Conheça os benefícios da avelã torrada! - Ingredientes Online

Conheça os benefícios da avelã torrada!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

A avelã é um tipo de castanha cultivada na Europa, Ásia e América do Norte. Sua aparência marrom e arredondada, de casca dura e resistente, possui um gosto doce e amargo ao mesmo tempo. A avelã pode ser consumida crua, moída ou como avelã torrada

Além de ser muito consumida, principalmente em receitas doces, a avelã torrada traz inúmeros benefícios para o organismo humano. Esse fruto é rico em vários nutrientes, proteínas, minerais, gorduras e vitaminas essenciais para o bom funcionamento do corpo. 

Ao longo da matéria, você verá o que é uma avelã, como consumir, como armazená-la de forma correta e quais são os principais benefícios da avelã torrada. Continue a leitura!

 

avelã-torrada
Entenda os benefícios da avelã crua ou torrada. | Foto: Freepik.

O que é a avelã torrada?

A avelã é uma noz pertencente à espécie Corylus avellana, originária da Europa, Ásia e América do Norte, que cai da casca quando madura, em um período de sete a oito meses após a polinização. 

O núcleo da semente pode ser consumido de várias formas: cru, assado, moído, em pasta, farinha ou óleo. A avelã torrada é rica em vários nutrientes e possui um teor significativo de proteínas, vitaminas, gorduras boas e minerais.

Como utilizá-la?

Você pode já adquirir a avelã torrada ou prepará-la em casa. Para torrar é preciso levá-las à frigideira em uma única camada e começar a mexer em fogo médio até que ela fique com uma cor amarronzada. É importante estar atento para não queimá-las, uma vez que isso ocorre muito rápido. 

Após isso, a avelã torrada deve ser retirada imediatamente da frigideira e transferida para um pano limpo, onde você irá esfregar as avelãs umas nas outras – removendo as partes mais finas da casca. A avelã torrada pode ser congelada após assada, aumentando seu tempo de duração em até meses. Para consumir, é só deixar descongelando em temperatura ambiente. 

Para que ela tenha maior durabilidade, é preciso deixá-las em recipientes de vidro ou plástico bem vedados e, caso deseje, armazenados na geladeira. Dessa forma, você garante as avelãs frescas por mais tempo. Evite também a exposição ao calor, luz e atmosfera, pois isso pode deixá-las oleosas rapidamente.

Quais os benefícios da avelã? 

Depois de entender o que é a avelã e como utilizá-la corretamente, confira uma lista dos principais benefícios que a avelã torrada, rica em vários nutrientes, pode trazer para o corpo humano:

1. Rica em nutrientes 

A avelã torrada é rica em proteínas e boas gorduras, possui grandes quantidades de potássio, ferro, fósforo, magnésio e vitaminas A, E, B1, B2 e C. Por apresentar uma alta quantidade de vitamina B1 e fósforo, a avelã torrada é um alimento excelente para a memória.

2. Contém antioxidantes

Os antioxidantes presentes em maiores quantidades na avelã torrada são conhecidos como compostos fenólicos – estes auxiliam na diminuição do colesterol no sangue, são benéficos para o coração e no combate ao câncer. 

Algumas pesquisas apontam que comer avelã, com ou sem a pele, pode diminuir o estresse oxidativo. Os antioxidantes presentes na avelã se encontram principalmente na pele dela. Portanto, esse conteúdo antioxidante pode diminuir quando se tratar de uma avelã torrada, sem pele.

3. Pode fazer bem para o coração

Uma pesquisa realizada com vinte e uma pessoas com níveis elevados de colesterol e com uma ingestão calórica diária total de 18 a 20% das avelãs mostrou que houve redução nos níveis de colesterol. Além do mais, essas pessoas também apresentaram uma melhora na saúde.

Conforme essa pesquisa, ingerir de 29 a 69 g de avelã por dia proporciona melhora na saúde do coração.

4. Pode ajudar na prevenção do câncer 

A avelã possui propriedades anticancerígenas justamente pela alta concentração de compostos oxidantes, vitaminas e minerais. Cerca de 20 unidades de avelã possuem 87% da IDR manganês – responsável por auxiliar nas funções enzimáticas específicas que podem reduzir os danos oxidativos e o risco de câncer. 

Alguns estudos realizados em um tubo de ensaio apontaram que o extrato de avelã pode ter vários benefícios no tratamento do câncer de colo do útero, fígado, mama e cólon.

5. Pode ajudar na diminuição da inflamação 

Alguns estudos apresentam a investigação sobre o consumo da avelã afetar marcadores inflamatórios, como a proteína C reativa de alta sensibilidade em pessoas com altos níveis de colesterol. 

Os participantes apresentaram redução destes marcadores após um período de quatro semanas com uma dieta em que a avelã representou de 18 a 20% da ingestão calórica total. 

Da mesma maneira, pessoas com síndrome metabólica tiveram uma diminuição da inflamação após o consumo de 30 g de nozes cruas – sendo 15 g de nozes, 7,5 g amêndoas e 7,5 g de avelãs – por 12 semanas. 

Portanto, o consumo da avelã sozinha, embora traga alguns benefícios, ainda não é o suficiente. É de extrema importância seguir uma dieta regrada por calorias para que as inflamações sejam reduzidas. 

Se você se interessou pelos benefícios da avelã torrada e deseja consumi-las, não deixe de acessar a Ingredientes Online, lá você encontra este e vários outros produtos para uma dieta saudável e balanceada. Confira o site!

 

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×