O que são alimentos orgânicos e quais seus benefícios? - Ingredientes Online

O que são alimentos orgânicos e quais seus benefícios?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

A fim de ter uma alimentação mais saudável, cada vez mais as pessoas procuram por alimentos que promovem uma melhora na qualidade de vida. Esse é o caso, por exemplo, de alimentos orgânicos.

Nosso país está consolidado como um dos maiores produtores e exportadores de alimentos orgânicos. Mesmo antes da pandemia, esse mercado já se encontrava em ascensão. O número, porém, deve aumentar ainda mais: conforme projeções da BCC Research, o mercado global de alimentos e bebidas orgânicos deve crescer 11,5% até 2024.

Dessa maneira, essa matéria irá tirar suas dúvidas sobre o que são produtos orgânicos, quais são seus benefícios e diferenças em relação a produtos tradicionais.

Afinal, o que são alimentos orgânicos?

Se um alimento é rotulado como orgânico, significa que ele seguiu as normas determinadas pela lei número 10.831, de 2003, a qual afirma que esses produtos devem ser cultivados e processados de maneira específica: devem passar por um processo de produção que seja sustentável e que não cause danos ao ecossistema.

Essa norma deve ser levada em consideração desde alimentos que são consumidos in natura, como legumes, frutas e verduras, como também produtos processados.

Ou seja, essas técnicas de produção utilizam recursos naturais e socioeconômicos. Por isso, é importante entender e respeitar a cultura local, praticar a sustentabilidade ecológica e utilizar, ao mínimo, energias que não são renováveis.

Seguindo essa ideia, é imprescindível que esses alimentos sejam cultivados em um solo seguro e destinado somente para produtos orgânicos, já que aquela área não pode conter pesticidas sintéticos, radiações ionizantes ou fertilizantes feitos a partir de petróleo.

Já em relação a produtos de origem animal, é importante que esses animais tenham liberdade – um pasto grande para serem criados com uma alimentação orgânica – e que não sejam medicados com antibióticos ou hormônicos para crescimento.

Benefícios de produtos orgânicos

Como já foi citado, o benefício primário é o meio ambiente, o planeta. Todavia, o objetivo final desses produtos é a promoção de uma melhora na saúde das pessoas.

Entre os principais benefícios de produtos orgânicos, estão:

  • melhora do sistema digestivo;
  • melhora da qualidade do sono;
  • melhora da aparência do cabelo e pele;
  • auxilia no sistema imunológico.

Além disso, vale lembrar que os alimentos orgânicos não contém transgênicos e têm baixo índice de toxidade, o que pode evitar possíveis alergias, problemas hormonais e neurológicos. Ademais, devido a forma que são cultivados, apresentam uma maior quantidade de anti-oxidantes e fósforo, que são extremamente nutritivos para o nosso organismo.

Por fim, é sempre bom preservar o meio ambiente, certo? E é isso o que você faz ao priorizar esses produtos que são obtidos por meio da agricultura biológica, que reduz a poluição do solo, água, e utilizam menos energia.

Em relação aos produtos tradicionais, quais são as diferenças?

Quando o alimento é cultivado de maneira tradicional, é preciso de insumos químicos, ações para promoção de melhoria genética e o solo é mais desgastado devido a utilização de máquinas.

Os produtos orgânicos dispõe de regras para que não sejam utilizados fertilizantes ou agroquímicos, o que os torna mais confiáveis e benéficos a nossa saúde.

Por fim, a ausência da utilização de pesticidas promove uma maior formação de fitoquímicos em produtos orgânicos, o que resulta em uma cor mais vibrante do alimento e uma maior proteção contra doenças.

Exemplo de produtos orgânicos

Café extra forte orgânico

O café orgânico Native, por exemplo, é um blend ou mix de grãos de café robusta (conillon) e arábica dos melhores produtores orgânicos nacionais.

É um produto orgânico, sem agrotóxico, sem glúten e lactose, portanto, é ideal para veganos e também para alérgicos ao leite, celíacos e intolerantes à lactose.

Óleo de coco extravirgem orgânico 

O óleo de coco extravirgem orgânico é um produto 100% natural extraído diretamente da polpa branca da fruta através da prensagem a frio processo capaz de preservar as propriedades benéficas do óleo. Por se tratar de um produto orgânico, este óleo é produzido sem a utilização de fertilizantes químicos, agrotóxicos ou hormônios artificiais, preservando o meio ambiente e a nossa saúde.

Possui uma excelente função antibacteriana, antiviral e antifúngica, contribuindo para o fortalecimento do sistema imunológico; pode auxiliar no equilíbrio dos níveis de HDL e LDL e, consequentemente, reduzindo os níveis de “gordura ruim” no organismo.

Além disso, é isento de glúten, lactose, corante e conservantes e foi feito a partir de regras que preservam o meio ambiente.

Onde comprar

A Ingredientes Online é um fornecedor de produtos naturais onde você encontra os melhores preços e promoções de alimentos orgânicos e mais variedades de produtos da melhor qualidade. 

Não perca tempo e acesse agora mesmo o nosso site e garanta estes e outros produtos para sua alimentação saudável!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×