Geleia real e todas suas propriedades, saiba mais aqui.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Certamente você não deve ter ouvido falar tanto sobre a geleia real como o mel, já que é a primeira coisa que pensamos ao ouvir a palavra “abelha”. Bem, dependendo do contexto pode ser o seu ferrão a vir primeiramente a cabeça, mas é a primeira ou segunda coisa. Geleia real costuma passar batido.

E isso se deve porque pouca gente sabe, mas as abelhas não produzem apenas mel, ou dor quando se sentem ameaçadas, também produzem essa tal geleia real.

Como a sua produção ocorre durante o processo da fabricação do mel e é dirigida para alimentar a abelha rainha, demorou-se para descobrir e se saber mais sobre ela. Acresce também que visualmente o mel é mais interessante e simples de extrair.

Mas o que é exatamente geleira real, qual a sua diferença em relação ao mel, como é o seu aspecto, gosto, propriedades, benefícios e principalmente: onde e como comprar esse produto?

Saiba de todas essas informações sobre a geleia real nos tópicos abaixo.

Confira!

Sobre a geleia real

Começando pelo básico: o que é geleia real?

Geleia real é uma secreção produzida pelas glândulas das chamadas jovens abelhas operárias.

Ok, “secreção” e “glândulas” não são termos que fazem parecer qualquer alimento delicioso, mas é a mesma origem do mel que você adora.

A diferença é que a geleia real é produzida apenas durante um breve período das vidas das jovens operárias dentro da colmeia. Sendo mais preciso: de 4 a 15 dias.  Os “ingredientes” para a produção da geleia real são mel, pólen e água.

Esse alimento é produzido principalmente para alimentar a rainha durante toda a sua vida, que para uma abelha não é pouco tempo, 5 anos. Em compensação as abelhas operárias duram apenas 45 dias.

Nada muito diferente do que ocorre na sociedade humana, não é?

Todo esse tempo a mais que a abelha rainha vive muito se deve a sua alimentação a base de geleia real, o que nos dá uma boa dimensão sobre as qualidades nutritivas desse alimento.

Apesar de todo esse privilégio, algumas migalhas sobram para as abelhas plebeias, mas apenas quando na condição de larvas.

Depois que crescem, produzem a geleia e se voltam inteiramente para o mel. São substituídas por outras operárias jovens e nunca mais voltam a se lambuzar com o creme.

Como usar a geleia real?

Outro aspecto interessante sobre a geleia real é a forma de consumo. Ela é consumida normalmente como um suplemento natural, sendo comum ser encontrada na forma de cápsula.

É indicado ingerir uma cápsula por dia com um pouco de água.

Ela também é encontrada e pode ser consumida na sua forma natural, em uma consistência cremosa. Nesse caso, tem que ser colocada diretamente na boca, abaixo da língua.

Outra possibilidade é adicioná-la em alimentos, como no próprio mel.

O mel, no entanto, deve ser mantido em refrigeração para ser conservado.

Mas não é só na culinária que a geleia real tem utilização. A indústria cosmética também se beneficia muito das propriedades desse alimento.

É comum, por exemplo, encontrar o uso da substância em fórmulas de produtos de higiene e beleza, como shampoos, cremes hidratantes, máscaras para o cabelo etc.

Sobre a geleia real: os nutrientes

Seguindo com este post sobre a geleia real, vamos analisar agora as propriedades que compõem essa substância que se mostra tão nutritiva a ponto de aumentar a expectativa de vida de uma abelha rainha 40 x mais do que a de seus lacaios e ser usada na indústria de cosméticos.

Essa substância é composta por minerais como:

  • Cobre;
  • Cálcio;
  • Silício;
  • Enxofre;
  • Fósforo;
  • Ferro;
  • Potássio.

Também é rica em vitaminas como:

  • Vitaminas do complexo B;
  • Biotina;
  • Ácido fólico;

Além de antioxidantes, ácidos nucleicos e 17 aminoácidos diferentes.

Sobre a geleia real: benefícios

Mas o que toda essa sopinha de letrinhas resulta em benefícios para a nossa saúde? Muitos benefícios, tanto que é considerada um superalimento. Traz benefícios tanto a parte física como mental.

Ação antioxidante

A oxidação das células ocorre por meio da ação dos chamados radicais livres. São células mal formadas que acabam atrapalhando o desempenho das células normais na tentativa de exercer as mesmas funções. O resultado é o aumento do risco de distúrbios celulares, como câncer, e envelhecimento precoce da pele.

As propriedades da geleia real evitam a oxidação das células ao combater os radicais livres, dessa forma preservando a saúde celular do corpo e garantindo o vigor da pele. Não à toa é requisitada na indústria de cosméticos.

Antidiabetes e anticolesterol

A geleia real ajuda na absorção e utilização da glicose sanguínea. Ação que contribui para manter níveis baixos de glicemia, ajudando a prevenir diabetes.

Também colabora para reduzir os níveis de e colesterol ruim (LDL).

Outros benefícios:

  • Ação antibacteriana;
  • Redução do cansaço físico e mental;
  • Alívio em tosses, resfriados, rinite e bronquites;
  • Normalização do apetite;
  • Combate depressão, perda de memória, ansiedade, mal de Alzheimer e mal de Parkinson;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Fortalece o cabelo;
  • Ameniza sintomas da TPM.

Diferença da geleia para o mel

Além do aspecto, o mel como você sabe é de um dourado intenso, a geleia real é uma consistência de gelatina de cor clara, o sabor também difere um do outro.

O mel é doce, já a geleia real é de sabor mais neutro, não é tão acentuado, por isso é comum utilizá-la como um complemento de outros alimentos.

Outra diferença está na produção.

O mel é produzido em um processo fermentativo no sistema digestor das abelhas operárias, quando estas se alimentam do néctar das flores.

Já a geleia passa a ser produzida quando as jovens abelhas operárias consomem o pólen e o processam no estômago.

Onde comprar?

Prosseguindo com as informações sobre geleia real, esse alimento pode ser adquirido em lojas especializadas em produtos naturais.

E graças a lojas como a Ingredientes Online, o que antes necessitava bater perna em vários lugares para tentar encontrar o produto e a preço altos, hoje você pode encomendá-lo direto da sua casa, com apenas alguns cliques, graças ao sistema de e-commerce.

Uma vantagem de comprar na Ingredientes Online é o preço mais em conta, pois os produtos da loja saem direto da zona cerealista da cidade de São Paulo.

Os cuidados com a geleia real

Há algumas contraindicações quanto ao consumo dessa geleia. Algumas pessoas são alérgicas ao mel e ao pólen. A reação alérgica nesse caso pode ser severa levando ao quadro de anafilaxia.

Gostou deste conteúdo sobre a geleia real? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio faz a diferença!

 

Comentários no Facebook

  • Alimentos para ajudar na Imunidade
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×