Geleia real: conheça todas suas propriedades - Ingredientes Online

Geleia real: conheça todas suas propriedades

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Certamente você não deve ter ouvido falar tanto sobre a geleia real como o mel, já que é a primeira coisa que pensamos ao ouvir a palavra “abelha”. Geleia real, no entanto, costuma passar batido. E isso se deve porque pouca gente sabe, mas as abelhas não produzem apenas mel, mas também produzem essa tal geleia real.

Como a sua produção ocorre durante o processo da fabricação do mel e é dirigida para alimentar a abelha rainha, demorou-se para descobrir e se saber mais sobre ela. Acresce também que visualmente o mel é mais interessante e simples de extrair.

Mas o que é exatamente geleira real, qual a sua diferença em relação ao mel, como é o seu aspecto, gosto, propriedades, benefícios e principalmente: onde e como comprar esse produto?

Saiba de todas essas informações sobre a geleia real nos tópicos abaixo.

Sobre a geleia real

Começando pelo básico: o que é geleia real?

Geleia real é uma secreção produzida pelas glândulas das chamadas jovens abelhas operárias. Ok, “secreção” e “glândulas” não são termos que fazem parecer qualquer alimento delicioso, mas é a mesma origem do mel que você adora.

A diferença é que a geleia real é produzida apenas durante um breve período das vidas das jovens operárias dentro da colmeia. Sendo mais preciso, de 4 a 15 dias.  Os “ingredientes” contidos na geleia real são mel, pólen e 60% de água, 15% de carboidratos, 18% de proteínas, 5% de lipídios e 1,5% de vitaminas, ácidos orgânicos, sais minerais fenóis e esteroides, totalizando mais de 185 compostos orgânicos.

Esse alimento é produzido principalmente para alimentar a rainha durante toda a sua vida, que para uma abelha não é pouco tempo: 5 anos. Em compensação, as abelhas operárias duram apenas 45 dias.

Como usar a geleia real?

Outro aspecto interessante sobre a geleia real é a forma de consumo. Ela é consumida normalmente como um suplemento natural, sendo comum ser encontrada na forma de cápsula. É indicado ingerir uma cápsula por dia com um pouco de água.

Ela também é encontrada e pode ser consumida na sua forma natural, em uma consistência cremosa. Nesse caso, tem que ser colocada diretamente na boca, abaixo da língua.

Outra possibilidade é adicioná-la em alimentos, como no próprio mel. O mel, no entanto, deve ser mantido em refrigeração para ser conservado.

Mas não é só na culinária que a geleia real tem utilização. A indústria cosmética também se beneficia muito das propriedades desse alimento.

É comum, por exemplo, encontrar o uso da substância em fórmulas de produtos de higiene e beleza, como shampoos, cremes hidratantes, máscaras para o cabelo etc.

Os nutrientes da geleia real

Essa substância que se mostra tão nutritiva a ponto de aumentar a expectativa de vida de uma abelha rainha 40 x mais.

Ela é composta por minerais como:

  • Cobre;
  • Cálcio;
  • Silício;
  • Enxofre;
  • Fósforo;
  • Ferro;
  • Potássio.

Também é rica em vitaminas como:

  • Vitaminas do complexo B;
  • Biotina;
  • Ácido fólico;

Além de antioxidantes, ácidos nucleicos e 17 aminoácidos diferentes.

Os benefícios da geleia real

Afinal, quais são os benefícios para a nossa saúde? São muitos, tanto que ela é considerada um superalimento. São eles:

Ação antioxidante

A oxidação das células ocorre por meio da ação dos chamados radicais livres. São células mal formadas que acabam atrapalhando o desempenho das células normais na tentativa de exercer as mesmas funções. O resultado é o aumento do risco de distúrbios celulares, como câncer, e envelhecimento precoce da pele.

As propriedades da geleia real evitam a oxidação das células ao combater os radicais livres, dessa forma preservando a saúde celular do corpo e garantindo o vigor da pele. Não à toa é requisitada na indústria de cosméticos.

Antidiabetes e anticolesterol

A geleia real ajuda na absorção e utilização da glicose sanguínea. Ação que contribui para manter níveis baixos de glicemia, ajudando a prevenir diabetes.

Também colabora para reduzir os níveis de e colesterol ruim (LDL).

Outros benefícios:

  • Ação antibacteriana;
  • Redução do cansaço físico e mental;
  • Alívio em tosses, resfriados, rinite e bronquites;
  • Normalização do apetite;
  • Combate depressão, perda de memória, ansiedade, mal de Alzheimer e mal de Parkinson;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Fortalece o cabelo;
  • Ameniza sintomas da TPM.

Qual é a diferença entre a geleia para e o mel?

Além do aspecto, o mel como você sabe é de um dourado intenso, a geleia real é uma consistência de gelatina de cor clara, o sabor também difere um do outro.

O mel é doce, já a geleia real é de sabor mais neutro, não é tão acentuado. Por isso, é comum utilizá-la como um complemento de outros alimentos.

Outra diferença está na produção. O mel é produzido em um processo fermentativo no sistema digestor das abelhas operárias, quando estas se alimentam do néctar das flores.

Já a geleia, passa a ser produzida quando as jovens abelhas operárias consomem o pólen e o processam no estômago.

Os cuidados com a geleia real

Há algumas contraindicações quanto ao consumo dessa geleia. Algumas pessoas são alérgicas ao mel e ao pólen. A reação alérgica, nesse caso, pode ser severa, o que leva ao quadro de anafilaxia.

Onde comprar?

Prosseguindo com as informações sobre geleia real, esse alimento pode ser adquirido em lojas especializadas em produtos naturais.

E graças a lojas como a Ingredientes Online, o que antes necessitava bater perna em vários lugares para tentar encontrar o produto e a preço altos, hoje você pode encomendá-lo direto da sua casa, com apenas alguns cliques, graças ao sistema de e-commerce.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×