Cebola em Pó: você precisa conhecer este tempero

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Será que a cebola em pó é saudável? E por que não seria? Talvez pense de pronto.

Bom, é sabido no meio acadêmico que submeter alimentos a processos que o transformam, como fritura, assados, picadinhos etc. provocam perdas de nutrientes e podem mesmo alterar o sabor do alimento.

É o caso do alho, por exemplo. Quanto mais se mexe na sua estrutura, pica ou fatia, mais é liberado uma substância chamada alicina que acentua ainda mais o sabor do alho.

O modo mais natural de consumo da cebola é em fatias, contudo, a versão triturada, isto é, em pó, também vem integrando as receitas de vários pratos, muitas vezes sem sequer o conhecimento de seus provadores.

Considerando o que já foi exposto, será que é uma boa consumir cebola nesse estado? Cebola em pó é saudável?

O que é cebola em pó?

Antes de responder essa questão, vale deixar claro o que é exatamente cebola em pó, porque com tantos produtos industrializados e tanto gato vendido como lebre são naturais que se possa despertar dúvidas a respeito da constituição desse pó.

Afinal é um pó derivado realmente de cebolas ou é uma mistura que recebe aplicação da essência e odores que remetem a cebola?

O pó realmente vem da cebola, não é uma mistureba com cheiro e gosto similar ao famoso tempero. Trata-se de uma desidratada da cebola comum que depois é triturada até se transformar no pó para ser aplicado no preparo de alimentos.

Como a cebola em pó é usada?

Assim como a cebola natural é usada para temperar alimentos.

No caso, está mais presente no preparo de sopas e molhos, pois pode ser misturada sem prejudicar a homogeneidade e consistência desses tipos de refeições, além de acrescentar muito em sabor.

Também é comum seu uso em cremes, recheios de tortas e em saladas. A cebola em pó nas receitas pode ser tanto o ingrediente principal como um ingrediente secundário.

Benefícios da cebola

Para começar a responder se cebola em pó é saudável é preciso avaliar a cebola na sua forma natural. É um alimento de fato saudável?

A maioria não faz esse questionamento porque a cebola é tão presente na culinária brasileira e mundial, tão deliciosa e discreta, porque ninguém pede uma porção apenas de cebola, vem sempre acompanhada por algum alimento, que simplesmente consumimos e pronto.

Mas deixando a paixão de lado, analisando friamente, a cebola acrescenta em termos nutricionais ou entra no risco calculado do prazer gastronômico?

Lembrando que geralmente ela é consumida frita e fazendo dupla com alimentos bem calóricos e gordurosos.

Um pouco de história

Historicamente a balança sempre esteve mais favorável à cebola em termos de parceira para a saúde do Homem do que contra.

Calcula-se que a cebola seja cultivada pelo Homem há pelo menos 4 mil anos e era utilizada pelos antigos egípcios para tratar de diversas enfermidades.

Eles utilizavam o bulbo de cada cebola para fazer o preparo de soluções caseiras e tratamentos de moléstias.

Fazia parte dos rituais de enterro dos faraós, por exemplo, serem enterrados junto com cebolas, pois se acreditava que eram capazes de preservar as múmias e também de trazê-las de volta a vida.

Os egípcios começaram a usar a cebola para tratamento de moléstias, principalmente feridas, porque perceberam que o alimento tem qualidades antissépticas. Isso na visão deles ajudaria a preservar a múmia.

Já a parte de ressuscitar é viagem na maionese total mesmo. Eles acreditavam que o forte odor do alimento seria capaz de despertar, literalmente, até defunto.

A cebola ainda, pelos mesmos motivos, era usada por outros povos para prevenção de cólera e da peste negra.

Nero, imperador romano, usava cebola para tratar de resfriados.

As propriedades da cebola

Avaliando as suas propriedades, as vitaminas que a compõe, é possível afirmar que os antigos não erraram tanto nas suas suposições, tirando, claro, a parte de ressuscitar.

Pesquisas científicas puderam vitrificar depois que as propriedades da cebola de fato beneficiam a saúde humana.

A cebola é rica em:

  • Fibras;
  • Vitamina A
  • Vitamina C;
  • Vitamina B6;
  • Vitamina E;
  • Manganês;
  • Ácido fólico;
  • Sódio;
  • Ferro;
  • Potássio;
  • Quercetina;

Cebola é um alimento saudável e abaixo vamos colocar os seus principais benefícios. Mas a dúvida ainda permanece: cebola em pó é saudável?

Prossiga até o final da leitura para descobrir!

Boa para perda de peso

A cebola não vai queimar sua gordura, não existe alimento milagroso, mas ajuda no processo de perda de peso, porque é pouco calórica, tem óleos essenciais que aceleram o metabolismo e reduzem inflamações.

Eleva testosterona

Consumo de cebola aumenta os níveis do hormônio masculino.

Bom para a circulação

Comer cebola com frequência contribui para melhorar a circulação sanguínea e também impedir obstruções nas artérias.

Evita prisão de ventre

O consumo de fibras é o grande aliado para evitar problemas no trato digestivo, porque elas absorvem as enzimas nocivas para o processo de digestão. E como vimos acima, cebola é riquíssima em fibras.

Outros benefícios da cebola

  • Controla glicemia;
  • Deixa o sistema imunológico mais forte;
  • Contribui para o funcionamento dos rins;
  • Combate os radicais livres.

A cebola em pó é saudável?

Apesar da versão triturada perder um pouco das propriedades benéficas da cebola ao organismo humano, vale o velho ditado: melhor ter pouco do que nada.

A cebola em pó é saudável porque preserva os principais nutrientes da cebola mesmo que em porções reduzidas.

Na verdade, nem mesmo a cebola consumida em pedaços mantém todos os nutrientes.

Ao ser submetida em altas temperaturas, perde um pouco de suas qualidades nutricionais.

O ideal para aproveitar ao máximo de seus nutrientes seria consumi-la crua.

Vai encarar?

Joga-se luz ainda que cebola em pó é saudável mais até do que a cebola natural, dependendo do modo de preparo. Se não absorver a mesma quantidade de óleo como ocorre com a cebola picada na fritura, certamente fica em vantagem.

Diferença entre a cebola em ó e natural

Além da óbvia diferença de formato, a cebola em pó tem a vantagem de poder ser preservada por mais tempo, se bem armazenada, do que a cebola natural.

Além disso, se harmoniza melhor no tempero de determinados temperos.

Onde comprar

Ficou com vontade de conhecer, experimentar, a cebola em pó? Percebeu que se pode ser a solução ideal para um prato que não está conseguindo acertar a mão?

Você pode encontrar esse e mais produtos na Ingredientes Online, loja virtual de produtos naturais que faz entrega da zona cerealista de São Paulo até a sua casa.

Conheça agora e seu portfólio encontre todos os alimentos que não consegue achar com frequência nos mercados!

Gostou deste conteúdo sobre se cebola em pó é saudável? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio faz a diferença.

Comentários no Facebook

  • Alimentos para ajudar na Imunidade
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×