Polidextrose: como ela ajuda na digestão e emagrecimento

Polidextrose: como essa superfibra pode ajudar a sua digestão e emagrecimento

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

A polidextrose nada mais é do que um polímero de glicose, sendo definida como uma fibra alimentar prebiótica solúvel em água. Conhecida como superfibra, ela é capaz de reduzir a absorção de gorduras e calorias pelo organismo humano e melhorar o funcionamento do intestino.

Por ser versátil e multifuncional é  bastante usada pela indústria alimentícia em vários segmentos, como laticínios, panificação e bebidas funcionais.

Benefícios da polidextrose

A polidextrose apresenta diversos benefícios para a sua saúde. No entanto, para se beneficiar da ingestão dessa fibra solúvel, é importante que você consuma de 4 a 12 gramas por dias.

Confira agora quais são as vantagens de adicionar a polidextrose na sua alimentação:

Maior absorção pelo sistema digestivo

A polidextrose chega mais rápido ao intestino do que as fibras de frutas ou cereais, melhorando o trânsito intestinal. Ela alimenta as bactérias benéficas no organismo, que que ajudam o corpo a combater infecções e facilitam a digestão.

Essa fibra também atua na redução do pH intestinal, melhorando a absorção de diversos tipos de minerais, como ferro, magnésio e cálcio.

Polidextrose fibra alimentar
Conheça a polidextrose

Aumento de metabolismo

A polidextrose também atua no aumento da sensação de saciedade e na redução da absorção de calorias. Com isso, há uma evidente diminuição de peso e de gordura corporal. Seu uso também é indicado para pessoas que possuem diabetes, já que ela atua no controle da resposta glicêmica.

Além disso, essa fibra solúvel também age na redução da quantidade de lipídios no sangue, controlando as taxas de colesterol de quem a ingere. Para isso, é necessário ingerir 12 gramas de polidextrose por dia.

Se o seu objetivo é fazer uso desse alimento em sua dieta, recomenda-se que a ingestão seja feita uma hora antes das principais refeições do dia. 

Leia também: Sabotadores da dieta: 3 dicas para eliminá-los

Redução de glicemia no sangue

Essa fibra solúvel prebiótica acarreta em uma carga de glicemia bastante baixa. Assim, ao consumir 12 gramas de polidextrose, a resposta de produção glicêmica é reduzida, fazendo com que a taxa de glicose no sangue fique entre 88 e 100 após refeições.

Com isso, é possível retardar a absorção de glicose, controlando picos de concentração de açúcar no sangue.

Aplicações na Indústria

A polidextrose é bastante usada em diversos setores tecnológicos e industriais, principalmente no que diz respeito a produtos alimentícios. Isso acontece, principalmente, por conta das suas características de textura e de umectação.

Apesar de poder ser usada em diversas fórmulas, ela é comumente utilizada em alimentos sem açúcar. Isso se dá porque essa fibra auxilia o processamento desse tipo de alimento, já que possui uma boa solubilidade em água e elevada taxa de viscosidade.

Além disso, ela também é bastante usada com o objetivo de combater a formação de cristais de açúcares e polióis. Isso acontece por conta de sua capacidade de não cristalização em altas concentrações e baixas temperaturas.

Dessa forma, as principais aplicações da polidextrose são:

  • Substituta de gordura e açúcar;
  • Diluente;
  • Umectante;
  • Espessante;
  • Modificadora de textura.

Essa fibra também é uma ótima opção para o controle de atividades de água, além da preservação do frescor e aumento da vida útil de prateleira de diversos tipos de produtos, como pães, bolos, pudins, balas de goma, gelatinas, gomas de mascar, coberturas e molhos para salada, por exemplo.

Você já conhecia a fibra solúvel em água polidextrose, seus benefícios e utilidades? Conta pra gente aqui nos comentários! E para mais notícias sobre o assunto, continue acompanhando o nosso blog.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×