Farinhas low carb: conheça seus benefícios e receitas - Ingredientes Online

Farinhas low carb: conheça seus benefícios e receitas

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Os adeptos a dieta low carb sempre estão em busca de produtos específicos para o processo de emagrecimento, além de serem muito procurados também por quem apenas deseja manter uma alimentação muito nutritiva e benéfica à saúde ao reduzir o consumo diário de carboidratos.

Dessa maneira, citaremos oito farinhas low carb, seus principais benefícios e também receitas que vocês podem fazer ao utilizá-las.

Farinha de Amêndoas

Essa farinha, que é livre de carboidratos, rica em fibras, magnésio, antioxidantes, vitamina E, gordura monoinsaturada e poli-insaturada, também ajuda a reduzir o colesterol ruim do organismo. Em uma porção de 100 gramas, possui 20 gramas de carboidrato e 62 calorias.

Exemplo de receita: pão de frigideira lowcarb sem glúten

  • 1 ovo
  • 1 colher de sopa bem cheia de farinha de aveia sem glúten
  • 1 colher de sopa de farinha de amêndoas
  • A gosto: uma pitada de sal, uma pitada de cúrcuma em pó, uma colher de chá de sementes de chia, ervas e temperos

Misturar os ovos e as farinhas em uma tigela para que os ingredientes fiquem homogêneos. Posteriormente, acrescentar os temperos e misturá-los.

Coloque a massa em uma mini frigideira em fogo baixo; tampe-a.

Deixe cozinhar por alguns minutinhos e observe o pão ficar dourado para virá-lo.

Farinha de Amendoim

Isenta de carboidrato. Por conter gordura monoinsaturada e fibras na sua composição, ajuda no controle de doenças cardiovasculares. É Indicada para pessoas que estão em processo de emagrecimento, pois aumenta a saciedade. Em uma porção de 100 gramas, possui 16,6 gramas de carboidrato e 59,3 calorias.

Exemplo de receita: bolo low carb

Primeiramente, deve-se hidratar as tâmaras: em uma travessa, coloque-as em água quente e deixe descansar. Preaqueça o forno a 180° e separe as forminhas que você deseja fazer os bolinhos.

Assim que as tâmaras ficarem mornas, junte-as no liquidificador com ovos e sal. Posteriormente, adicione as farinhas e bata novamente; adicione o fermento em pó e misture-o.

Você pode escolher onde distribuirá a massa: pode ser em forminhas de silicone ou em uma forma média (20×30 centímetros); unte-a com farinha de coco.

Feito isso, leve-os para assar por, aproximadamente, 25 minutos. Deixe-o esfriar para somente depois tirá-lo da forma.

Farinha de Coco

Possui fibras, proteínas, gordura monoinsaturada, saturada e pequenas quantidades de carboidrato. Em uma porção de 100 gramas, possui 12 gramas de carboidrato e 570 calorias.

Exemplo de receita: biscoito de amendoim low carb

Em uma tigela, mistura a farinha de coco, açúcar e maisena. Posteriormente, acrescente os outros ingredientes e misture-os com suas mãos. Separe a massa em pequenos pedaços para modelar os biscoitos em uma forma.

Leve-a ao forno pré-aquecido a 180° e deixe-os de 15 a 20 minutos, até ficarem dourados. Para um melhor aproveitamento, sirva-os enquanto os biscoitos estiverem mornos.

Farinha de Castanha de Caju⠀

Previne a dislipidemia, que é o colesterol elevado do sangue. Por ser rica em gordura mono e poli-insaturada, ajuda a baixar os altos indicies de colesterol ruim. Em uma porção de 100 gramas, possui 30 gramas de carboidrato e 650 calorias.

Exemplo de receita: torta

Massa

Recheio

  • 300g de castanhas de caju moídas
  • ½ xícara de chá adoçante culinário
  • 2 claras
  • 8 colheres de sopa de água
  • 1 colher de café de essência de baunilha

Em um recipiente, misture o açúcar, manteiga e farinha com suas mãos. Espalhe-os em uma assadeira e aguarde assar até dourar. Espere dourar e tire a massa do forno (o tempo varia de acordo com o fogão). Agora, é hora de preparar o recheio. Misture os ingredientes, menos a baunilha e leve ao fogo médio até que os ingredientes fervam; não pare de mexer.

Desligue o fogo, adicione a baunilha e deixe esfriar. Com a massa morna, coloque o creme por cima da torta e leve-a para gelar e espere, no mínimo, 35 minutos para servir.

Farinha de Linhaça

É fonte de gorduras saudáveis e ômega 3, de fibra solúvel e insolúvel (que ajuda a manter o intestino funcionando corretamente). Não possui carboidrato, e é indicada para pacientes diabéticos pois auxilia no controle da glicemia. Em uma porção de 100 gramas, possui 28,6 gramas de carboidratos e 493 calorias.

Exemplo de receita: Panquecas de Manteiga de Amendoim

  • 2 ovos médios
  • 2 colheres de sopa de manteiga de amendoim
  • 1 colher de sopa de farinha de linhaça 
  • 1 colher de café de fermento

Primeiramente, bater os ovos e adicionar todos os ingredientes em um recipiente. Untar a frigideira com óleo ou azeite de coco e colocar a massa; observá-la mudar de cor. Ao escurecer, mudá-la de lado. Sirva-se quando o alimento estiver morno.

Você também pode adicionar diversos alimentos, como frutas, coco ralado ou chia.

Farinha de Casca de Maracujá

Mesmo contendo carboidratos em sua composição, ela é considerada uma farinha low carb, pois a quantidade é bem baixa. Também é rica em fibras como a pectina, que melhora o trânsito intestinal e reduz o colesterol ruim. Em uma porção de 100 gramas, possui 10 gramas de carboidrato e 100 calorias.

Exemplo de receita: Cubos verdes funcionais com farinha de maracujá

  • 2 maços de couve orgânica
  • Caldo de 2 limões taiti
  • 1 colher de sopa de farinha de maracujá
  • 1 colher de sopa de gengibre em pó
  • 1 colher de farinha de chia
  • 1 colher de goji berry

Primeiramente, adicione todos os ingredientes em um liquidificador e bata até que a mistura fique homogênea. Coloque o líquido em forminas de gelo e leve até o congelador.

Após congelado, retire-os das formas e guarde-os em sacos específicos para freezer. Utilize-os a gosto.

Farinha de Castanha do Pará

Ela é rica em selênio, que combate os radicais livres e aumenta a imunidade do corpo. Possui baixa quantidade de carboidrato. Em uma porção de 100 gramas, possui 15,3 gramas de carboidrato e 690 calorias.

Exemplo de receita: Bolo de castanha do Pará

  • 1 ovo
  • 1/4 xícara (chá) de adoçante natural Stevia
  • 1/2 xícara (chá) de farinha de castanha do Pará
  • 2 colheres (sopa) de tapioca
  • Raspas de limão

Em uma batedeira, misture o ovo, adoçante e bata na velocidade rápida até formar um creme fofo e claro, em média, por cinco minutos.

Desligue a batedeira e, posteriormente, adicione a farinha e a tapioca; mexa até ficar uma massa homogênea. Coloque-a em forminhas untadas com manteiga e leve-as ao formo pré-aquecido a 160° por, em média, 25 minutos.

Retire-as do forno e deixe esfriar. Após isso, adicione as raspas de limão e, se preferir, sirva também com castanha do Pará triturada.

Farinha de Nozes

Para quem está em busca de uma alimentação mais saudável, essa farinha é ideal, já que é uma ótima fonte de proteína. Além disso, a farinha de nozes é muito conhecida por proporcionar a melhora da saúde dos ossos, prevenir doenças cardiovasculares e também amparar no emagrecimento. Em uma porção de 100 gramas, possui 2.8 gramas de carboidrato e 98 calorias.

Exemplo de receita: Bolo de nozes lowcarb sem lactose

  • 2 xícaras de farinha de nozes 
  • 3 ovos
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco
  • 4 colheres de sopa de açúcar de coco ou algum adoçante de sua preferência
  • 4 colheres de sopa de farinha linhaça dourada
  • 1 colher de sopa de canela
  • 1 colher de sopa de fermento
  • 200 ml de leite de amêndoas ou outro vegetal

Em um liquidificador, adicione os ovos, leite vegetal e óleo de coco. Depois de bater, despeje em um recipiente e coloque os outros ingredientes e misture com suas mãos.

Agora, coloque a massa em uma forma de sua preferencia ou em forminhas de muffin. Leve ao forno a 180° por cerca de 30 minutos. Espere o alimento ficar morno e sirva-o.

Onde comprar

Todas as farinhas mencionadas são sem glúten e podem ser encontradas em nosso site da Ingredientes Online, um fornecedor de produtos naturais.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×