Diabetes: 3 alimentos para substituir hoje mesmo

Diabetes: 3 alimentos para substituir hoje mesmo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

A diabetes é uma doença caracterizada pela hiperglicemia, o aumento da glicose no sangue. Ela é dividida em dois tipos principais, a diabetes tipo 1, que é quando o pâncreas não produz a insulina, e a diabetes tipo 2, que é quando o pâncreas produz, mas ocorre a resistência insulínica.

A diabetes tipo 2 é a que mais afeta as pessoas e está principalmente associada à obesidade e ao aumento de peso, além do alto consumo de carboidratos, gorduras e sedentarismo. O nível glicêmico é aumentado com a ingestão excessiva de carboidratos simples e favorece o aparecimento da doença principalmente naqueles que já possuem predisposição.

Cuidar bem da alimentação é uma maneira de ficar longe da diabetes e manter o organismo saudável. Continue a leitura para conhecer alguns alimentos que você pode substituir para garantir uma vida mais saudável.

Alimentos que ajudam a prevenir a diabetes

A pré-diabetes é uma condição que afeta diversas pessoas e que ocorre anteriormente à diabetes. É um sinal de que os níveis glicêmicos do sangue estão em risco. Significa que a pessoa está criando uma certa resistência à insulina. Isso que dizer que é necessário mais hormônios do que o próprio corpo é capaz de produzir.

Triglicerídeos altos, predisposição devido a casos na família, hipertensão e síndrome do ovário policístico são outros fatores de risco que podem favorecer o surgimento da diabetes.

Adotando hábitos de vida mais saudáveis é possível reverter a situação e diminuir o risco. E para isso, além da realização de atividades físicas, adotar um novo cardápio com controle nutricional é a melhor maneira de ficar longe da diabetes e manter uma vida mais saudável.

Existem alguns alimentos que podem lhe ajudar a evitar a diabetes e outras doenças de risco como avc, aterosclerose, pancreatite e doenças cardíacas provenientes de hipertensão e triglicerídeos altos.

Substitua o açúcar refinado pelo açúcar de maçã

O açúcar de maçã é um alimento pouco conhecido, mas uma excelente opção natural e recomendada como substituto do açúcar refinado comum. É perfeito para adoçar bebidas, massas de bolo, sobremesas e doces em geral. Possui baixo efeito glicêmico no sangue, similar ao do açúcar de coco e menos calorias que outro adoçante natural indicado para diabéticos, o xilitol.

Além de não possuir sabor residual e ser rico em fibras naturais, a maçã é uma fonte de antioxidantes e vitamina C, que auxilia na prevenção de problemas respiratórios, ajuda a diminuir o colesterol e ainda ajuda a reduzir os riscos de diabetes.

Dê adeus a alimentos ricos em farinha branca e conheça os benefícios dos integrais

A linhaça, aveia e farinha de amêndoas são alimentos integrais e ótimas opções para acompanhar vitaminas e  saladas para receitas. A farinha de amêndoas, por exemplo, é uma rica fonte de energia, proteínas, vitaminas e nutrientes. Perfeita para substituir a farinha branca, criar bolos, doces e as mais variadas receitas. Ainda auxilia a baixar os níveis glicêmicos no sangue e é indicada para quem tem diabetes do tipo 2 por conter magnésio.

diabetes

Os cereais e grãos integrais retardam a absorção da glicose no organismo, facilitando o controle da glicemia. É essencial optar por versões integrais e com baixo teor de carboidratos para fugir da diabetes e de outras doenças.

Prefira sempre as gorduras saudáveis

Saber escolher as gorduras certas para colocar no prato e nas suas receitas é essencial para manter a saúde e ficar longe da diabetes. Opte por gorduras boas como azeite, óleo de coco, óleo de abacate ou manteiga e consuma com moderação.

Os pré-diabético pode comer uma infinidade de alimentos, mas precisa evitar os carboidratos simples para não elevar os níveis glicêmicos.

O consumo excessivo de carboidratos gera picos de glicemia e insulina, o que pode favorecer o quadro de disposição à diabetes para quem já é pré-diabético. Farinhas brancas, alimentos ricos em açúcar, bebidas industrializadas e fast foods são vilões na hora de reverter a situação e fugir da diabetes e de outras doenças de risco.

Sempre que possível é importante optar por versões naturais, integrais e saudáveis. Fique atento também ao consumo de frutas. A frutose é uma grande colaboradora para os picos de glicose e insulina. A frutose pode ser encontrada em e frutas como melancia e uva passa.  Por isso, é essencial não consumir essas frutas junto com outros alimentos de alto nível glicêmico.

Bananas, maçãs, morangos, kiwis e a grande maioria das frutas estão dentro do nível baixo de teor glicêmico. Mas procure sempre controlar as porções ingeridas. Assim, você mantém um cardápio saudável e fica longe da diabetes.

Certifique-se sempre de adquirir seus ingredientes e alimentos em fornecedores de confiança e que oferecem produtos de qualidade. Aliando uma dieta saudável com exercícios físicos diários é possível melhorar a qualidade de vida e garantir a sua saúde.

E para mais notícias sobre o assunto, continue acompanhando o nosso blog.

diabetes

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×