Todos os segredos do Psyllium revelados! Confira!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Não é de hoje que se comenta que o psyllium ajuda a emagrecer.

É figurinha presente em várias dietas disponíveis na internet e muitos nutricionistas se valem desse ingrediente para melhorar a alimentação de seus clientes e consequentemente ajudá-los na meta de reduzir peso.

Mas será que de fato psyllium ajuda a emagrecer?

Para responder essa pergunta, primeiro é preciso saber o que é exatamente psyllium, se realmente ajuda no processo de emagrecimento, como faz isso e quais são os outros possíveis benefícios que proporciona.

Apontamos suas principais características, o que é mito, o que é verdadeiro, como pode ser usado em receitas e como fazer para adquirir.

Se ficou interessado em saber se psyllium ajuda a emagrecer, não deixe de conferir os tópicos abaixo.

Prossiga na leitura!

O que é psyllium?

E o que viria a ser esse tal de Psillyum? Psillyum é uma planta de nome científico Plantago ovata. As suas plantas e sementes formam uma fonte natural de fibra solúvel, isto porque contêm grande quantidade de fibra natural.

A cada 100 gramas do produto 65 são apenas de fibras.

Essas fibras quando em contato com líquidos podem aumentar até 20x de tamanho, pois apresentam uma grande capacidade de absorção de água.

Explicaremos com mais detalhes abaixo, mas essa característica traz como um dos grandes benefícios ao organismo humano à regulação intestinal.

O psyllium é usado como laxante natural há séculos como alternativa para manter o intestino saudável.

Regulando o intestino

Esse ingrediente natural consegue promover a regulação intestinal em razão de suas fibras que contam com grande capacidade de absorção de água. Tal absorção acaba com o excesso de água aumentando, dessa forma, o volume de fezes.

O contato com a água e outros líquidos faz com que as fibras formem uma espécie de gel que torna o esvaziamento gástrico mais lento e chega ao intestino. Nessa região provoca uma verdadeira faxina nas paredes intestinais ao eliminar toxinas.

Psyllium ajuda a emagrecer?

A pergunta de 1 milhão: psyllium ajuda a emagrecer?

Vimos que sem dúvida a erva é extremamente útil para o intestino, mas sua utilidade também pode ser notada no que se relaciona a perda de peso?

Aparentemente uma coisa parece não ter relação com a outra, mas como diz o velho ditado: “As aparências enganam”.

Lembra-se do “gel” formado no estômago quando as fibras do psyllium entram em contato com líquidos? Esse gel ajuda a causar a sensação de estômago “cheio”, também chamada de “saciedade”.

Tal sensação é muito útil para quem está na batalha contra a balança, pois com o estômago “cheio” o apetite tende a diminuir, prolongando o tempo em que a pessoa consegue ficar sem ingerir alimentos.

A lógica, portanto, é: consumir alimentos com fibras, pois crescerão de tamanho no estômago, que gerará a sensação de saciedade, mesmo ao consumir calorias em quantidade inferior a habitual, prolongando o tempo sem comer, logo, diminuindo a quantidade de calorias consumidas por dia.

Levando isso em conta, é possível afirmar que o psyllium ajuda a emagrecer. Mas repare bem na palavra “ajuda”.

Só se alimentar de fibras não irá resolver a questão do peso. Não existe dieta mágica e nem remédio milagroso. Perda de peso ocorre com a combinação alimentação adequada mais exercícios físicos.

Psyllium ajuda a emagrecer, auxilia, mas jamais resolverá o problema por si só.

Quais os outros benefícios do psyllium?

Psyllium ajuda a emagrecer e regula o intestino, mas, fora essas ações, proporciona outros benefícios ao organismo humano?

Sim, bastante. Vamos analisar cada um deles.

Pressão arterial

A limpeza provocada pelas fibras ao absorver o excesso de água tem como efeito não só melhorar a digestão, mas também de reduzir a pressão arterial.

Chegou-se a essa conclusão graças ao um estudo publicado em uma importante revista científica sobre os efeitos do psyllium para a saúde de nosso principal órgão interno.

Equilíbrio glicêmico

Toda vez que ouvir ou ler a expressão “equilíbrio glicêmico” saiba que é positivo para quem tem diabetes, pois esse é o principal desafio para os portadores dessa doença: manter os níveis de glicose em patamar seguro.

Novamente temos a absorção gerada pelas fibras como o principal elemento da benfeitoria. No caso, como consome vários elementos junto ao líquido, o organismo leva mais tempo para assimilar os carboidratos.

Tempo prolongado que evita que haja picos glicêmicos, colaborando para manter a diabetes controlada.

Reduz colesterol ruim

Assim como existe um tira bom e tira ruim existe o colesterol bom e ruim. Para quem sofre com problemas relacionados a colesterol a boa notícia que as fibras de Psyllium é um senhor remédio para lidar com o problema.

Elas ajudam a expurgar do organismo o LDL, o “tira ruim” do colesterol, reduzindo os níveis lipídicos.

Onde usar o Psyllium?

Agora que aprendemos que o Psyllium ajuda a emagrecer e causa diversos outros benefícios, como consumi-lo?

A forma mais tradicional de consumi-lo é na sua versão em pó, porque ela pode ser aplicada em outras substâncias.

É comum, por exemplo, usar sementes e casca de Psyllium em água, sucos ou em shakes.

Também é possível adicioná-la em receitas de bolos, biscoitos e pães. Para essas receitas, acrescenta em termos de textura, elasticidade e capacidade de manter a umidade e maciez.

Outra forma de uso muito popular é junto à aveia. Adicione uma colher de Psyllium para cada xícara de chá de aveia.

A quantidade diária de consumo é de 25 gramas para mulheres e 30 gramas para homens.

Onde comprar Psyllium?

Por ser tratar de um ingrediente natural não é tão simples de encontrar esse produto como ocorre com os de origem industrial, que costumam forrar as prateleiras dos principais mercados. Para quem mora em cidade pequena ou afastada a dificuldade é maior ainda.

Graças ao auxílio da internet esses problemas foram bastante reduzidos.

O modelo de negócio da Ingredientes Online, por exemplo, trabalha com a venda online de ingredientes naturais direto da zona cerealista de São Paulo para os confortos do seu lar. Você nem precisa sair de casa!

São milhares de produtos disponíveis, inclusive solução em pó de psyllium, em seu catálogo para os mais diversos públicos: veganos, vegetarianos, fitness, celíacos, etc.

Garanta já o seu pedido agora mesmo!

Gostou deste conteúdo sobre se Psyllium ajuda a emagrecer? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio faz a diferença.

Comentários no Facebook

  • Alimentos para ajudar na Imunidade
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×