Segurança na dieta: veja como não se contaminar

Segurança na dieta: como não se contaminar com produtos manuseados de maneira errada

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

A nossa relação com os alimentos pode ser influenciada por muitos fatores, desde aqueles relacionados à saúde, até os culturais. A verdade é que, quando começamos uma dieta, muitas vezes somos forçados a recriar a nossa relação com os alimentos, desde experimentar novos sabores e incorporar ingredientes diferentes ao cardápio, até aprender a manuseá-los corretamente e entender as receitas recém-chegadas à sua rotina.

Mas você já parou para pensar nos cuidados que cada um desses ingredientes deve receber? Que o manuseio correto é fundamental para favorecer a sua dieta e não colocá-la a perder?

Para entender corretamente como manter a segurança na dieta, leia esse texto até o final. Veja agora tudo o que você precisa saber para manter-se seguro na sua alimentação.

Mantenha cuidados especiais com as carnes

As carnes, independentemente de sua origem, devem ser manuseadas com cuidado para manter a segurança na dieta. Isso porque elas são muito facilmente contaminadas e podem oferecer riscos também aos outros alimentos. Por isso, é importante que você se mantenha atento a isso desde a compra desse ingrediente. Se ele estiver congelado, o mantenha assim até o momento do preparo.

Na realidade, ele começa na noite anterior, quando você colocará a carne congelada em um vasilhame de inox dentro da geladeira para que o descongelamento aconteça de forma gradual. Também é fundamental que outros ingredientes não entrem em contato com a carne crua. Por isso, fique atento para não picar a cebola, por exemplo, na mesma tábua onde a carne crua foi picada.

O seu corpo pode colocar a segurança na dieta em risco

Antes que você se alarme sobre esse tópico, precisamos entender um ponto muito importante. O nosso corpo pode funcionar como o perfeito meio de transporte para bactérias e vírus, mesmo que eles não nos afetem imediatamente. Nesse sentido, é fundamental nos mantermos atentos às contaminações que podem acontecer por causa do fator humano.

Isto é, quando provamos o tempero do alimento e devolvemos a colher para dentro da panela depois de a termos colocado dentro a boca, quando não lavamos as mãos antes de manusear os ingredientes, quando não prendemos os cabelos antes de cozinhar e, até mesmo, se falamos em cima da panela aberta. Todas essas são situações nas quais o nosso próprio corpo pode colocar a segurança na dieta em risco, seja por perdigotos que podem cair na comida ou pelas contaminações que estiverem em nossas mãos. Portanto, quando for preparar um alimento, certifique-se de que o seu corpo não está contaminando os alimentos.

Leia também: Tribulus terrestres : saiba como ele pode auxiliar na sua libido

Armazene os ingredientes corretamente

Por fim, o último ponto para evitar a contaminação dos seus alimentos e manter a segurança na dieta se refere à armazenagem dos ingredientes, isso porque eles podem estragar e não apresentar sinais visíveis de que estão impróprios para o consumo. Nesse sentido, é importante que você os guarde conforme as instruções das embalagens, ou seja, ao abrigo da luz e da umidade, para evitar que o mofo se prolifere ou que o calor excessivo seque os insumos. Também longe de infestações de insetos, para que eles não provoquem a contaminação.

Se você quer manter a segurança na dieta, é importante que mantenha alguns cuidados básicos com os ingredientes e com o preparo das refeições. Isto é, descongele as carnes corretamente e não permita que elas entrem em contato com os outros ingredientes crus. Também cuide para que o seu corpo não seja o meio de transporte para que vírus e bactérias contaminem a sua refeição. E, por fim, armazene os ingredientes corretamente e mantenha-os prontos para o uso sempre que você precisar.

Você conhecia essas boas práticas no manuseio e preparo dos alimentos? Continue acompanhando dicas e novidades em nosso blog.

Comentários no Facebook

FARINHAS LOW CARB

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×