X

Alimentos Antioxidantes: conheça duas opções poderosas

Ilustração de alimentos antioxidantes / Crédito: Divulgação

Antes de explicar como os alimentos antioxidantes agem no nosso organismo é preciso entender como o corpo humano oxida.

O oxigênio, que é tão fundamental à vida, também desempenha um papel no processo de envelhecimento. Nós envelhecemos porque oxidamos.

A oxidação ocorre naturalmente em todos os organismos vivos. Durante o metabolismo celular, são formados alguns átomos de oxigênio, chamados radicais livres. Esses radicais livres tendem a se associar a outros átomos. Como consequência, algumas células dos diversos tecidos do nosso corpo podem ser danificadas. Esse processo natural, que é responsável pelo nosso envelhecimento, também está associado ao surgimento de algumas doenças cardíacas, com o câncer e mal de Alzheimer.

Fatores como a poluição, tabaco, consumo de álcool, stress, entre outros, também induzem a produção de radicais livres.

Os alimentos antioxidantes são cientificamente comprovados como benéficos para retardar o envelhecimento precoce pois possuem substâncias que inibem a oxidação de outras moléculas no nosso corpo e protegem nossas células do efeito dos radicais livres. Eles são considerados os maiores aliados da nossa saúde. As principais substâncias com ação oxidante são vitaminas, minerais e polifenóis.

Abaixo você vai encontrar dois alimentos antioxidantes. Além disso, também vamos explicar melhor porque você deve consumi-los. Não deixe de conferir. Boa leitura!

Açaí

Esse alimento é um poderoso antioxidante. É fonte de vitamina E, magnésio, fibras, potássio e cálcio, além de ser rico em antioxidantes. Além disso, por ser uma gordura boa, o açaí contribui para a diminuição do colesterol ruim. Porém, não é todo açaí que traz benefícios para a saúde. Para que ele seja realmente benéfico para o seu corpo, deve ser consumido puro, sem adição de açúcar ou xaropes.  O açaí é considerado um alimento muito rico. Entenda porquê e saiba identificar quando o açaí é puro nesse artigo que fizemos.

Berries

No Brasil, as Berries são conhecidas como frutas vermelhas. Além do sabor azedinho e gostoso que elas dão para as receitas, as berries também possuem diversos nutrientes e benefícios.

Elas são ricas antocianinas e flavonóides. Essas substâncias possuem propriedades antioxidantes e combatem os radicais livres.

Exemplos de Berries: açaí, mirtilo, cranberry, gojiberry.

Onde comprar

Agora você já sabe quais são os top 9 alimentos antioxidantes que você deve incluir na sua alimentação para garantir uma rotina saudável. Nas redes sociais da Ingredientes Online você encontra diversas receitas que incluem alimentos antioxidantes.

0 Reviews

admin:

View Comments (0)