Principais erros de quem inicia a dieta vegana e dicas de como acertar

Principais erros de quem inicia a dieta vegana e dicas de como acertar

A dieta vegana pode suprir a necessidade de todas as vitaminas, minerais, proteínas, lipídios e carboidratos, quando bem elaborada

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Muitas pessoas têm aderido à dieta vegana nos últimos anos, evitando o consumo de alimentos de origem animal, como ovo, leite e carne. Suas motivações costumam ser baseadas no combate ao sofrimento animal e na proteção do meio ambiente.

Consequentemente, a tendência é que os adeptos desse estilo de vida se deparem com uma melhora na saúde e na sensação de bem estar. Isso acontece porque a carne apresenta grandes quantidades de gordura e colesterol, o que pode ocasionar graves transtornos à saúde, como problemas no coração.

No entanto, é necessário prestar atenção nos alimentos que são ingeridos. Apenas parar de consumir produtos de origem animal pode causar graves danos à sua saúde.

Então, se o seu objetivo for mudar o seu estilo de vida, é fundamental que você conheça os principais erros de quem inicia a dieta vegana, a fim de evitá-los.

Principais erros de quem inicia a dieta vegana

Excesso de carboidratos

A dieta vegana pode suprir a necessidade de todas as vitaminas, minerais, proteínas, lipídios e carboidratos, quando bem elaborada. No entanto, caso esse estilo de vida não seja previamente planejado, pode acabar ocasionando algumas deficiências de nutrientes e o aumento de peso, por exemplo.

Isso muitas vezes acontece por conta do aumento da ingestão de carboidratos, como pães, macarrão e bolos e açúcar, por exemplo. As calorias vazias desses tipos de alimentos podem elevar o índice de açúcar no sangue, o que aumenta o risco de ocorrência de inúmeras doenças, como a diabetes tipo 2.

Então, evite o excesso de carboidratos, a fim de se beneficiar ao máximo da dieta vegana.

Também é interessante optar pelo uso de adoçantes naturais nas suas receitas, como o xilitol e eritritol, por exemplo. Prefira também o uso de farinhas low carb, como a farinha de amêndoas, de coco e a de aveia.

Falta de zinco

A carne vermelha é rica em zinco, o que pode acabar sendo um problema para os novos veganos. A baixa ingestão desse mineral pode ocasionar infecções, perda de cabelo, lesões de pele e perda de apetite, por exemplo.

Então, é fundamental que você ingira alimentos que supram suas necessidades diárias de zinco, adicionando-os à sua dieta vegana como cereais integrais, leguminosas e sementes, por exemplo.

Falta de ferro

Muitos iniciantes na dieta vegana desenvolvem anemia por deficiência de ingestão de ferro. Isso acontece principalmente porque a carne tem uma grande quantidade desse mineral e costuma ser uma das principais fontes de ferro de carnistas.

Assim, é imprescindível que você opte pela ingestão de alimentos que são ricos em ferro. Os principais deles são:

Também é interessante aliar a ingestão desses alimentos com opções ricas em vitamina C, como a laranja, para aumentar o poder de absorção de ferro do organismo. 

 

Falta de ácido graxo ômega 3

O ácido graxo ômega 3 são fundamentais para a saúde. Isso se dá, principalmente, porque ele ajuda no controle dos níveis do colesterol no organismo.

Assim, é importante que você insira vegetais ricos em ômega 3, como:

  • Amêndoas e nozes;
  • Leguminosas;
  • Espinafre;
  • Brócolis;
  • Sementes de chia;
  • Sementes de abóbora;
  • Óleos de soja e canola;
  • Algas e microalgas;
  • Couve-flor.

Falta de vitamina B12

É muito comum que novos veganos apresentem deficiência de vitamina B12 no organismo. Esta é uma das responsáveis na produção de hemácias. Assim, a sua falta pode ocasionar anemias, problemas digestivos e de visão, além de algumas alterações neurológicas.

Assim, você pode inserir os seguintes alimentos à sua dieta vegana, a fim de suprir a necessidade da vitamina B12:

  • Leite, Iogurte ou queijo de soja;
  • Bebidas energéticas;
  • Extratos de leveduras;
  • Cereais matinais.

Além disso, também vale a pena inserir suplementos dessa vitamina na sua rotina alimentar.

dieta vegana
dieta vegana

Falta de proteínas

É importante prestar bastante atenção à ingestão de proteína ao optar por um estilo de vida vegano. Diferente do que muitas pessoas pensam, você pode seguir essa dieta sem ter um déficit de proteína.

Essa macromolécula é responsável pela manutenção de músculos, ossos e pele, por exemplo. Dessa forma, você pode optar por alimentos à base de soja, por exemplo, já que eles são ricos em proteína de alta qualidade.

Também é interessante apostar no consumo de leguminosas, como lentilha, grão de bico e feijão, além de cereais integrais e frutas oleaginosas.

Leia também: Conheça as 10 principais fontes de proteínas veganas para incluir na sua alimentação.

Você já conhecia os principais erros de quem inicia uma dieta vegana? Conta pra gente aqui nos comentários! E para mais notícias sobre o assunto, continue acompanhando o nosso blog.

 

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×