X

Drageado: o que é, como chegou ao Brasil e como foi aderido?

A cada dia que passa, nos deparamos mais e mais com a produção de novos tipos de alimentos, isso nos faz mudar e adaptar as nossas refeições diárias. Com o drageado, não foi diferente. 

 

Conhecer o que é drageado, como ele é feito, como ele chegou no Brasil e suas principais características, é muito interessante para incluí-lo na sua alimentação. Além disso, alguns tipos de drageado podem ser inseridos em dietas, podendo servir de sobremesa saudável.

 

Drageado de Uva Passa da Ingredientes Online

O que é drageado?

 

O drageado, apesar de ter um nome meio difícil, é um alimento bem fácil de entender e que na verdade está inserido completamente em nosso dia a dia. Ele nada mais é do que um alimento central que tem uma cobertura por cima. É possível encontrar o drageado em inúmeros lugares: os artesanais, como os amendoins açucarados, amêndoas carameladas, ou industriais, como as balinhas de gelatina. 

 

De forma geral, existem três tipos de drageado: o mole, o duro e o de chocolate. O mole se refere àqueles que você consegue morder com facilidade, geralmente são os industrializados. Os duros são aqueles crocantes que, na maioria das vezes, são caramelizados e os de chocolate que também possuem diversas possibilidades. 

 

Os drageados podem ser encontrados em vários lugares diferentes, o preço também é bem diversificado, tendo os de chocolate e os moles, preços que costumam estar na faixa de vinte reais, cento e cinquenta gramas. Os de açúcar geralmente são mais baratos, tendo um valor de venda mais acessível. O preço muda de acordo com loja e a região onde é comercializado, mas essa é a média geral.

 

Com a existência dos drageados artesanais, o mercado têm crescido, pois pessoas comuns conseguem produzir em suas casas e empreender. Já os industrializados, geralmente envolvem maquinários que facilitam o processo de fabricação, tornando possível a produção em grande escala.

 

Os drageados já estão inclusos em nossa alimentação diária, sendo docinhos que servem de sobremesa, um tira gosto e até uma forma de equilibrar a dieta se for produzido com chocolate composto com maior porcentagem de cacau. Conhecer os tipos de drageado e por qual produto seu núcleo é composto, é importante para entender como adequá-lo à sua dieta.

 

Como o drageado é feito?

 

Como mencionado anteriormente, o drageado pode ser encontrado em três formas diferentes: o drageado duro, o macio e o de chocolate. Para  drageado duro, o seguinte processo é realizado: primeiro é escolhido o núcleo (que pode ser uma fruta, um cereal, um fruto seco, etc.) e é feito um uma secagem e um engrossamento dele. 

 

Após isso, é usado um xarope de açúcar saturado ou soluções de polióis (caso seja um produto sem açúcar). Esses líquidos são derramados sobre o núcleo escolhido e então eles vão secando e, progressivamente, é formada uma casquinha dura e crocante, surgindo assim o chamado drageado duro. 

 

A diferença do duro para o macio é o tipo de produto que é jogado em cima do núcleo. Nesse caso, são adicionadas primeiro uma solução de açúcar não saturado para que no núcleo, a outra cobertura adiciona depois grude. Essas soluções juntas fazem que o drageado não fique crocante e sim molinho. 

 

Os drageados de chocolate podem ser feitos de três maneiras diferentes: a primeira é revestindo o núcleo com chocolate polido, o segundo revestimento é com chocolate normal e depois uma capa de açúcar polido e o terceiro é feito polvilhando o drageado com camadas de diversos chocolates diferentes. No núcleo do drageado de chocolate podem ser utilizados vários produtos, como castanhas, oleaginosas, uva passa, etc. 

 

Existem equipamentos que ajudam bastante na execução do drageamento, são as chamadas drageadoras. Essas máquinas vão desde as mais simples até as mais profissionais. No caso, todas funcionam perfeitamente, o que muda é apenas que as mais profissionais são automatizadas e não precisam do trabalho humano para o processo de fabricação. 

 

Essas drageadoras possuem um formato oval, com uma base e uma inclinação que gira em torno dos trinta graus. A partir daí, é colocado o núcleo do drageado e inserido a cobertura que será utilizada. Essa máquina então é girada fazendo com que todo o centro fique coberto de forma uniforme. 

 

É interessante que o drageado seja feito em um local que tenha de quinze a dezoito graus, para que a secagem da cobertura aconteça de maneira satisfatória, e é legal que o ambiente não tenha mais de sessenta por cento de umidade, também por causa da secagem.

 

Como o drageado chegou ao Brasil?

 

O drageamento é uma técnica muito antiga, tendo mais de 1000 anos de história. Esse processo foi executado primeiramente pelos egípcios e também pelos romanos, eles colocavam mel em cima de diversos alimentos diferentes, como frutos secos e sementes,  e o tempo fazia com que essa cobertura se cristalizasse e, assim, tínhamos um drageado. 

 

Após esses tempos antigos, acredita-se que o drageado começou a ser um alimento feito com regularidade, ganhando popularidade e até chegar à França por volta de 1200 e ser comercializado. Com o passar do tempo, muitas outras técnicas, inclusive a do chocolate, foram criadas e desenvolvidas majoritariamente na Europa.

 

Com o processo de imigração e estrangeiros chegando ao Brasil, o drageado veio na bagagem. A sua origem no Brasil se deu no Rio Grande do Sul, principalmente o drageado de chocolate, que também era feito artesanalmente, e, até hoje, esses chocolates fazem parte da cultura local e vários turistas vão até o Rio Grande do Sul para provarem esses drageados.

 

A partir daí os drageados foram se popularizando, as pessoas mudavam-se de suas regiões e com isso iam distribuindo pelo Brasil a técnica do drageado e a inserção dele em nossa alimentação. Assim, progressivamente, as indústrias também foram investindo em novas técnicas de produção desse alimento e hoje ele é um dos mais consumidos diariamente. 

 

Na Ingredientes Online, você encontra vários tipos de drageados, além de inúmeros produtos para manter uma alimentação saudável e produzir receitas deliciosas.

 

0 Reviews

Categories: Produtos
admin: