Um dos integrantes do caminho para uma vida mais saudável é a alimentação balanceada. Optar por um cardápio mais natural, composto por alimentos que realmente façam a diferença no organismo, de uma forma positiva, é o primeiro passo para manter o estilo de vida ideal, prevenindo doenças e ajudando na longevidade. Quando esse é o objetivo, a farinha de trigo é um dos alimentos que devem ser deixados de lado.
Mesmo com essa tamanha importância de se ter uma alimentação saudável, comer refeições que sejam gostosas não deve ser uma atividade descartada. Entretanto, quase tudo que é bom ou tem farinha de trigo ou tem açúcar ou tem os dois, sendo possível seguir várias receitas que indicam o que fazer com farinha de trigo.
Excluir totalmente a farinha de trigo pode ser uma tarefa difícil. É preciso, portanto, ter em mente que não é preciso e nem saudável proibir nada na alimentação, nem farinha de trigo. O que deve, portanto, ser feito é ir substituindo ela por farinhas mais saudáveis e, assim, ir reduzindo sua ingestão.
Por que devemos tirar a farinha de trigo da nossa alimentação?
A farinha de trigo é um ingrediente que quando industrializado é extremamente processado, o que faz com que o organismo humano não consiga aproveitar e absorver muitos componentes que, de alguma forma, contribuem no funcionamento pleno das células corporais. O amido, corresponde a cerca de 75% da farinha de trigo, sendo o restante composto por água, gordura, minerais e proteínas.
Consumir muita farinha de trigo faz com que a taxa de açúcar no sangue aumente consideravelmente, o que, consequentemente, faz com que as pessoas sintam mais fome do que o normal. Além disso, a farinha de trigo em excesso pode gerar problemas inflamatórios, alergias, perda de massa óssea, perda de nutrientes, aumento do colesterol ruim, perda de massa magra e aumento de peso.
10 substitutos da farinha de trigo
Mesmo sendo prejudicial para a saúde, a farinha de trigo é um ingrediente usado em preparos dos mais diversos alimentos consumidos diariamente pelos brasileiros. Assim, a fim de ter uma alimentação mais saudável, é indispensável conhecer alguns produtos que fazem essa substituição da farinha de trigo e que são bem mais proveitosos para o organismo humano que ela.
Farinha de aveia
A farinha de aveia é um alimento que possui vários componentes que melhoram bastante a saúde do sistema digestivo. Primeiro que ela possui fibras solúveis que, no estômago, produz um gel que faz com que as pessoas se sintam mais saciadas. Além disso, a farinha de aveia diminui o colesterol ruim, ajuda no funcionamento da flora intestinal e diminui a quantidade de açúcar no sangue.
Farinha de coco
O coco é uma fruta bem versátil: é possível beber sua água, fabricar um óleo bem valioso e nutritivo, comer a própria fruta e até fazer farinha. A farinha de coco é feita a partir da desidratação da fruta, que é moída. Esse alimento é rico em gorduras saturadas, antivirais, fibras e não tem glúten.
Farinha de amêndoa
A farinha de amêndoa é um dos substitutos mais notáveis da farinha de trigo, pois ela tem um sabor muito gostoso. Mesmo sendo um ingrediente um pouco mais caro, a farinha de amêndoa, tem pouco carboidrato e possui bons componentes, como a vitamina E. Além disso, a farinha de amêndoa não tem glúten.
Farinha de arroz
A farinha de arroz é rica em fibras, ajuda no controle da saúde do coração e melhora o funcionamento do intestino. Essa é uma ótima opção para quem precisa fugir do glúten.
Farinha de sorgo
A farinha de sorgo é um produto que é bem rico em fibras, cheio de proteínas e com baixo teor de gordura. Além disso, ele possui muitos minerais, sendo eles o ferro, o cobre, o fósforo e o potássio.
Apesar de ter um sabor mais forte e fazer com que as receitas que utilizam essa farinha fiquem mais secas (ambos os problemas podem ser resolvidos com a adição de um pouco mais de líquido), esse é um alimento bastante saudável.
Farinha de Quinoa
Os principais componentes presentes na quinoa são algumas proteínas e ferro, sendo ela um produto muito rico em fibra, que não tem alto índice de glúten. A mais notável vantagem do uso da quinoa é que ela é extremamente versátil, podendo ser usada para a fabricação de refeições como pizza, pães, bolos e panquecas.
Fécula de Araruta
A araruta é um ingrediente que, apesar de ser pouco conhecido, é extremamente proveitoso. Esse tubérculo possui nutrientes como magnésio, ferro e cálcio, além de ser rico em fibras. As características mencionadas fazem com que a sua farinha seja ótima para a digestão. Além disso, essa é uma boa opção para quem tem algum tipo de problema com glúten ou não consome.
Farinha de chia
A farinha de chia é um ingrediente que substitui bem a farinha de trigo e possui vários nutrientes em sua composição, sendo eles o fósforo, magnésio e o potássio, além de vitaminas e antioxidantes. Por causa disso, a farinha de chia ajuda bastante na saúde do coração e no processo de emagrecimento.
Farinha de linhaça
A farinha de linhaça, em especial a fabricada com linhaça dourada, é um produto que possui ácido alfa linolênico, uma grande quantidade de fibra e algumas gorduras boas, saudáveis. Esses componentes fazem com que essa farinha aumente a saciedade, ajudem na diminuição de peso, melhora alguns processos inflamatórios e ainda diminui o colesterol ruim.
Amaranto
O amaranto é um pseudocereal. Os principais componentes presentes em sua composição são algumas proteínas, ferro, cálcio e selênio. Além disso, o amaranto é um alimento rico em fibras. Os minerais presentes nesse ingrediente fazem com que ele ajude na manutenção do funcionamento de estruturas corporais como os ossos, o coração e o cérebro.
Esses substitutos da farinha de trigo e mais uma infinidade de outros alimentos que são saudáveis, podem ser bem complicados de serem encontrados. Boa parte deles está na Ingredientes Online. Assim, se você procura ingredientes lowcarb, sem glúten, sem lactose, vegano ou orgânico e mora em São Paulo, aproveite!