e repor vitaminas, minerais, glicose, oxigênio e outros nutrientes perdidos, principalmente, no suor e na urina.

Para que isso ocorra, é preciso que a água esteja combinada com eletrólitos, que “abrem as portas” das células. Mas o que são eletrólitos? São minerais que, quando separados pela adição de um solvente, originam íons positivos e negativos.

Essa carga elétrica permite a regulação de uma série de processos no organismo. Assim, a presença harmônica de certos eletrólitos, como sódio, potássio, magnésio, cálcio e cloro, é fundamental para o bom funcionamento do corpo. Não apenas as bebidas, mas também uma variedade de alimentos sólidos possuem grande quantidade de água.

Algumas estratégias, utilizadas para saber como se hidratar além da água, são: água de coco, frutas, vegetais, sais não refinados e misturas para preparo. Junto com o líquido, eles hidratam, contribuem para a desintoxicação do organismo, a renovação das células e para a prevenção de problemas como o cálculo renal.

7 formas de hidratação para o verão

Já mostramos, na teoria, a importância de saber como se hidratar para manter um bom funcionamento no organismo. Agora, vamos te apresentar como se hidratar no verão na prática. Ou seja, mostraremos algumas maneiras de se hidratar, que podem ser adotadas em sua rotina. Confira.

Beba muita água

Para começar a entender como se hidratar, é importante deixar claro que nada substitui a água em sua forma pura. Durante o verão, é essencial consumir mais água. Em média, recomenda-se o consumo de dois litros de água por dia ou de seis a oito copos da bebida, quantidade que pode variar com o peso da pessoa . 

A quantidade a ser consumida varia conforme o peso e a alimentação de cada pessoa. Uma dica é beber um copo de água assim que acordar, pois é uma forma de estimular o corpo a continuar se hidratando durante o dia.

Tome água de coco para hidratar

Além de deliciosa, a água de coco é uma ótima forma de repor líquidos e minerais perdidos durante a transpiração, sendo perfeita para te acompanhar na hora dos exercícios ou aproveitar um dia de sol. Portanto, tomar água de coco também auxilia na hidratação do nosso corpo.

Prefira sucos de frutas naturais

Os sucos de frutas naturais são uma opção deliciosa de como se hidratar de forma saudável. Por serem feitos com as frutas, esses sucos possuem uma grande quantidade de nutrientes que trazem muitos benefícios, indo além da hidratação. No entanto, é importante lembrar que eles possuem açúcar natural das frutas e calorias, por isso devem ser consumidos apenas como um complemento.

desenho de copos de sucos diversos
Sucos de frutas são ótimas formas de como se hidratar. | Foto: Freepik

Experimente chás gelados

Os chás gelados são uma boa alternativa para se hidratar e ainda servem como refresco nos dias de calor intenso De sabores variados, os chás gelados naturais geram muitos benefícios para a saúde, o que, por sua vez, não é o caso dos chás prontos, pois são ricos em açúcar e sódio.

Consuma frutas

Frutas, no geral, possuem muita água em sua composição, mas existem frutas que são mais ricas em água como melancia, melão, abacaxi e abacate A melancia, por exemplo, é composta por 90% de água e o abacate, por sua vez, possui 83,8% de água em sua composição. Portanto, essas duas frutas são ótimas formas de consumo para saber como se hidratar.

Mesmo que os sucos de frutas ajudem na reposição de água, o ideal é o consumo dela in natura, sem adição de açúcar. Assim, você aproveitará melhor as vitaminas e os nutrientes presentes no alimento.

pedaço de melancia
Melancia é uma fruta rica em água. | Foto: Freepik.

Inclua alimentos crus e cozidos na dieta

Para se hidratar, é preciso ter em sua dieta hábitos alimentares saudáveis. Além dos líquidos já citados, diversos alimentos, em especial os vegetais, possuem alta concentração de água. Por isso, seu consumo auxilia na reposição de líquido no organismo. O espinafre cru, por exemplo, é composto por 94% de água.

Prove água saborizada

Uma forma saborosa de aumentar o consumo de água é experimentar a versão saborizada. Essa experiência degustativa pode incluir sabores de frutas, legumes e até especiarias: laranja, limão, morango, hortelã, pepino, manjericão, gengibre, canela e muitos outros.

Receitas incríveis que ajudam na hidratação do corpo

Como se hidratar com ótimas receitas? Confira, agora, 2 receitas que podem auxiliar na hidratação do seu corpo.

Picolé de salada de frutas

Ingredientes:

  • 12 morangos fatiados;
  • 1 kiwi fatiado;
  • 1 manga pequena em pedacinhos;
  • 1 cacho pequeno de uvas sem sementes, cortadas ao meio;
  • 300 ml de água de coco
  • ½ maracujá.

Modo de preparo: Distribua entre as fôrmas de picolé os pedaços de fruta, um pouco da polpa de maracujá e, por último, a água de coco. Em seguida, leve ao freezer até começar a endurecer (cerca de meia hora). Retire, encaixe um palito no centro de cada picolé e volte ao freezer até endurecer

Água de coco aromatizada

Ingredientes:

  • 1 ramo de hortelã;
  • 1 limão;
  • 1 fatia de abacaxi;
  • 1 carambola;
  • 1 cacho de uva pequeno;
  • 1,4 L de água de coco;
  • Gelo a gosto.

Modo de preparo: Pique o abacaxi e fatie a carambola, fatie finamente o limão e coloque as frutas em uma jarra grande. Acrescente gelo, adicione água de coco e hortelã e misture bem. Em seguida, deixe repousar um pouco e sirva

Para você que busca saber como se hidratar com alimentos diversos e saudáveis, a Ingredientes Online pode te ajudar. A empresa possui uma plataforma de e-commerce com uma gama de ingredientes com foco na sua alimentação saudável, de forma prática e rápida. Clique aqui e saiba mais.

Comentários no Facebook

FARINHAS LOW CARB

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×