Conheça 8 alternativas gluten free

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

A procura por dietas sem glúten tem crescido cada vez mais e deixou de ser procurada somente por quem precisa ter uma dieta restritiva.

Por isso, citaremos aqui oito alternativas gluten free para que você possa incluí-la em sua rotina.

Farinha de coco

  • rica em fibras e nutrientes

Essa farinha é extremamente nutritiva, sendo uma alternativa para quem não anda consumindo a quantidade necessária de fibras diárias. Vale ressaltar que essa farinha ajuda aqueles que possuem alergias a lactose e glúten, pois é livre dessas substâncias. Por ser um alimento gorduroso, ela fornece mais energia ao organismo.  Isso acontece porque grande parte da gordura saturada da fruta é metabolizada pelo fígado, se transformando rapidamente em energia.

Ela pode ajudar no tratamento dos portadores de diabetes, pois ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue. Em sua composição existe fibras, por isso, o consumo regular deste alimento ajuda a evitar os picos de insulina no sangue; prevenindo o mal-estar causado pela doença crônica.

A farinha de coco ajuda no controle de níveis de colesterol no corpo, o que previne o surgimento de doenças cardiovasculares causados pelo alto índice de colesterol LDL(ruim). Ela é livre de colesterol e ajuda a reduzir o LDL(ruim) e aumenta o HDL(bom), melhorando a saúde do coração.

Farinha de amêndoas

  • repleta de vitaminas e magnésio

Afarinha de amêndoas oferece diversos benefícios para a saúde. Ela possui bem mais nutrientes além de menos carboidratos e calorias se comparada com a farinha de trigo branca. E seu sabor é mais adocicado.

Ela tem um valor nutricional alto, carrega fibras e deixa você saciado por mais tempo; contribui para deixar o seu coração mais saudável e ainda regula os níveis de colesterol no sangue; muitos compostos solúveis em gordura que funcionam como antioxidantes no nosso organismo. Dessa forma, eles evitam a ação dos radicais livres.

Além disso, ela também previne o câncer, possui propriedades rejuvenescedora, faz ocorrer uma diminuição do colesterol ruim presente no organismo e regula o nível de açúcar no sangue.

Tudo isso é possível devido a grande quantidade de fibras, vitamina B e E, cálcio e magnésio. Você pode fazer vários tipos de doces a partir dela como mousse, bolos, biscoitos, panquecas e etc.. Além disso, também é possível consumi-la em saladas, como farofa, em vitaminas ou saladas de frutas e afins.

Farinha de arroz

A farinha de arroz é ótima substituta da farinha de trigo para receitas. É usada na elaboração de barras de cereais, chocolates, massas, bolos, pães, etc., tanto pela indústria alimentícia quanto pela culinária.

Esse alimento é rico em vitaminas (principalmente do complexo B), proteínas, fibras e minerais, e tem pouca gordura e sódio, além de não conter glúten.

Trata-se de um cereal hipoalergênico, ou seja, o arroz é o cereal com menor capacidade de provocar alergias. Por conta de seu sabor suave, pode ser utilizada em diversas preparações; Além disso, contém uma quantidade grande de magnésio, fósforo, manganês (principalmente a versão integral) e apresenta baixo teor de gordura e sódio.

Amaranto

  • rico em nutrientes, fibras e proteínas

Normalmente, a maioria das pessoas conhece apenas a farinha de amaranto. Contudo, há outro ingrediente – um variado da farinha de amaranto – que também é realmente incrível: o amaranto em flocos. Podendo ser facilmente adquirido no Brasil através do comércio online, o produto é originário do Peru e é utilizado nos mais diversos lugares do mundo há mais de 8 mil anos.

A popularidade do amaranto em flocos em muitas regiões do globo se deve aos benefícios que este ingrediente traz para a saúde. Além de ser um poderoso nutriente o amaranto em floco ajuda na perda de peso entre outras vantagens.

O amaranto em flocos traz excelentes benefícios ao organismo principalmente paras as pessoas que trainam na academia e praticam esportes ao ar livre entre outros exercícios físicos. O produto ainda ajuda a emagrecer controla o apetite baixa a pressão e diminui o colesterol.

Para complementar, o amaranto em flocos evita que as pessoas tenham anemia e osteoporose além de diminuir os riscos de doenças do coração prevenir o câncer e colabora para a redução de inflamações. Especialistas garantem ainda que o amaranto em flocos é fonte de lisina que consiste em um aminoácido importante que provoca reparos na musculatura e melhora o sistema imunológico.

Trigo sarraceno

  • rico em fibras e proteínas

A farinha de trigo sarraceno não contém glúten, característica que faz com que ele possa ser consumido por pessoas que têm intolerância ao glúten. Ela é nutritiva, deliciosa, e é uma ótima alternativa para farinha tradicional.

Esta farinha é elaborada cuidadosamente a partir de Trigo Sarraceno proveniente de Agricultura Biológica. O Trigo Sarraceno é um cereal especialmente utilizado nos climas frios.

Você pode utilizá-la em tortas, bolos, sopas, pastelarias, papas, etc e ele também pode ser encontrado em grãos.

Entre seus principais benefícios, está o controle de açúcar no sangue, auxilia na circulação sanguínea e no surgimento de hemorragias, melhora o sistema imunológico e o trânsito intestinal, fortalece os músculos, previne doenças e o envelhecimento.

Arroz selvagem

  • rico em minerais e fibras

O arroz selvagem é uma gramínea de grão marrom-escuro muito longo e fino, com sabor adocicado que lembra o de amêndoas.

As propriedades nutricionais são parecidas com as do integral: tem boa quantidade de fibras e minerais, com a diferença de ter menos carboidrato. Além disso, contém monocolina, uma substância que pode ajudar a baixar os níveis de colesterol ruim (LDL) na circulação, colaborando assim para evitar doenças do coração.

Suas fibras auxiliam o bom funcionamento intestinal, e esse tipo de arroz também possui duas vezes mais zinco e três vezes mais ferro que o arroz branco.

Chia

  • repleta de fibras e minerais

A farinha de chia possui uma alta porcentagem de fibras em sua composição, que atuam na regulação dos níveis de açúcar no sangue, aumentar a saciedade, melhorar a recuperação muscular depois do exercício e diminui as taxas de colesterol no sangue.

Além disso, há a semente de chia que também é uma excelente fonte de potássio, magnésio, ferro, ácido fólico, cálcio e ômega 3, sendo um ótimo anti-inflamatório natural.

Quinoa

  • rica em fibras e proteínas

A quinoa possui uma grande quantidade de vitaminas e minerais faz com que o grão seja considerado um alimento completo. Os principais benefícios da farinha esta no estímulo ao bom funcionamento do intestino e a diminuição da fome. Já que o gel formado pelo produto no estômago promove uma sensação mais prolongada de saciedade.

Ela é ótima para quem pratica musculação sabe da importância das proteínas para a reconstrução das fibras musculares que são lesionadas durante o exercício.

Ela também pode ser encontrada em flocos e grãos ⁣⁣⁣⁣e é uma ótima opção gluten free.

Onde comprar

Você encontra todos os produtos citados acima em nosso site da Ingredientes Online, um fornecedor de produtos naturais. Acesse nosso site e garanta esses produtos!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×