Festa Junina saudável: saiba mais sobre os ingredientes típicos da data - Ingredientes Online

Festa Junina saudável: saiba mais sobre os ingredientes típicos da data

A data tão amada pelos brasileiros chegou e deve ser apreciada da melhor maneira

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Junho, um mês um tanto quanto frio no Brasil, marcado pelo início do inverno, também é lembrado por uma celebração muito amada: as festas juninas. Em 2020, por mais que as festas juninas em grande escala não tenham acontecido devido a pandemia, algumas pessoas inovaram e decidiram comemorar sem aglomerar, ou seja, com as pessoas que viviam no mesmo espaço.

Neste ano, não vai ser diferente. Por isso, aproveite esse momento para ficar juntinho de quem você ama e, quem sabe, até fazer uma receita para esta data. Algumas preparações utilizam ingredientes que já são bem conhecidos, como é o caso do coco ralado, amendoim, canjica, fubá, milho e gengibre, seja para fazer cocada, quentão ou outro prato típico desta data. 

Vamos falar um pouco sobre esses ingredientes a seguir:

Amendoim

No geral, o amendoim possui alta concentração de vitaminas B6 e E, manganês, ferro, potássio, cálcio e niacina.  Dentre inúmeros benefícios, os principais são que este alimento é rico em zinco, excelente para o cérebro, é low carb, não contém glúten, tem poder antioxidante, é rico em gorduras boas, pode ajudar a controlar o colesterol e melhorar o fluxo sanguíneo, além de trazer mais energia para o nosso organismo.

Receitas típicas juninas com amendoim: 

  1. Paçoca doce: é feita com amendoim moído, sal e açúcar. A versão lowcarb pode ser feita com pasta de amendoim e xilitol.
  2. Pé-de-moleque: feita com o amendoim torrado e misturado ao açúcar quente
  3. Bolo de amendoim, inclusive versão lowcarb, ambas feitas com a farinha de amendoim

Canjica

Obtida a partir de grãos selecionados e de germinados de uma qualidade especial de milho, a canjica pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares, reduzir os níveis de colesterol, sendo rica em ácido fólico, vitaminas do complexo B e uma excelente fonte de proteínas.

É a matéria prima principal  da canjica, um doce típico da culinária brasileira e das festas juninas que, em algumas regiões do país é conhecida como mungunzá. 

Coco ralado

 Por meio da grande presença de vitamina B e C, o coco é capaz de agir contra o envelhecimento e na prevenção de  algumas doenças, como Alzheimer, Parkinson e certos tipos de câncer. É um alimento rico em gorduras boas e promove uma sensação de saciedade, sendo um bom aliado na manutenção de peso e também pode auxiliar no controle dos níveis de colesterol.

Por fim, o coco é capaz de auxiliar a função intestinal, já que contém muitas fibras e, por meio do acréscimo do bolo fecal, promove mais movimentos peristálticos e ajuda na eliminação das fezes.

O coco ralado, fresco ou seco, pode ser utilizado em diversas receitas: tanto salgadas como doces.

Além disso, o coco ralado também é muito apreciado pelos adeptos a dieta low carb e veganos, já que possui poucos carboidratos, não contém açúcar e é completamente natural.

Receitas típicas juninas com coco ralado: 

  1. Cocada;
  2. Canjica;
  3. Doce de abóbora com coco

Fubá

O fubá é um dos ingredientes mais tradicionais das festas juninas  e que pode ser utilizado, por exemplo, para fazer o famoso bolo de fubá.  Excelente opção para o preparo de um bolo fofinho é o fubá mimoso – quando comparado ao comum apresenta uma consistência mais fina. Ele ainda apresenta grandes quantidades de magnésio, potássio e fósforo, é rico em zinco, niacina e ferro, auxiliando o sistema imunológico e na manutenção dos glóbulos vermelhos;

O fubá mimoso é um produto que tem sua origem a partir dos grãos de milho obtidos por moagem, em processo semi-úmido, degerminados e classificados em peneiras. Dessa maneira, o único ingrediente presente é o milho convencional desgerminado, livre de transgênicos.

Além do clássico bolo, o fubá mimoso pode ser utilizado para outras receitas deliciosas, como a broa.

Gengibre

O gengibre é uma raiz tuberosa que possui diversos benefícios: auxilia o sistema circulatório, digestivo e respiratório; é termogênico e pode acelerar o metabolismo, além de possuir propriedades anti-bactericidas. Essa  raiz ainda auxilia no combate náuseas, enjoos e perda de apetite.

Em tempos de festa junina, você poderá desfrutar desses benefícios e também de um delicioso quentão – já que esse é um dos principais ingredientes do prato típico – ou até mesmo fazer um chá. 

Milho

O milho também é um ingrediente muito comum em festas juninas e, além do seu delicioso sabor e versatilidade, oferece diversos benefícios, como o auxílio do sistema imunológico, melhora do trânsito intestinal e fornecimento de energia. 

Além do simples, mas delicioso milho cozido na espiga, Nesta época, ele pode ser utilizado no preparo de diversas receitas como pamonha, pipoca, polenta, canjica, curau e cuscuz. 

Dá para adquirir este ingredientes e abusar da sua criatividade, não é mesmo?! Aproveite sua festa junina em casa!

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