Mulungu: conheça os benefícios calmantes a antidepressivos dessa planta

O mulungu possui ação sedativa, tranquilizante e calmante, o que deixa quem o consome mais tranquilo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Mulungu é uma espécie com características medicinais. Ela é típica de países sul-americanos, sendo encontrada desde o Brasil até a Costa Rica.

Essa planta possui diversos nomes populares diferentes de acordo com a região onde são encontrados, como: capa-homem, amansa-senhor, bico-de-papagaio, capitão-do-mato, eritrina, canivete, sananduva e bico-de-arara, por exemplo.

O mulungu é muito usado em vários tipos de tratamento, principalmente nos relacionados à insônia e ao estresse. Isso acontece por conta da sua ação sedativa, tranquilizante e calmante, o que deixa quem o consome mais tranquilo. Além disso, ele também promove a diminuição da pressão arterial.

Dessa forma, você pode ingeri-lo através da infusão das castas do seu tronco.Evite o uso de suas sementes, pois elas são muito tóxicas, podendo levar à morte.

Conheça todos os seus principais benefícios.

Benefícios do mulungu

Combate a insônia e a ansiedade

Por possuir propriedades calmantes e sedativas, essa planta é muito indicada como solução natural para pessoas que sofrem de insônia e ansiedade. É recomendado que você ingira pelo menos uma xícara do chá feito com a planta ao dia.

Combate casos de estresse

Por ter ação tranquilizante, esse chá é ideal para pessoas que sofrem com altos níveis de estresse no seu dia a dia.

Ajuda no tratamento de problemas emocionais

Sua propriedade antidepressiva e tranquilizante são grandes aliadas dos tratamentos de problemas emocionais. Assim, esse chá é muito indicado para quem sofre de depressão, histeria, ataque de pânico, agitação, distúrbio do sono e compulsão.

chá de mulungu
mulungu

Usado no tratamento de inflamações e outras condições de saúde

O mulungu também é comumente utilizado no tratamento de diversas doenças, como, por exemplo:

  • Hepatite;
  • Esclerose;
  • Pressão alta;
  • Cistite;
  • Insuficiência urinária;
  • Gengivite;
  • Bronquite asmática,
  • Coqueluche;
  • Dores reumáticas;
  • Tosses.

Combate ao inchaço

Suas propriedades diuréticas conferem ao chá de mulungu a capacidade de desinchar o organismo. Isso acontece, principalmente, por conta do estímulo ao combate à retenção de líquido, já que ele elimina esse excesso através da urina.

Porém, é fundamental que você não exagere no seu consumo, a fim de não eliminar uma quantidade maior de líquido do que o necessário. Assim, você evita uma possível desidratação.

Ajuda no tratamento anticonvulsivo

O composto extraído das flores de mulungu podem auxiliar no combate a convulsões, ajudando a inibi-las.

Problemas no fígado

Esse chá também possui ação hepatoprotetora. Dessa forma, ele é capaz de proteger o fígado. Assim, seus antioxidantes também atuam na tonificação e fortalecimento de todos os órgãos do seu organismo.

Então, o chá de mulungu é muito útil, também, para pessoas que possuem algum tipo de problema hepático.

Auxilia tratamentos do coração

A ingestão do chá de mulungu auxilia na regulação do ritmo cardíaco, o que acaba diminuindo, também, a pressão arterial corporal.

Leia também: O chá de canela de velho pode ser a solução para suas dores articulares

Combate o tabagismo

O mulungu também é muito usado no combate ao tabagismo. Isso acontece porque um dos seus compostos é a erisodina. Esta é uma substância alcaloide capaz de bloquear os receptores de nicotina no cérebro.

O chá de mulungu

O chá de mulungu pode ser feito através da infusão da casca da planta. Porém, a sua super dosagem pode acabar ocasionando uma paralisia dos músculo, tendo que ser ingerido com bastante cautela.

Além disso, ingerir mais do que o indicado também pode afetar outros órgãos, possuindo um efeito negativo no seu organismo.

Então, é fundamental que você siga todas as recomendações de uso, a fim de tirar o máximo de proveito do chá de mulungu sem colocar a sua saúde em risco.

Recomenda-se utilixar de 4 à 6 gramas de casca seca da planta para cada xícara de água fervente. Tome uma xícara antes de dormir e uma ao acordar para se beneficiar da ação calmante desse chá. A casta deve ser fervida na água. E retirada antes de tomar o chá.

Você já conhecia o mulungu e seus principais benefícios? Conta pra gente aqui nos comentários como você o consome essa planta. E para mais notícias sobre o assunto, continue acompanhando o nosso blog.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×