Veja como usar a fava de baunilha corretamente! - Ingredientes Online

Veja como usar a fava de baunilha corretamente!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Muita gente não sabe, mas baunilha, em espanhol, significa pequena vagem. Ela vem da flor de orquídea do gênero Vanilla e é uma especiaria bastante utilizada como aromatizante. Uma boa fava de baunilha é flexível e resistente.

Esse ingrediente é usado em cremes com ovos, doces, sorvetes, licores, café, sobremesas de frutas, entre outros. A fava de baunilha tem um sabor único e para que esse sabor seja liberado, é necessário esquentar a baunilha, o que favorece seu uso em cremes de confeiteiro e outras receitas que passam pelo fogo. 

Continue lendo para entender tudo sobre o que é fava de baunilha, como usar boas favas de baunilha e para que serve essa especiaria!

 

fava-de-baunilha
Para extrair o sabor da fava de baunilha é necessário colocá-la em altas temperaturas. | Foto: Freepik.

O que é fava de baunilha?

A fava de baunilha nada mais é do que uma especiaria, semelhante a uma vagem pequena, usada para diversos fins, gastronômicos ou não. Ela pode ser obtida da flor de orquídeas do gênero Vanilla. Sua fava se assemelha a canela em pau, porém é mais fina e escura.

Para reconhecer uma boa fava de baunilha, como já citamos, deve ser flexível e resistente. Ela também deve possuir uma coloração castanho-escuro. 

Quando você pega uma fava de baunilha na mão, você deve sentir que o perfume da especiaria ficou em suas mãos e se ela for realmente muito boa, suas mãos ficam até manchadas. 

A fava de baunilha é a segunda especiaria mais cara do mundo e só perde para o açafrão espanhol. Por esse motivo, é muito mais comum encontrar no mercado a essência sintética da baunilha, algo artificial, que passa longe da fava de baunilha natural. 

Já o extrato de baunilha, que é feito com a fava de baunilha, tem um sabor diferenciado quando comparado à essência, além de ter um rendimento muito melhor, por ser extremamente concentrado. É possível fazer essa extração por meio de duas partes da fava de baunilha: a vagem e sementes. 

Existem mais de 150 variedades de orquídeas vanillas, mas apenas duas delas são usadas comercialmente: Bourbon e Tahitian. O tipo Bourbon é a fava de baunilha original, que os espanhóis encontraram no México.

Esse tipo de baunilha é rico em sabor e equilíbrio e tem um aroma forte. É o melhor tipo de fava de baunilha para realizar a extração e o mais comum de se encontrar.. 

Enquanto o tipo da fava de baunilha Tahitian não possui tanta vanilina natural como a Bourbon, mas o sabor vem do heliotropina (anis aldeído), o que proporciona um sabor doce e frutado, que lembra cerejas ou uvas passas. 

A Tahitian também não possui muitas sementes, mesmo sendo uma vagem mais grossa. É mais utilizada em alimentos cozidos, como molhos, compotas e funciona bem com carnes. 

Normalmente, a fava de baunilha é cultivada em Madagascar e na Ilha da Reunião. Inclusive, esses dois países juntos produzem três quartos da baunilha consumida no mundo inteiro! Além de algumas pequenas contribuições da Índia, Indonésia e China. 

Para que serve fava de baunilha? 

Como já citado, a fava de baunilha é bastante usada em doces, mas também em pratos salgados. Listamos algumas utilizações dessa especiaria, confira:

  1. Creme de confeiteiro com fava de baunilha
  2. Calda de fava de baunilha
  3. Extrato de fava de baunilha
  4. Creme de fava de baunilha
  5. Pera cozida com vinho e fava de baunilha
  6. Geleia de morango com fava de baunilha
  7. Brigadeiro de baunilha
  8. Arroz doce com fava de baunilha
  9. Bolo branco com baunilha
  10. Pudim de leite com fava de baunilha
  11. Sorvete de creme com fava de baunilha

Uma das suas utilizações mais comuns é o açúcar de fava de baunilha, ou açúcar baunilhado, utilizado nos doces para dar uma diferenciada na sobremesa, tornando-a mais chique.

Em pratos salgados, ela pode servir em molhos, compotas e até acompanhar carnes. Além de ir muito bem com frutos do mar, como peixes, camarão e lagosta.

A fava de baunilha é rica em antioxidantes, ou seja, é capaz de agir no combate aos radicais livres que temos em nosso organismo, o que retarda o envelhecimento precoce das células. 

Além disso, ela é utilizada como digestivo, no emagrecimento e até como tinta. Mas claro, sempre consulte um profissional antes de realizar qualquer procedimento com a sua saúde. 

Como e onde usar a fava de baunilha? 

Siga os passos a seguir para saber como usar a fava de baunilha:

  1. Com ajuda de uma faca, corte as pontinhas das suas extremidades da sua fava de baunilha
  2. Depois, corte a fava ao meio no sentido de comprimento
  3. Com a ponta da faca, ou ainda uma colher pequena, raspe a fava com cuidado, sem colocar muita força, para retirar suas sementes bem pequenas
  4. Essas micro sementes é que vão dar o aroma nas receitas, que é onde mais se usa a fava de baunilha 

Para aproveitar 100% a fava de baunilha, confira:

  1. Depois de abrir a vagem e raspar as sementes que estão dentro, é hora de aproveitar a vagem e começar a extração
  2. Para extrair o sabor da vagem, é preciso fechá-la em um vidro e deixá-la mergulhada em uma solução com álcool. Isso vai ajudar a extrair o máximo do seu sabor.
  3. Esse é o processo de extração caseiro, uma maneira simples de fazer o extrato em casa
  4. A fava também pode ser utilizada para fazer o açúcar baunilhado, que é muito bom para adoçar, fazer bolos, biscoitos, cremes, doces, etc.
  5. Além disso, é possível processar a fava até virar pó

Como fazer açúcar baunilhado com a fava de baunilha 

  1. Para cada kg de açúcar, você pode adicionar uma fava de baunilha cozida. Depois, deixe em um pote fechado por no mínimo 15 dias antes de utilizar e pronto.
  2. Há um outro jeito de fazer esse açúcar, triturando as favas no liquidificador, sendo a proporção uma fava de baunilha para cada 500 gramas de açúcar. Depois, peneire e triture até obter um açúcar sem pedaços grandes de fava e guarde em um recipiente fechado. Essa é a forma mais verdadeira de obter o açúcar baunilhado.

Gostou do nosso conteúdo sobre fava de baunilha? Conheça a Ingredientes Online, o maior e-commerce da zona cerealista paulistana e descubra muito mais, onde você pode comprar a fava de baunilha e muito mais!

 

Comentários no Facebook

FARINHAS LOW CARB

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×