Você gosta de pimentas? Existe um diverso leque de tipo de pimentas aqui no Brasil, como a pimenta calabresa, pimenta branca, biquinho, dedo de moça e várias outras, que podem agradar a todos os gostos, desde aqueles que não curtem muita ardência, até aqueles que procuram as pimentas mais fortes.
A pimenta é um alimento benéfico ao organismo, e algumas possuem atividades antimicrobiana, anticancerígena, anti-inflamatória, que melhoram a digestão, aceleram o metabolismo e até atuando na redução dos níveis de colesterol.
Quer saber mais sobre os tipos de pimenta, quais as pimentas que não ardem, os melhores tipos de pimenta, qual a mais usada e qual a mais ardida? É só continuar lendo!
Quais os tipos de pimenta do Brasil?
Veja a seguir alguns tipos de pimenta do Brasil:
Pimenta Malagueta
A pimenta malagueta pode ser plantada e cultivada quase em todo o Brasil. Ela é uma planta arbustiva e muito ramificada. Os seus frutos são alongados e quando estão maduros, possuem uma coloração vermelha.
Pimenta Dedo de moça
Ela também é conhecida como pimenta “chifre de veado”. É uma planta arbustiva com caule tortuoso, e seus frutos ficam bem vermelhos quando maduros.
Pimenta Biquinho
Essa pimenta é bem vermelha, arredondada e possui uma ponta que se assemelha a um bico. É uma planta arbustiva e o seu cultivo se dá principalmente na região do Triângulo Mineiro. De sabor bem suave, é largamente consumida misturada a diversas preparações.
Quais pimentas não ardem?
Confira quais são:
Pimenta do reino
A pimenta do reino tem origem indiana, ardência leve e muito versátil, já que pode ser utilizada em diversos pratos variados, não só indianos mas também brasileiros, já que é uma pimenta muito usada no país.
Pimenta Rosa
A pimenta rosa é conhecida por ter uma ardência suave e sabor adocicado. É original do Brasil e é uma semente de árvore.
Pimenta dedo-de-moça
Essa pimenta é a opção perfeita para as pessoas que querem sair da zona segura, mas sem arriscar muito. A pimenta dedo-de-moça é um pouco mais ardida que as outras, mas nada que seja extremo, por isso você consegue ter uma experiência mais picante sem arriscar algo que talvez não consiga.
Pimenta jalapeño
A pimenta jalapeño é tradicional do México e muito presente na culinária de lá. É fundamental dentro dos preparos de pratos locais típicos, como burritos e nachos. O nível de ardência do jalapeño é bem parecido com o nível de ardência da pimenta dedo-de-moça, então ela também é uma ótima opção para quem quer “subir de nível”.
Quais são as melhores pimentas?
Confira quais são as pimentas queridinhas do público em geral:
Pimenta dedo-de-moça
Essa é uma das pimentas mais populares. A pimenta dedo-de-moça é muito usada na forma de molho, em conserva, fresca, moída e até desidratada. Ela tem uma ardência média, e quando se retira as sementes, o sabor é suavizado.
Pimenta biquinho
A pimenta biquinho é originária da Bahia. Ela tem como sua marca registrada a ardência suave, além do seu formato que dá nome a ela. Por sua característica, ela é indicada para preparações mais leves, como saladas, peixes, grelhados, molhos e também para usar na decoração de pratos. Também combina muito bem em preparos agridoces.
Pimenta rosa
A pimenta rosa é originária do Brasil, com um aroma intenso e sabor bem leve e suave. Por mais que ela tenha o título de “pimenta”, é na verdade o fruto da árvore aroeira. Muitas receitas levam pimenta rosa em sua composição, como geleias, salada de abacate e o famoso chocolate com pimenta.
Pimenta caiena
A pimenta caiena é uma mistura de outras três especiarias, sendo elas a malagueta, dedo-de-moça e chifre de veado, o que resulta em uma variedade de ardência muito forte. Justamente por ela ser marcante, é muito comum encontrá-la na cozinha mexicana e tailandesa, sendo perfeita para temperar molhos, omeletes, carnes, peixes, frangos, sopas e até mesmo caldos.
Pimenta-do-reino preta
A pimenta-do-reino preta é um verdadeiro coringa quando o assunto é pimenta, já que é muito utilizada no preparo de diversas receitas tradicionais salgadas. Sua ardência é considerada média, e vai muito bem em pratos como risotos, massas, o feijão tão adorado pelos brasileiros, carnes, peixes e sopas. Interessou-se pela pimenta-do-reino preta? Compre aqui!
Pimenta-do-reino branca
A pimenta-do-reino branca é extraída do grão da planta Piper Nigrum, e tem uma ardência leve e também perfume acentuado. Por conta dessas características, ela é muito utilizada, assim como a pimenta-do-reino preta. Esse tempero tem um perfume muito característico e combina muito com carnes brancas, como peixes e frangos, assim como cogumelos. Interessou-se pela pimenta-do-reino branca? Compre aqui!
Qual a pimenta mais ardida do Brasil?
Entre todas as pimentas que são consumidas comumente no Brasil e em Portugal, a mais ardida é a pimenta malagueta (também chamada de piri-piri), tendo o seu SHU entre 50.000 e 175.000 unidades, e na parte inferior da tabela é a pimenta biquinho, tendo um índice Scoville de apenas 1.000 SHU’s.
Já a pimenta mais ardida do mundo, de acordo com a mediação feita por uma instituição independente (a Guinness World Records), é a pimenta chamada Carolina Reaper, tendo um SHU médio de 1.641.183 unidades, e com uma medição máxima de 2.2 milhões de SHU’s, tendo a última medição feita no dia 11 de agosto de 2017.
Agora você conhece um pouco melhor sobre o tipo de pimentas, seus usos e curiosidades, confira as opções disponíveis na página da Ingredientes Online!
Comentários no Facebook