Erva cidreira: conheça os principais benefícios dessa planta - Ingredientes Online

Erva cidreira: conheça os principais benefícios dessa planta

Saiba mais sobre o poder antioxidante e calmante da Melissa offinalis

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Você, provavelmente, já ouviu falar em erva cidreira, pois esse é nome popular da planta medicinal Melissa officinalis, nativa da Europa e do Mediterrâneo. Graças a seus benefícios e propriedades, essa planta se tornou muito famosa. Além disso, ela conta com uma ampla variedade de usos, podendo ser utilizada na culinária, na aromaterapia e até mesmo na cosmética. Se você quer saber tudo sobre a erva cidreira, leia este artigo!

Origem

A planta medicinal erva cidreira, também conhecida como Melissa offinalis, é proveniente da família do boldo e hortelã.

Entre seus principais componentes, estão: taninos, polifenóis, terpenos, ácido rosmarínico, antioxidantes e ácido cafeico.

Benefícios da erva cidreira

A erva-cidreira ou Melissa officinalis possui em abundância compostos fenólicos e flavonoides, com propriedades calmantes, relaxantes, anti-inflamatórias e antioxidantes. Por esse motivo, ela pode ser utilizada para auxiliar no tratamento de alguns problemas de saúde que sejam, principalmente, relacionados com digestão, ansiedade e estresse. Confira, a seguir, as três principais vantagens da erva cidreira.

  1. Melhoria na qualidade do sono 

Tendo em vista que a erva cidreira é formada por compostos fenólicos, ela pode atuar como uma planta com propriedades calmantes e sedativas. Essas propriedades são ótimas para combater a insônia e melhorar o sono.

  1. Diminuição do estresse e da ansiedade 

A erva cidreira pode ser excelente para diminuir estresse e ansiedade, em razão do fato de ser composta pelo ácido rosmarínico, que age aumentando a atividade de neurotransmissores no cérebro, colaborando para o relaxamento do corpo, para a sensação de bem-estar e para a diminuição do nervosismo ou da agitação.

  1. Redução de dores de cabeça

Muitas pessoas sofrem com dores de cabeça causadas por conta do estresse. Diante disso, a erva cidreira pode ser útil para tratar esse problema por conter o ácido rosmarínico, propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e relaxantes. A composição da erva cidreira pode auxiliar no relaxamento de músculos e dos vasos sanguíneos e na liberação da tensão, o que pode reduzir as dores de cabeça.

Vale ressaltar que é sempre importante procurar um profissional da saúde para avaliar sintomas e indicar o que é melhor para cada caso.

Como implementá-la a sua rotina

A forma mais comum de consumir a erva cidreira é por meio do chá. Para fazê-lo, você precisará de cerca de quatro gramas das folhas dessa planta, ferver 150ml de água e depois colocá-las no mesmo recipiente, deixando descansar, abafado, por até 10 minutos.

Após esse tempo, você deverá coar e aguardar cerca de 10 minutos para consumi-lo morno.

Você poderá fazer essa receita mais duas vezes ao dia, totalizando três, que é o recomendado. No verão, a melhor forma é consumí-lo gelado. 

Atenção! Busque não ultrapassar a quantidade recomendada, uma vez que seu consumo excessivo poderá causar uma frequência cardíaca lenta e baixar a pressão arterial.

Justamente por baixar a pressão arterial, ele também pode ser usado no banho calmante ou em compressas, já que tem um efeito calmante na pele e para o corpo. 

2 receitas incríveis com erva cidreira!

Como mencionamos no tópico anterior, a erva cidreira pode ser experimentada de diversas maneiras, seja em chás, sucos, sobremesas ou outras receitas. Neste artigo, separamos duas receitas fáceis e rápidas de serem preparadas. São elas: suco de erva cidreira e mousse de erva cidreira e limão. Confira!

  1. Suco de erva cidreira

O suco de erva cidreira é feito a partir de folhas frescas ou secas e é uma excelente alternativa de bebida saborosa e refrescante para se beneficiar das propriedades da erva cidreira.

Os ingredientes são:

  • 1 xícara de café de erva-cidreira picada;
  • 200 ml de água;
  • Suco de 1 limão;
  • Gelo a gosto;
  • Mel para adoçar (opcional).

O modo de preparo consiste em preparar o suco de erva cidreira. Para isso, basta pegar um liquidificador e bater todos os ingredientes. Em seguida, coe e adoce com mel. Você pode consumir esse suco de 1 a 2 copos diariamente.

  1. Mousse de Erva-Cidreira e Limão

Os ingredientes são:

  • ½ litro de chá de erva cidreira;
  • 1 limão;
  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 lata de creme de leite;
  • 1 envelope de gelatina incolor sem sabor;

Para o preparo, primeiramente, utilize um liquidificador para bater o chá de erva-cidreira frio, o suco de limão e o leite condensado. Depois, de forma delicada, vá adicionando o creme de leite e a gelatina preparada, de acordo com as instruções da embalagem. Para finalizar, coloque o mousse em taças individuais ou em uma forma untada e umedecida com água e deixe a receita na geladeira por um período mínimo de 6 horas. Para servir, você pode decorar com fatias de limão.

Gostou das receitas que apresentamos para você, neste tópico deste artigo? Se você está pesquisando informações sobre “erva cidreira benefícios”, que tal descobrir quais são as vantagens de consumir essa planta medicinal e entender os motivos para inserir esse ingrediente no seu dia a dia? 

Ao final da leitura deste artigo, você descobriu o que é a erva cidreira. Se você quer colocar esse ingrediente no seu dia a dia, mas precisa saber informações a respeito de “erva cidreira preço”, conheça os produtos da loja da Ingredientes Online!

Onde comprar

A Ingredientes Online é um fornecedor de produtos naturais onde você encontra os melhores preços e promoções de erva cidreira e mais variedades de produtos da melhor qualidade. 

Não perca tempo e acesse agora mesmo o nosso site e garanta já os produtos para sua alimentação saudável!

Comentários no Facebook

FARINHAS LOW CARB

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×