O que são as PANCs, plantas alimentícias não convencionais? - Ingredientes Online

O que são as PANCs, plantas alimentícias não convencionais?

Há inúmeras verduras, raízes, folhas e frutos que se enquadram nesta descrição - muitas delas sendo classificadas como pragas e ervas daninhas em muitos locais do Brasil.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

As PANCs – plantas alimentícias não convencionais – muitas vezes não são conhecidas e nem consumidas pela população. Dessa maneira, muitas plantas que poderiam trazer diversos benefícios para a nossa saúde passam despercebidas. 

Há inúmeras verduras, raízes, folhas e frutos que se enquadram nesta descrição – muitas delas sendo classificadas como pragas e ervas daninhas em muitos locais do Brasil.

Isso porque algumas são rudeirais – crescem junto a outras plantas em vasos ou calçadas e, muitas vezes, por falta de informação, são “arrancadas” de seus locais e jogadas fora. 

Você sabia que, ao consumir as PANCs, você também contribui para a valorização dos ingredientes naturais da região e ainda ingere uma grande quantidade de nutrientes?

 

Quais são os benefícios das plantas alimentícias não convencionais? 

No geral, as plantas alimentícias não convencionais (PANCs) contém:

  1. Muitos nutrientes, sendo uma excelente fonte de nutrição;
  2. Sais minerais e vitaminas;
  3. Propriedades antioxidantes;
  4. Propriedades anti-inflamatórias;
  5. podem ser usadas para fins terapêuticos.

 

Essas plantas – que geralmente são mais rústicas – praticamente não são afetadas por doenças e pragas, o que facilita o seu cultivo, sendo recomendado apenas tratos básicos, como irrigação, manejo, adubação com nitrogênio, matéria orgânica e potássio além, de quando necessário, podar. 

Nos últimos anos, as PANCs têm ganhado destaque como uma ótima fonte nutricional, sustentável e segura em relação à alimentação. Além disso, essa maior busca também têm gerado um desenvolvimento social dos locais, já que incentivam diversos agricultores e produtores a cultivarem essas hortaliças.

 

Exemplos de PANCs

  1. Folha de abóbora: quando cozidas, podem ser usadas em sopas e guisados. Podem também ser consumidas cruas e são ricas em cálcio ferro e vitaminas A e C;
  2. Folha de batata doce: refogada, não apresenta nenhuma toxicidade. Contém propriedades anti-inflamatórias e auxilia na perda de peso;
  3. Ora-pro-nóbis: é uma ótima fonte de fibras, proteínas e vitaminas. Suas folhas e seu caule podem ser consumidos de diversas maneiras, como em sucos, massas, saladas ou refogados;
  4. Mangará: somente sua parte interna deve ser consumida. Trata-se de uma PANCs rica em carboidratos e nutrientes, podendo agir contra danos oxidativos;
  5. Begônia: uma ótima combinação com geléias e mousses. Pode ser consumida crua e pode auxiliar o sistema digestivo. Também pode ser usada no tratamento de resfriados e problemas respiratórios, por exemplo;
  6. Dente-de-leão: suas folhas podem ser consumidas como recheio de tortas, em molhos, salada e até mesmo um delicioso chá. O dente-de-leão facilita a digestão e a eliminação de urina;
  7. Serralha: você poderá consumi-la em chás, saladas e sopas, por exemplo. Ela pode ajudar a combater dores no estômago e desintoxicar o fígado. Além disso, suas folhas podem ser usadas como cataplasma, uma compressa sobre a pele para o tratamento de feridas ou eczema;
  8. Peixinho-da-horta: pode ser consumido frito ou empanado. O peixinho-da-horta, também conhecido como Lambari da Horta, atua contra a ação de micróbios. 

 

No geral, há cerca de 300 espécies que se enquadram nas PANCs.

 

Ora-pro-nobis

O ora-pro-nóbis, já mais disseminado entre as PANCs, trata-se de uma planta muito comum na região de Minas Gerais, já que é um dos ingredientes utilizados no preparo do cozido de frango ou porco. 

Em Minas Gerais, ela é consumida de diversas formas: em recheios, secas ou refogadas, podendo auxiliar no combate à desnutrição, quando utilizada seca no preparo de uma farinha múltipla.

 

Onde comprar Ora-pro-nobis

Ingredientes Online é um fornecedor de produtos naturais onde você encontra os melhores preços e promoções de ora-pro-nóbis que pode ser encontrado em pó e em cápsula em nosso site. 

Não perca tempo e acesse agora mesmo e garanta já os produtos para sua alimentação saudável!

 

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×