Eritritol X Xylitol (xilitol): entenda as diferenças e como usá-los

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Você provavelmente já ouviu falar dos adoçantes naturais eritritol e xylitol (xilitol), principalmente se está mudando a sua alimentação por motivos de saúde, como prevenção de diabetes, controle de triglicerídeos, colesterol alto, hipertensão ou se está fazendo dieta low carb.

Esses dois adoçantes naturais (adoçantes que as moléculas são encontradas na natureza) são alternativas bem toleradas por quem tem diabetes e são indicados como substitutos do açúcar refinado comum. Além de serem alimentos mais saudáveis, possuem vantagens interessantes quando comparados com o açúcar comum.

Para ficar por dentro das vantagens, benefícios e desvantagens desses dois adoçantes naturais, e saber como você pode usá-los na sua alimentação, continue a leitura.

Quais são as diferenças entre o xylitol (xilitol) e o eritritol?

Tanto o eritritol quanto o xylitol (xilitol) são adoçantes naturais, porém possuem diferenças no seu processo de produção e funcionamento no organismo. O xylitol (xilitol) é extraído das fibras de diversos vegetais, como milho, ameixa e a framboesa, por exemplo.

Ele pode ser produzido através da hidrogenação catalítica de soluções ricas em xilose ou por métodos biotecnológicos que utilizam enzimas e/ou leveduras e a partir da fermentação de hidrolisados lignocelulósicos de resíduos agroindustriais, como casca de aveia ou palha de arroz.

E, diferentemente do açúcar industrializado comum, não depende da insulina para a sua absorção, sendo uma alternativa interessante para diabéticos e pré-diabéticos incluírem na sua rotina de alimentação.

O xylitol (xilitol) também é um alimento de baixo nível glicêmico e possui um valor calórico médio de 2,4 kcal por grama e um sabor muito similar ao do açúcar refinado tradicional.

Para algumas pessoas com mais sensibilidade, quando se ultrapassa o consumo diário indicado de 60 gramas podem ser observados distúrbios intestinais. No caso do consumo do eritritol isso é mais incomum acontecer.

O xylitol (xilitol) ainda auxilia na proteção contra as placas bacterianas e cáries, alcaliniza a saliva e protege os dentes da corrosão do esmalte. Auxilia também no combate à gengivite e na absorção de cálcio, que favorece a saúde dental e dos ossos, e ainda ajuda a proteger contra infecções auriculares e sinusites.

Já o eritritol, pode ser obtido através do processo de fermentação de algumas frutas e cogumelos, por exemplo. Com relação ao xylitol (xilitol), ele é mais vantajoso quando se compara a quantidade de calorias, já que o eritritol possui somente 0,2 kcal por grama enquanto o xylitol (xilitol) possui 2,4 kcal por grama.

xylitol
xylitol

O eritritol ainda possui 70% do poder de adoçar do açúcar tradicional. Também não necessita da insulina para ser metabolizado pelo organismo e é eliminado em 24 horas. Assim como o xylitol (xilitol), o adoçante eritritol possui propriedades anticariogênicas e não eleva os níveis glicêmicos do sangue.

Além do baixo teor calórico, o eritritol possui resistência à altas temperaturas e pode ser aplicado em diversas receitas, substituindo o açúcar refinado comum na proporção de 1,15 g para 1g de açúcar refinado.

Se ingerido em excesso não tende a causar desconforto intestinal como o xylitol (xilitol). Porém, pode causar náuseas, o que também pode acontecer com a ingestão do xylitol (xilitol) em excesso.

Como utilizar o xylitol (xilitol) e o eritritol na alimentação?

Esses dois adoçantes naturais são os perfeitos substitutos para o açúcar refinado comum. Sua proporção para substituição é de 1:1 para o xylitol (xilitol) e 1:1,15  para o eritritol podem ser aplicados em receitas de doces, sobremesas, bolos, e ainda podem ser utilizados para adoçar bebidas e servir como adoçante de mesa para o dia a dia.

O xylitol (xilitol) ainda é utilizado como conservante alimentício, já que possui grande resistência ao crescimento e desenvolvimento de microrganismos. Escolher qual se adequa melhor para a sua rotina, fica a seu critério. Nenhum dos dois possui sabor residual ou amargo como a estévia, por exemplo.

xylitol
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xylitol
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