A oxitocina – também conhecida como ocitocina – é um hormônio. Ele é produzido pelo hipotálamo e, então, liberado por meio da neuro-hipófise na corrente sanguínea, sendo espalhados por todo o corpo.
Seu nome mais famoso, porém, é “hormônio do amor”, uma vez que ele é o responsável pelos sentimentos de afeto e também de prazer.
Outro nome pelo qual esse hormônio é muito conhecido é neurotransmissor da felicidade. Isso acontece porque, juntamente com a endorfina, dopamina e serotonina, a oxitocina tem cono uma de suas funções promover sensações de bem-estar e apaziguar casos de depressão e ansiedade, por exemplo.
Principais benefícios da oxitocina
O aumento da oxitocina liberada acontece por meio do contato físico: desde um abraço até uma relação sexual. A partir de então, ela provoca diversos benefícios ao nosso organismo, como:
- Reduz os sintomas da depressão, já que influencia no humor;
- Alivia os sintomas do autismo;
- Auxilia em dores crônicas;
- Provoca uma melhora de credibilidade e sociabilidade;
- Auxilia na intimidade sexual;
- Causa alívio dos traços de fibromialgia;
- Reduz o desejo por doces e também álcool e drogas;
- Auxilia em sintomas da Síndrome da fadiga crônica;
- Reduz o cortisol;
- Provoca uma melhora na capacidade de regeneração muscular esquelética
Além disso, o hormônio também é um grande influenciador, em geral, do nosso comportamento, como a generosidade, apego, reconhecimento, empatia e criação de memórias, por exemplo.
Falta de oxitocina no organismo
Conforme vamos envelhecendo, é comum que aconteça um declínio desse hormônio em nosso organismo. Por isso, algumas pessoas recorrem a uma reposição dessa substância, como é o caso da ocitocina sintética, que é muito semelhante a natural.
Todavia, ela só pode ser prescrita por um especialista, seja ele um psiquiatra – que busca aliviar os sintomas da depressão ou ansiedade de um paciente, por exemplo – até um obstetra, que busca induzir o parto normal ou cesárea.
Estimulação da liberação de oxitocina por meio de alimentos
Nesse caso, assim como a serotonina, certos alimentos são capazes de provocar uma liberação de oxitocina. São eles:
- Banana;
- Chocolate;
- Avelã;
- Castanhas;
- Pistache;
- Leite;
- Folhas de coloração verde escuro;
- Frutos do mar;
- Ovo
Comentários no Facebook