Conheça todo o poder do hibisco

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Muito famoso entre as pessoas que desejam emagrecer, o hibisco é um importante componente para aliar a sua dieta. Tudo porque seu chá possui diversas substâncias antioxidantes, como os flavonoides, especialmente as antocianinas, que possuem efeito cardioprotetor, vasodilatador e evitam o acúmulo de gorduras.

Seu chá ajuda a diminuir o adipogênese, processo no qual há produção de células de gordura, os adipócitos, no qual, em excesso, leva ao acúmulo de gordura no corpo.

Além disso, beber o chá de hibisco entre uma refeição e outra ajuda a reduzir a absorção de carboidratos contribuindo no emagrecimento.

A bebida ajuda, ainda, a controlar adequadamente os níveis de colesterol, pressão arterial, e facilita na digestão.  Impedindo a absorção de parte do carboidrato e gordura dos alimentos.

Origem

O hibisco tem sua origem a partir da família das plantas Malváceas, que contém mais de 200 espécies. Essas plantas, assim como a Hibiscus sabdariffa L., são facilmente encontradas na África tropical, mas, com o passar do tempo, seu plantio também obteve sucesso em partes da América Central, América do Sul e até mesmo no continente europeu e asiático.

No Brasil, por sua vez, acredita-se que a planta tenha sido trazida por meio do tráfico de escravos. Aqui, ela pode ser também conhecida por outros nomes, como azedinha, flor da Jamaica, azeda-de-guiné, hibiscus e rosela.

 

Benefícios do hibisco segundo a ciência

Estudos apontam que algumas substâncias ajudam a aumentar o colesterol HDL(bom) e diminuir o LDL (ruim), triglicérides e pressão arterial.

Outro estudo feito pelo Journal of Alternative and Complementary Medicine feito com 53 pacientes portadores de diabetes provou que o consumo do chá contribui para diminuição do colesterol ruim e aumento do bom.

A bebida diminuiu o colesterol LDL em 8% e aumentou o HDL em 16,7%. Ou, seja, ela é rica em benefícios e pode sim ser aliada a uma dieta.  Recomenda-se que ingira cerca de 2 litros do chá por dia para que o mesmo comece a fazer efeito.

Como implementá-la a sua rotina

Flor de hibisco

A flor de hibisco pode ser utilizada tanto para fazer o chá, como também para ser usada em saladas e em outras preparações.

Em uma porção de 100 gramas, há 380 calorias e 95 gramas de carboidrato.

Hibisco em pó com colágeno

O Hibisco em pó é conhecido por ser mais prático e econômico. Dessa maneira, você poderá utilizá-lo como chá, em vitaminas, sucos, adicioná-lo em alimentos e também em outras refeições.

Exemplo de receita: suco de hibisco com abacaxi e hortelã:

  • 250ml do chá de hibisco
  • Uma rodela de abacaxi pérola
  • Uma folha de hortelã

Deixe com que ocorra a infusão do chá e, posteriormente, deixe resfriar. Adicione o abacaxi e a folha de hortelã e bata tudo no liquidificador.

Você poderá consumi-lo com ou sem gelo.

 

 

Onde comprar

Se você não tem tempo de ir atrás do Hibisco, deixe que ele venha até você. Aqui na Ingredientes Online, você encontra os produtos que foram citados anteriormente e pode comprá-los agora mesmo. Entre em nosso site e garanta já o seu!

 

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×