Entenda tudo sobre o coco em fitas - Ingredientes Online

Entenda tudo sobre o coco em fitas

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

O coco em fitas é desidratado e não contém açúcares. O coco em forma de fita é cortado dessa maneira para facilitar o trabalho dos boleiros e confeiteiros nas decorações de bolos, tortas, pães, biscoitos e algumas outras receitas. 

As frutas secas estão sendo cada vez mais utilizadas em pratos salgados, adicionando cor, sabor e muitos nutrientes aos pratos. Por ser desidratado, o coco em fita permanece com suas características naturais e seu prazo de validade é estendido. 

Ao longo da matéria, você verá o que é o coco em fita, como utilizar o coco em fita e quais são os seus benefícios. Continue a leitura a seguir!

coco em fitas
Coco em fita comprar: garanta o seu na Ingredientes Online. | Foto: Freepik.

O que é coco em fita? 

O coco é um dos frutos tropicais mais cultivados em território brasileiro. Ele é um mix natural de proteínas, carboidratos, calorias, gorduras, vitaminas A e B e sais minerais – entre eles, potássio e magnésio. 

O coco em fita é um produto nobre e versátil com uma vasta utilização em doces, sorvetes, bolos, entre outros. Além de ser super saudável, o coco em fita é principalmente usado na preparação ou decoração das receitas, pois seu formato facilita o trabalho dos confeiteiros e boleiros.

Como utilizar o coco em fitas? 

O consumo do coco traz muitos benefícios à saúde humana, pois ele é um alimento rico em fibras e gorduras boas (contendo ácidos graxos). Além disso, ele auxilia na saúde bucal, saciedade e até melhora o sistema imunológico, devido à grande quantidade de vitaminas. 

O processo de cortar o coco em forma de fita é super simples e você pode optar por deixá-las mais tostadinhas ou branquinhas. Em uma torta ou bolo de coco, a fita de coco fica ótima se estiver bem clarinha.

Como cortar o coco em fita

  1. Após abrir e descascar o coco, se optar pelo coco em fita branco, retire a casca antes de começar a fatiar.
  2. Depois disso, com ajuda de um descascador de legumes, comece cortando o coco pelas laterais.
  3. Caso você prefira o coco em fita um pouco tostado, coloque o coco em uma frigideira limpa e seca. Não há necessidade de untar. Deixe o coco em fita no fogo alto e vá mexendo até pegar uma cor por igual – fique atento para mexer sempre para não queimar.
  4. Reserve em um outro recipiente e deixe o coco em fita esfriar. Está pronto para usar. 

Lembrando que todas as receitas feitas com coco in natura possuem uma validade bem menor do que as feitas com aquele coco que já compramos prontos para o consumo. Faça o coco em fita somente na hora de utilizar, não faça para guardar, pois o coco em fita vai azedar.

Quais os benefícios de usar o coco?

Agora que você já sabe o que é o coco em fita, como utilizá-lo nas suas receitas, está na hora de conhecer os benefícios que o coco em fita pode proporcionar à saúde. Confira!

1. Rico em fibras 

As fibras alimentares possuem grande importância em nosso organismo e são responsáveis por regularem o funcionamento do intestino, melhorar a flora bacteriana e reduzir a absorção de açúcares e gorduras. Vale ressaltar que a polpa do coco é riquíssima em fibras alimentares.

2. Fonte de gordura boa

A gordura do coco é composta por ácidos graxos que são fundamentais para a nossa saúde. Quando é combinada com uma alimentação saudável e dieta balanceada, a gordura do coco ajuda na proteção do coração e possui ação anti-inflamatória. Além disso, ajuda na manutenção do peso corporal.

3. Contém antioxidantes

Os antioxidantes combatem os radicais livres, substâncias resultantes do nosso metabolismo. Quando em grandes quantidades, esses radicais livres oxidam as células e geram o envelhecimento precoce e outros problemas de saúde. 

Dessa maneira, os flavonoides, presentes no coco em fita, contribuem para um organismo mais saudável.

4. Dá saciedade

Levando em consideração a presença de fibras e gorduras, o coco dá uma sensação de saciedade por mais tempo. Isso ajuda a controlar a quantidade de alimentos para uma dieta saudável e balanceada. O coco em fita e o leite de coco são lanchinhos super saudáveis para aquelas horas de muita fome.

5. Melhora o sistema imunológico 

O coco em fita pode te ajudar quando sua imunidade estiver baixa e você estiver propenso a pegar mais resfriados. O coco possui substâncias que auxiliam no combate a  fungos, bactérias, vírus e é um ótimo anti-inflamatório. Todos esses benefícios ajudam na defesa do seu organismo.

  1. Melhora a função intestinal (H3)

O coco possui uma grande quantidade de fibras presente em sua polpa, o que contribui para o bom funcionamento do intestino e facilita a eliminação dos resíduos. 

Se você se interessou pelos benefícios do coco, não deixe de acessar a Ingredientes Online, lá você encontra o coco em fitas pronto e fresquinho,além de vários outros produtos para uma dieta saudável e balanceada!

Comentários no Facebook

FARINHAS LOW CARB

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×