Diariamente nos deparamos com embalagens que trazem nomes de ingredientes, como a lecitina de soja, que vão em sua composição, e que não compreendemos o porquê do uso desses produtos nos alimentos que ingerimos.
A lecitina de soja não é diferente é um produto derivado da soja, muito importante para a indústria da alimentação, rico em suas aplicações e benefícios.
Ela está presente em muitos alimentos do nosso dia a dia e na forma de capsulas como suplemento alimentar. Mas afinal, o que é, e para que serve?
Confira o artigo abaixo que preparamos para você e entenda.
O que é a lecitina de soja?
A lecitina, é um composto formado por fosfolipídios, tais como fosfatidil etalonamina e fosfatidilinositol, combinadas com diferentes quantidades de outras substâncias como triglicerídeos, ácidos graxos e carboidratos, fundamentais para o bom funcionamento do organismo.
A lecitina de soja, nada mais é, do que um óleo (gordura natural) extraído da soja, composta pelos componentes citados acima, além de ser rica em vitamina B8, vitamina E, fosforo e colina.
Para que serve a lecitina de soja?
Presente na alimentação de milhões de pessoas diariamente, a lecitina de soja é um ingrediente pouco conhecido, presente em doces, bolos, pães, margarinas, entre outros.
No organismo, ela pode ajudar a diminuir os níveis de gordura no corpo e o colesterol, acelerar o metabolismo e estimular a produção de acetilcolina, neurotransmissores essenciais para transmissão de impulsos nervosos, sejam musculares ou cognitivos. Para essa finalidade, você encontra o produto em forma de capsula e podem ser ingeridas duas vezes ao dia.
Na indústria alimentícia, em panificadoras, fábricas de bolos e confeitarias, ela está presente na composição de diversos alimentos, onde ela atua como emulsificante, tornando a mistura de líquidos e ingredientes que naturalmente heterogêneos (como óleo e água), algo possível.
Ela também é muito importante para melhorar a textura e consistência de massas, sorvetes e molhos. Em alguns casos ela também atua como conservante, aumentando o tempo de vida de prateleira dos produtos.
Condimentos e alimentos à base de soja, também costumam ter lecitina de soja em sua composição, como tofu, proteína de soja e molho shoyu.
Quais os efeitos da lecitina de soja no corpo?
Por ser uma gordura extraída da soja, muitas pessoas se questionam se o consumo da lecitina de soja é prejudicial à saúde e ao acúmulo de gordura corporal.
A resposta para essas perguntas é não!
A lecitina de soja, não tem em sua composição quantidades significativas de elementos que possam ser prejudiciais à saúde, uma vez que possui aproximadamente 10 calorias por cada grama do produto.
Ao contrário disso, é um ótimo estimulante metabólico, atuando para acelerar a queima e a quebra de moléculas de gordura presente no organismo, além de ser um ingrediente ao qual um número muito pequeno de pessoas apresenta efeitos colaterais e reações alérgicas.
Não é recomendado o consumo por pessoas que são alérgicas à soja e seus derivados, gestante, lactantes e crianças.
Você já conhecia a lecitina de soja? Sabe da importância de alguns ingredientes na produção de alimentos? Na Ingredientes Online você encontra a lecitina de soja e um catálogo completo para você adquirir os insumos necessários para suas produções, sejam elas de grande ou pequena escala.
Comentários no Facebook