Cumaru: conheça a baunilha brasileira e seus benefícios

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

O cumaru, chamado de baunilha brasileira, é uma planta nativa da Amazônia. Seu fruto é bastante comercializado, também sendo conhecido internacionalmente como fava ou tonka beans.

Ela possui um perfume muito agradável, sendo muito utilizada como base para diversos produtos da indústria de cosméticos. Suas notas amendoadas também conferem a ela um espaço especial na indústria do tabaco.

Por conta de seu aroma, essa planta também tem ganhado cada vez mais fama entre os chefs de cozinha, abrilhantando receitas da alta gastronomia.

Além de também ser usado na indústria de móveis, o cumaru possui excelentes propriedades medicinais.

Então, se o seu objetivo é inserir a baunilha brasileira na sua rotina alimentar, é fundamental que você conheça tudo sobre ela.

O que é cumaru?

Cumaru é uma planta brasileira, típica da Amazônia, que tem sido bastante usada por indústrias de diversos ramos de atuação.

Ela também é conhecida por outros nomes regionais, como muimapagé, amburana, fava-tonca da Amazônia, champagne, cumaru de cheiro, cumaru de folha grande e cumaru verdadeiro, por exemplo.

Essa é uma árvore que possui um grande porte, podendo atingir 30 m de altura. Apesar de ser nativa da região amazônica, essa planta também pode ser encontrada desde o Maranhão até o Acre.

O seu fruto é uma noz de casca verde-amarelada. E, dentro dela, há uma semente e uma amêndoa oleosa.

O cumaru é muito usado em diversas indústrias, principalmente por conta do seu aroma agradável, como na do tabaco, de cosméticos e de móveis.

No entanto, recentemente, esse fruto começou a ficar famoso também na culinária, por ter a mesma função que a baunilha. Assim, a fava do cumaru é um ótimo ingrediente para sobremesas, também podendo ser usada com outras especiarias em pratos salgados.

Uma fava de cumaru tem a capacidade de aromatizar mais ou menos dois litros de cremes ou de leite, o que corresponde a duas favas de baunilha.

Apesar de não ser encontrada facilmente, você pode comprá-la no site da Ingredientes Online, que entrega pra todo Brasil.

Benefícios do Cumaru

O cumaru possui diversos benefícios, principalmente no que diz respeito às suas características medicinais.

O princípio ativo dessa planta é a cumarina. Ela é uma substância branca que se dissolve em água fervente, sendo responsável pela maioria dos benefícios da baunilha brasileira.

Dessa forma, essa planta é muito eficaz no combate a várias doenças. Confira quais são suas principais propriedades a seguir:

  • Cardiotônica: o cumaru é um ótimo tonificante natural para o coração, ajudando no combate a doenças cardíacas;
  • Antiasmático: essa planta é capaz de aliviar os sintomas da asma;
  • Emenagoga: o uso da fava consegue facilitar o fluxo menstrual, o que diminui a cólica;
  • Antiespasmódica: a baunilha brasileira auxilia na melhora de cólicas uterinas;
  • Analgésica: seu uso ajuda na redução da dor, como no caso da cefaleia e do reumatismo;
  • Broncodilatadora: a ingestão do cumaru alivia o congestionamento pulmonar, em casos de bronquite asma e gripe;
  • Diaforética: o uso dessa planta é capaz de estimular a transpiração. Isso contribui para a desintoxicação do organismo;
  • Anti-inflamatória: ela trata e combate inflamações, como no caso de sinusite, aftas, feridas e úlceras.
Cumaru
Cumaru

Como preparar o chá

Além de sobremesas e pratos salgados, o cumaru pode ser consumido na forma de chá. Para isso, a parte utilizada da planta é a casca.

Assim, você vai precisar de:

  • 1 xícara das casca quebrada;
  • 1 250 ml de água.

Leia também: Baunilha: Fava, Essência ou Extrato?

Modo de preparo

Para preparar o seu chá de cumaru, leve todos os ingredientes ao fogo dentro de um recipiente adequado. Quando a água começar a ferver, conte cinco minutos e apague o fogo.

Espere a água ficar morna e coe. Não é necessário adoçar. Porém, caso seja da sua vontade, opte por um adoçante natural ou pelo açúcar mascavo ou demerara.

A quantidade de consumo recomendada é de meia xícara de chá morno três vezes ao dia, até que haja a melhora dos seus problemas de saúde.

É importante que você não exceda a dosagem indicada. Isso se dá porque a cumarina é uma substância tóxica quando consumida em grandes quantidades. Com isso, ela pode afetar o bom funcionamento do fígado, por exemplo.

Você já conhecia a cumaru, seus benefícios e modo de uso? Conta pra gente aqui nos comentários como você o consome esse produto. E para mais notícias sobre o assunto, continue acompanhando o nosso blog.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×