Cogumelo shimeji: o que é e como preparar?

Veja como preparar seu cogumelo shimeji!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

O shimeji é um tipo de cogumelo bastante conhecido graças à culinária asiática. O cogumelo shimeji é muito popular principalmente no Japão e é considerado um alimento rico em aminoácidos essenciais para o organismo, visto que possui uma grande concentração de proteína vegetal e fibras. Quer conhecer tudo sobre esse ingrediente? Então, leia este artigo!

Os cogumelos são fungos, organismos que dependem de outros para sobreviver e se nutrir. Existem muitos cogumelos que são venenosos, mas outros são comestíveis e podem adicionar sabor às receitas e benefícios à saúde do ser humano.

Como ingredientes, os cogumelos podem ser consumidos frescos, cozidos no vapor, refogados, assados ou até mesmo cozidos, o que garante muita versatilidade para eles.

Cogumelo Shimeji
Se você está pesquisando por “cogumelo shimeji preço”, saiba que este artigo pode te interessar! | Foto: Pixabay.

O que é o cogumelo shimeji? 

O cogumelo shimeji é um ingrediente nativo da Ásia Oriental e do norte da Europa. É muito popular em razão do seu sabor e de sua textura delicada e macia. Há uma variedade de tipos de shimeji, que é dividida em 20 espécies diferentes. As espécies de cogumelo shimeji mais comuns na culinária são o hon-shimeji, buna-shimeji e bunapi-shimeji. Na culinária, o cogumelo shimeji é cozido e seu consumo traz vantagens à saúde.

O cogumelo shimeji, pertence ao reino dos fungos e desempenha um papel crucial na natureza, pois o é um dos responsáveis por decompor matéria orgânica.

Ficou interessado em saber como preparar cogumelo shimeji para consumi-lo em receitas saborosas? Então, descubra no próximo tópico!

Como preparar? 

O cogumelo shimeji é amplamente usado na culinária japonesa, sendo inserido em sopas, macarrões, caldos e saladas. O sabor do cogumelo shimeji é bastante apreciado pelos japoneses.

O talo e o chapéu do cogumelo shimeji são comestíveis, porém ele sempre deve ser cozido, pois esse ingrediente, quando está cru, possui um sabor amargo que some com o cozimento.

Para preparar e limpar o cogumelo shimeji, você precisa cortar a base do cacho e usar as mãos para separar os caules. Em seguida, escove levemente para remover qualquer sujeira e resíduo, antes de colocar para cozinhar.

A limpeza com água nem sempre é recomendável, já que o cogumelo shimeji é esponjoso e pode ter alteração de textura e perder o sabor ao absorver muita água.

 

Como podemos consumi-lo em nossa rotina? 

No geral, o cogumelo shimeji é adquirido em mercados, feiras e lojas de produtos naturais e pode estar em conserva ou fresco. Esse ingrediente é utilizado com muita frequência em pratos como molhos para massas, saladas, recheios e carnes.

Se você está procurando por “receita cogumelo shimeji”, com certeza já deve ter se deparado com uma das receitas mais comuns em restaurantes japoneses: o shimeji na manteiga. É simples e rápido. Vamos descobrir como prepará-la?

 

Shimeji na manteiga:

Confira os ingredientes e o modo de preparo dessa receita:

 

Ingredientes:

  • 150g de shimeji;
  • 1 colher de sopa de manteiga;
  • 1/2 colher de sopa de óleo;
  • 3 colheres de sopa de molho shoyu;
  • 2 colheres de sopa de cebolinha francesa picada.

 

Modo de Preparo: 

Primeiramente para limpar o cogumelo shimeji, solte as hastes pequenas do cogumelo que ficam presas em uma base maior e essa base maior deve ser descartada. O ideal é que você use as mãos para fazer isso.

Ao soltar todas as hastes, você deve pegar um papel toalha para passar em cada uma que você soltou. Depois disso, pegue a maior frigideira que você tem e coloque a manteiga e o óleo. Vá espalhando toda a gordura pela superfície da frigideira em fogo alto para a manteiga derreter.

Quando notar que a frigideira está bem quente, jogue o cogumelo shimeji dentro dela e deixe que ele doure por um período de 2 ou 3 minutos. Coloque o molho shoyu junto com o cogumelo shimeji na frigideira e misture. Baixe o fogo e deixe por mais 2 minutos para que o sabor fique ainda mais gostoso.

Para finalizar, com o fogo desligado, coloque toda a cebolinha francesa distribuindo adequadamente, misture e está pronto para consumo!

Sabemos que existem muitos tipos de cogumelos na natureza, que são diferentes entre si, assim como existem cogumelos shimeji brancos e pretos. Entenda, a seguir, os principais pontos que fazem com que os diversos cogumelos se diferenciam!

Qual a diferença entre os cogumelos?

Os cogumelos na natureza se propagam através de esporos, ou seja, não possuem sementes, o que dificulta que algumas variedades cresçam comercialmente. Diante disso, os cogumelos só podem ser colhidos em estado selvagem e é fundamental que um profissional faça isso para evitar que os cogumelos venenosos sejam confundidos com os comestíveis.

Os cogumelos, de forma geral, são ricos em fibras, vitaminas e livres de gordura. Esses ingredientes se popularizaram graças a sua versatilidade e às suas variadas texturas e gostos. Os cogumelos se diferenciam de acordo com as texturas, sabores e outras características.

Em específico, o cogumelo shimeji cresce em pequenos cachos que são separados com as mãos durante o processo de higienização. Os chapéus arredondados e as hastes são aproveitadas para a realização de pratos saborosos, pois mesmo que essas partes do cogumelo shimeji sejam cozidas, elas permanecem com textura firme e levemente crocante.

Existem o shimeji branco e o shimeji preto que, na verdade, são espécies diferentes de cogumelos. Enquanto o shimeji branco é mais rústico e mais fibroso, o cogumelo shimeji preto  possui um aroma e um sabor mais forte.

Como dissemos anteriormente neste artigo, a ingestão do cogumelo shimeji é muito benéfica para a saúde. Entenda mais sobre isso no próximo tópico!

Benefícios dos cogumelos

O cogumelo shimeji pode melhorar ainda mais a saúde do corpo humano, em razão da abundância de proteínas, fibras, vitaminas e minerais presente nesse ingrediente. Neste artigo, listamos os três principais benefícios do cogumelo shimeji!

  1. Melhora a saúde dos músculos

Tendo em vista que o cogumelo shimeji é rico em proteína, ele pode ser excelente para melhorar a saúde dos músculos. Então, pode ser uma ótima opção de alimento para quem tem como objetivo a hipertrofia. Além disso, ele também tem poucas calorias e poucas gorduras.

 

  1. Auxilia a digestão e previne a constipação

O cogumelo shimeji é rico em fibras, logo, ajuda auxilia na melhora do hábito intestinal.

  1. Controla o colesterol

As fibras do cogumelo shimeji influenciam na saúde cardiovascular. O consumo desse alimento é apontado como uma das formas de ajudar o controle do colesterol ruim (LDL). Com isso, as chances do desenvolvimento de doenças cardiovasculares diminuem.

Ao final da leitura deste artigo, você descobriu o que é cogumelo shimeji e como esse ingrediente pode ser versátil para fazer diversas receitas. Quer experimentar o cogumelo shimeji? Adquira este e outros produtos na loja da Ingredientes Online!

 

Comentários no Facebook

FARINHAS LOW CARB

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×