Saiba os benefícios de substituir o açúcar refinado por xylitol

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Você toma café com açúcar? Se sim, quantas colheres de açúcar você coloca no seu café? Estamos tão habituados a utilizar o açúcar refinado na nossa alimentação que, muitas vezes, não percebemos como ultrapassamos os limites do que seria o consumo diário de forma benéfica para o nosso corpo.

Você sabia que o açúcar está presente em muitos alimentos industrializados que fazem parte do nosso dia a dia e que não são necessariamente doces? Molho de tomate tem açúcar, sabia?

Você já pensou em substituir o açúcar refinado comum por edulcorantes naturais? O xylitol (xilitol) é um adoçante natural que pode substituir o açúcar refinado no seu dia a dia e possui diversos benefícios.

Para saber mais sobre o xylitol (xilitol), continue a leitura.

O que é xylitol e quais seus benefícios?

O xylitol (xilitol) é um poliol composto por uma molécula de xilose e cinco moléculas de álcool. O edulcorante, também conhecido popularmente como adoçante, pode ser encontrado na forma em pó ou cristalizado e é um derivado natural encontrado nas fibras de diversos vegetais, como o milho, ameixa, e pode ser extraído até de alguns tipos específicos de cogumelos.

Possui 40% menos calorias que o açúcar refinado comum, isso são 2,4 calorias por grama contra 4 calorias do açúcar refinado comum, e adoça da mesma forma que a sacarose, por isso sua proporção para substituição é de 1:1.

O xylitol (xilitol) é um ingrediente poderoso para quem busca incluir alimentos mais saudáveis na rotina e, principalmente, para quem tem problemas com o aumento do índice glicêmico, é pré-diabético ou possui diabetes.

xylitol
xylitol

Ele não eleva os níveis de açúcar no sangue e não possui sabor residual como diversos outros adoçantes. Além disso, o xylitol (xilitol) tem poder anticariogênico, reduzindo o surgimento de cáries. As bactérias que formam as cáries não conseguem digerir o xylitol (xilitol) e por isso acabam intoxicadas e não se desenvolvem.

Seus benefícios contra as cáries são tão importantes que podemos encontrar o xylitol (xilitol) em produtos comercializados para a higiene bucal. É preciso ressaltar também que essa substância natural ainda é utilizada em tratamentos para combater problemas respiratórios por reduzir o número de bactérias presentes na mucosa e, assim, auxiliar na luta contra doenças pulmonares.

Combate também a osteoporose, contribuindo para o aumento da massa óssea que ocorre através da absorção de cálcio pelo intestino, a qual é estimulada pelo xylitol (xilitol).

Mesmo com todos os seus benefícios para a saúde do organismo, o xylitol (xilitol) pode apresentar alguns efeitos adversos quando consumido em excesso. A ingestão diária recomendada é de até 40 gramas.

As reações adversas podem incluir gases, distensão abdominal e distúrbios gastrointestinais. Por isso, é aconselhável sempre testar a inclusão de novos alimentos na dieta aos poucos, para ir adaptando o organismo à mudança.

Pessoas com SII (Síndrome do Intestino Irritável) devem ter cuidado extra com os polióis na sua dieta.

E diferente de alguns edulcorantes, o xylitol (xilitol) pode ser aquecido, pois possui boa estabilidade mesmo em altas temperaturas. Na Ingredientes Online, nosso e-commerce, você encontra o xylitol (xilitol) a granel e diversos outros adoçantes naturais para transformar a sua alimentação.

No nosso site, Ingredientes Online, você encontra diversos outros produtos e ingredientes de qualidade para criar receitas incríveis e viver uma vida mais saudável. Acesse nosso blog e fique por dentro de dicas sobre alimentação, conheça mais sobre dietas e aprenda receitas fit e low carb.

xylitol
xylitol

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×