Para que serve o Alho em Pó?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Alho em pó foco deste artigo será os benefícios do alho em pó, forma não tão popular de consumo desse tempero que há gerações está presente na culinária não só brasileira, mas também mundial.

Nos tempos das antigas era comum usar o alho não só para temperar alimentos, mas para tratar de feridas provocadas por picadas e mordidas de insetos. Também era usado como antídoto para venenos.

Ao menos tinha essa utilização no Egito antigo.

E não era coisa de qualquer um não, era usado pelos faraós.

Outra turma que consumia alho, não só para fins de degustação, eram os romanos.

Os soldados consumiam alho antes das batalhas para se sentirem estimulados, pois desde muito cedo se descobriu as propriedades medicinais desse alimento.

Primeiramente de forma empírica, fazendo experimentos e observando a reação orgânica, posteriormente recebendo comprovação científica sobre algumas teorias e negativas quanto a outras.

Neste post vamos nos dedicar a esmiuçar quais são os benefícios do alho em pó, a diferença em relação a sua versão in natura, quais são as suas propriedades, como se transforma em pó e onde você pode comprá-lo por um ótimo preço e sem sair de casa.

Saiba mais sobre os benefícios do alho em pó a seguir.

Prossiga na leitura!

 

O que é alho em pó?

Alho em pó se trata da versão desidratada do alho natural, inteiro, aquele que nos acostumamos a ver entre os temperos da cozinha, fatiado e descascados.

Ele é desidratado, misturado a outros temperos e triturado até chegar na versão em pó. Daremos mais detalhes sobre o processo de transformação do alho em pó mais adiante.

Mas talvez esteja pensando: em termos de sabor e de propriedades há diferença em relação à versão clássica?

É uma questão que também receberá mais detalhes no tópico sobre as diferenças do alho em pó e natural, mas o que podemos adiantar aqui é que: sim, tem diferença, tanto de sabor como em termos de absorver propriedades benéficas ao nosso organismo.

Alho em pó

As propriedades do alho em pó

Antes de falarmos sobre os benefícios do alho em pó é importante saber o que a baiana tem, ou melhor, o que o alho tem de bom em termos nutricionais.

O alho é composto por diversos nutrientes saudáveis, como:

  • Vitamina A;
  • C;
  • E;
  • Do complexo B.

Também é rica em minerais, como:

  • Enxofre;
  • Silício;
  • Ferro;
  • Selênio;
  • Cromo;

E para completar a família ainda tem os aminoácidos como adenosina e enzimas.

Todos esses nutrientes proporcionam vários benefícios a nossa saúde como verá mais adiante, mas a estrela da companhia atende pelo nome de alicina.

É um composto biologicamente ativo que age como um antibiótico que atua contra os micróbios e bactérias que interferem no nosso sistema respiratório e digestivo.

Benefícios do alho em pó

Tirando os vampiros e pessoas com problemas gastrointestinais, todo mundo se beneficia com o consumo de alho, seja ele na sua versão natural ou em pó.

Os benefícios do alho em pó para o coração, por exemplo, são de grande ajuda.

Pesquisas analisando grupo de pessoas consumindo alho diariamente constataram que tal consumo tem a capacidade de dilatar os vasos sanguíneos com mais facilidade. E qual a vantagem nisso?

Vasos dilatados ajudam a reduzir a pressão arterial.

Se você tem problema de controlar o colesterol, uma boa notícia: alho ajuda a reduzir o colesterol ruim.

O colesterol tem como efeito nocivo ao nosso organismo entupir as artérias e com isso causar doenças cardiovasculares.

Como as artérias se dilatam mais com o consumo de alho, fica mais fácil para limpar o organismo e impedir complicações severas nessa região vital para o nosso corpo.

Benefícios do alho em pó: resfriado

Outro dos benefícios do alho em pó é combater gripes e resfriados. De fato, ele tem ação antibiótica, antisséptica e antimicrobiana. Combo que ajuda a combater qualquer gripe e resfriados.

Mas além de gripes e resfriados as propriedades do alho são úteis também para lidar com febres e problemas respiratórios crônicos, como bronquite.

Alho em pó

Benefícios do alho em pó: digestão

Bate sempre aquela azia depois de da refeição? Sua digestão costuma ser complicada ou tem estado nos últimos tempos?

Alho pode te dá uma forcinha.

Isso porque ele é capaz de eliminar resíduos no organismo, separar as bactérias tidas como benéficas para o nosso sistema digestivo das nocivas, e fazer a limpa.

Como o alho vira pó?

Primeiro tem que definir a quantidade de alho em pó que irá precisar para poder separar as cabeças do alho natural.

Depois de separar as cabeças, elas são descascadas.

O próximo passo é cortá-las em pedaços bem finos e colocá-los em um forno.

A seguir, são desidratados e, por fim, moídos.

Outros temperos, como cebola ou pimenta, podem ser incluídos depois de transformar o alho em pó.

Diferença do alho em pó para o in natura

Uma das diferenças do alho em pó para o natural está no sabor. Não que o sabor mude, mas é menos ou mais acentuado dependendo da forma.

O segredo está na alicina, pensou que nos esquecemos dela? Ela que é responsável pelo sabor e que ajuda a combater as doenças cárdicas.

Ela é liberada em maior quantidade quando as células do alho se rompem.

Portanto, quando queremos um sabor mais forte de alho, basta picá-lo, esmagá-lo ou fatiá-lo. Quando queremos uma versão mais suave, o indicado é usar o alho inteiro.

O consumo do alho natural, cru, aliás, é o mais indicado por ser a melhor forma de absorver os seus nutrientes, já que altas temperaturas acabam eliminando parte deles. Mas tal consumo é indigesto para a maioria das pessoas.

Outra diferença do alho em pó é que tem uma vida útil mais prolongada, podendo ser armazenado por mais tempo em relação ao alho natural.

Onde comprar?

Ficou interessado (a) por esse tipo de alho, acha que será um bom acréscimo aos seus pratos? Um local para adquirir esse e outros produtos naturais é na Ingredientes Online.

A loja fica localizada na zona cerealista de São Paulo, por isso podendo ofertar produtos por preços mais camaradas e o melhor: não é preciso se preocupar com deslocamento, trânsito, filas etc. Entrega direto na sua casa.

Veja o catálogo de mais de 1500 produtos aqui.

Gostou deste conteúdo sobre benefícios do alho em pó? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio faz a diferença.

Comentários no Facebook

  • Alimentos para ajudar na Imunidade
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×