Soro de leite: conheça os benefícios e como usar - Ingredientes Online

Soro de leite: conheça os benefícios e como usar

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

O soro de leite é um ingrediente bastante conhecido da indústria alimentícia e faz parte da elaboração de muitos alimentos e suplementos. Ele é um subproduto da produção de queijos e é repleto de nutrientes. E, recentemente, ganhou popularidade entre aqueles que buscam uma alimentação saudável.

Pois, diversos estudos têm demonstrado resultados promissores sobre a concentração de elementos essenciais para o bom funcionamento do corpo no soro do leite. Cabe ressaltar que você pode inclusive fazer o soro de leite em casa, mas ele também é vendido concentrado em pó. Continue a leitura para descobrir mais sobre esse ingrediente!

 

Descubra os benefícios do soro do leite. | Foto: Unsplash/Robert Hrovat.

O que é soro de leite? 

Talvez, você nunca tenha ouvido falar sobre o soro do leite, mas com certeza consome diversos produtos dos quais ele consta na composição. O soro de leite é um subproduto gerado na produção de queijos e derivados. Durante o processo, parte das proteínas se aglutinam e formam a massa do queijo.

No entanto, algumas outras proteínas simplesmente não se aglutinam. Dessa forma, o soro do leite é o subproduto líquido que resta da produção do queijo. Apesar de ser a “sobra”, o soro do leite possui alta concentração de proteínas, minerais e vitaminas. Sendo assim, é um alimento muito nutritivo e com muitos benefícios para a saúde.

Confira a composição nutricional de 100ml de soro de leite:

– Carboidratos: 4 g;

– Proteínas: 1 g;

– Gorduras: 0 g;

– Fibras: 0 g;

– Cálcio: 104 mg;

– Fósforo: 83,3 mg.

Como é produzido o soro do leite? 

Já mencionamos que o soro do leite está ligado à produção de queijo. Para obter o soro, basta adicionar um ingrediente coagulante ao leite, então os coágulos virarão o queijo e o líquido que restar será o soro. Na indústria esse processo é feito de maneira mecanizada e com ingredientes específicos.

No entanto, é possível produzir o seu soro de leite em casa. Para fazer seu soro caseiro mistura-se ao leite alguma substância coagulante, normalmente vinagre ou suco de limão. Também é possível utilizar a coalhada ou o coalho para fazer esse processo.

A mistura fará com que o leite coagule. Os coágulos formados devem ser quebrados com o auxílio de uma colher. Após isso, deve-se deixar a mistura descansar até que o soro esteja formado. Com o auxílio de uma concha é possível separar o líquido da parte sólida.

A depender do modo de produção, podem ser produzidos dois tipos de soro de leite: o doce e o ácido. O soro de leite doce é o subproduto da fabricação de queijos feitos com o auxílio de enzimas, a exemplo do cheddar, mussarela ou suíço.

Por sua vez, o soro de leite ácido é o subproduto da fabricação do queijo cottage, ricota ou queijo cremoso. Nos Estados Unidos, o soro de leite doce é o responsável pela maior parte da produção industrial de soro de leite.

No caso do soro de leite produzido em casa, o que irá definir se ele será ácido ou doce é o ingrediente coagulante utilizado. O soro produzido com vinagre ou suco de limão tende a ser mais ácido, enquanto o feito com o coalho tende a ser mais doce.

Para aqueles que fizerem o soro caseiro, tenha apenas o cuidado de mantê-lo refrigerado e consumi-lo rapidamente. Pois, o soro de leite líquido se deteriora facilmente, justamente por isso a indústria produz o concentrado em pó do soro, que possui maior validade.

Benefícios do soro de leite para a saúde 

O soro de leite é um alimento líquido rico em proteínas e nutrientes. Aliás, na indústria alimentícia por vezes seu concentrado em pó é utilizado na suplementação, em especial para atletas. Muitos estudos demonstram resultados promissores do soro nas seguintes questões:

  • Recuperação muscular após exercícios físicos;
  • Melhora da saúde óssea;
  • Ganho de massa muscular;
  • Fortalecimento do sistema imunológico;
  • Controle da pressão arterial;
  • Manutenção da massa muscular.

Onde usar o soro do leite?

Como já foi dito anteriormente, o soro de leite pode ser utilizado para diversos fins na cadeia produtiva da alimentação. No entanto, devido a sua fácil deterioração quando está em estado líquido, o soro costuma ser utilizado concentrado em pó. Dessa forma, dando origem aos seguintes produtos:

  • soro de leite em pó;
  • whey protein;
  • concentrados de proteínas isoladas do soro do leite;
  • soro de leite desmineralizado.

O concentrado de soro de leite em pó ou o soro líquido pode ser utilizado na fabricação de vários alimentos. Entre as receitas com soro de leite feitas pela indústria alimentícia podemos citar pães, doces, derivados lácteos, bebidas e aperitivos.

Quando tratamos das receitas com soro de leite caseiro, podemos citar alguns usos para o ingrediente. Ele pode ser adicionado a sopas, vitaminas, massas e panquecas. Ademais, o soro pode ser utilizado na hidratação de grãos antes do cozimento, aumentando a composição nutricional.

O soro do leite concentrado em pó pode igualmente ser utilizado na elaboração dos pratos já citados, bastando observar as indicações de quantidade de cada fabricante. Então, não se preocupe com o que fazer com soro de leite, existe sempre a possibilidade de adicioná-lo nas refeições e torná-las mais nutritivas.

Qual a diferença entre o soro do leite e o leite?

Talvez essa seja a pergunta que muitos se fazem sobre o soro do leite. Afinal, ele pode ser adicionado como ingrediente em muitas receitas nas quais o leite seria utilizado. Pelo que já apresentamos até aqui sobre o soro, já deu para perceber que trata-se de algo substancialmente diferente do leite comum.

O leite comum que normalmente consumimos é composto por todas as gorduras, proteínas e açúcares. Quando ocorre a fabricação do queijo, certas proteínas e gorduras coagulam formando a massa que chamamos de queijo. Dessa forma, o concentrado de soro de leite apresenta altos níveis proteicos e baixa taxa de gordura.

Os processos cada vez mais tecnológicos utilizados na elaboração do soro de leite em pó pelas indústrias alimentícias conseguem isolar as proteínas, tornando o concentrado muito atraente para os atletas. Ademais, o concentrado do soro do leite apresenta pouca ou mesmo nenhuma gordura ou lactose, quando comparado com o leite.

Portanto, o soro do leite apresenta níveis de concentração proteica mais altos que o leite comum, além de isolar as proteínas das gorduras e da lactose. Assim, a incorporação do soro do leite na dieta pode ser interessante para aqueles que desejam tornar sua vida mais saudável.

Conheça o soro de leite da Ingredientes Online

A Ingredientes Online é o seu e-commerce focado em cereais, grãos e tudo que envolva alimentação natural. Oferecemos em nosso catálogo de produtos uma série de ingredientes e suplementos que podem ser adicionados à sua rotina alimentar, deixando-a mais nutritiva.

Conheça o Soro de Leite Parcialmente Desmineralizado da Ingredientes Online! Nosso produto oferece a concentração perfeita de proteínas e nutrientes. Fora que o nosso soro é concentrado e em pó, o que facilita sua adição nas receitas e pratos do seu dia a dia.

Gostou do conteúdo sobre soro de leite? Acompanhe nosso blog e receba mais informações sobre alimentação saudável!

 

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×