4 Passos para se Livrar e Evitar o Mau Hábito Alimentar

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Você com certeza já teve ou conhece alguém que tem um mau hábito! Existem muitos como: roer as unhas; fumar; ranger os dentes, contudo o mais difícil de perceber e de largar são os maus hábitos alimentares.

O mau hábito alimentar

O tempo ocioso ou pouco até a falta de tempo devido aos desafios de trabalho, cuidados com a família, podem favorecer o consumo em excesso como recurso de distração ou o consumo rápido de refeições para dar conta das tarefas cotidianas.

Isso é péssimo para o seu organismo e vai cobrar a fatura cedo ou tarde.

O mau hábito alimentar é impulsionador de doenças crônicas como diabetes, doenças cardíacas, pulmonares e até cáries.

Pensando nisso vamos apresentar a seguir 4 passos para se livrar e evitar o mau hábito alimentar.

Confira!

Aumente o consumo de fibras

As fibras, por absorverem mais carboidratos complexos, aumentam a saciedade no organismo. Saciedade é a sensação de corpo nutrido mesmo que consumindo menos calorias do que o habitual.

Um gel dentro do estômago se expande ao ter contato com as fibras colaborando para a sensação de corpo saciado e de estômago cheio.

Sem dúvida o prolongamento dessa sensação impede que se consuma mais alimentos ou mais cedo.

De quebra, o consumo de fibras melhora o trânsito intestinal por absorver enzimas nocivas ao sistema digestivo.

Mastigue bem e coma devagar

Quem come rápido demais costuma consumir mais porções do que realmente precisa e pior: não ingere os alimentos na melhor forma porque não os mastigam direito.

A mastigação correta é importante não só para uma alimentação de qualidade, mas como para saborear da melhor forma o que se come.

Uma forma de ajudar a comer mais devagar e mastigar mais vezes o alimento é largar os talheres a cada garfada, pois segurá-los o tempo todo passa uma sensação de urgência, de obrigação de mantê-los ativos o tempo todo, o que não é uma regra ou obrigação.

Reduzir o consumo de carnes

Carne é bom, sem dúvida, mas mesmo o que é bom acaba causando mal se consumido em excesso. No caso das carnes o problema de seu consumo exagerado é o aumento de colesterol e ácido úrico no organismo por causa de suas gorduras.

A solução para esse caso é optar por carnes brancas e pequenas porções, reduzir a quantidade de carne vermelha por esse tipo de carne e por porções mais reduzidas.

chocolate 100% cacau

Substitua os alimentos

Outra boa prática para acabar o com mau hábito alimentar ou evitá-lo é substituir alimentos que sabe que podem prejudicar a saúde, se consumidos em excesso, por outros similares, porém mais saudáveis.

Um bom exemplo é o chocolate.

Substitua-o por uma versão meio amarga para começar de pois por uma fruta.

Não é necessário eliminar de todo o chocolate da sua dieta, uma vez que existem opções de chocolates mais saudáveis, apenas reduzir o consumo substituindo por outros alimentos do seu agrado, porém mais nutritivos.

Uma boa prática e uma dica!

Uma boa prática para evitar o mau hábito alimentar é substituir alimentos industrializados por lanches rápidos, como frutas, sementes e grãos integrais.

 

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