O glúten é uma proteína normalmente encontrada na cevada, no centeio, no trigo e em outros grãos. É muito utilizado em alimentos industrializados por ajudá-los a manter sua forma e textura, fornecendo elasticidade e umidade.
Embora o glúten seja seguro para a maioria das pessoas, há um grupo de indivíduos, como portadores de doença celíaca ou sensibilidade ao glúten, que deve evitá-lo para prevenir efeitos adversos à saúde.
Uma dieta sem glúten também é popular entre as pessoas que não foram diagnosticadas com uma doença relacionada ao glúten, mas que estão interessadas nos benefícios de uma alimentação livre dessa proteína, como a melhora da saúde intestinal, possível perda de peso e aumento de energia.
Muitos alimentos são feitos com ingredientes que contêm glúten, portanto é importante verificar cuidadosamente os rótulos dos ingredientes.
O que é glúten?
O glúten é uma proteína presente em cereais como trigo, malte, cevada, centeio, entre outros.
Essa proteína, em mistura com a água, resulta na formação de um “gel”, como uma espécie de cola, que proporciona maior elasticidade para alimentos como massas, biscoitos e pães.
Existem muitas pessoas que não podem ingeri-lo em razão de sensibilidade, intolerância ou mesmo alergia ao glúten. Essas pessoas não conseguem digerir bem alimentos que contenham a proteína e acabam apresentando problemas variados na saúde, desde sintomas como diarreia, perda de peso e distensão abdominal até quadros mais sérios de inflamação e infecção e devido a esse fato, optam por seguir uma dieta sem glúten.
Pensando nisso, criamos esse artigo para que você entenda produtos sem glúten que pode consumir no seu dia a dia e algumas mudanças na vida de quem opta por deixar de consumir o glúten.
19 alimentos sem glúten para o dia a dia
Os alimentos sem glúten são peças essenciais no cardápio daqueles que possuem sensibilidade, intolerância ou alergia ao glúten, ou mesmo os que escolhem deixar de consumi-lo. Além disso, podem ser indicados para pessoas que sofrem com inflamações intestinais e com disfunções como diarreia e dor abdominal.
Na verdade, quase todas as pessoas podem se beneficiar da diminuição do consumo de alimentos com glúten, visto que essa proteína pode causar inchaço, inflamações e desconfortos abdominais.
Vegetais, carnes e frutas não contém glúten, pois a proteína não faz parte de suas composições.
Os principais alimentos sem glúten são:
- Frutas;
- Legumes;
- Tubérculos;
- Carnes;
- Ovos;
- Mariscos e peixes;
- Feijão, ervilha e lentilha
- Soja;
- Farinha de arroz, farinha de mandioca, amêndoa, coco, alfarroba, quinoa;
- Arroz, milho, trigo sarraceno, quinoa, amido de milho;
- Goma de tapioca;
- Fécula de batata;
- Polenta;
- Sal e açúcar;
- Chocolate em pó e cacau;
- Gelatina;
- Óleos vegetais;
- Oleaginosas;
- Leite, iogurte, manteiga, queijos.
Se você ficou interessado em adquirir esses alimentos, acesse nossa loja e confira as opções disponíveis.
Além disso, opções sem glúten de alimentos convencionais, como pão e macarrão, são cada vez mais comuns e podem ser encontradas na loja da Ingredientes Online, que possui uma seção inteira só com alimentos sem glúten.
A farinha de trigo contém glúten, mas há muitas opções de farinhas que não possuem a proteína e podem substituí-la em receitas de pães, biscoitos e bolos.
Há também outros alimentos sem glúten, como barrinhas naturais de frutas, quinoa, chia, açúcar de coco, castanhas, que também são alimentos livres de glúten e ricos em nutrientes para uma alimentação saudável e balanceada.
Benefícios do alimento sem glúten
Os alimentos e ingredientes sem glúten devem ser parte fundamental da dieta para os indivíduos diagnosticados com doença celíaca, sensibilidade, intolerância ou alergia ao glúten.
Mas qualquer um pode se beneficiar da redução do glúten em sua alimentação, como veremos aqui.
Vale dizer que um benefício obtido indiretamente é a redução no consumo de alimentos calóricos e industrializados.
1. Melhorar o metabolismo
Quando um indivíduo possui a doença celíaca, alergia ou intolerância ao glúten, ela não consegue absorver adequadamente os nutrientes, uma vez que o intestino delgado desses indivíduos fica constantemente inflamado, atrapalhando a absorção correta das vitaminas e minerais.
Então, quando o glúten é eliminado da alimentação, a inflamação diminui e o metabolismo volta a funcionar normalmente. Isso resulta na redução da retenção de líquidos, na perda de peso, na correta absorção dos nutrientes e na prevenção de algumas doenças, como complicações cardiovasculares e obesidade.
2. Diminuir calorias
Quando uma pessoa começa a reduzir ou cortar alimentos que contenham glúten, é muito provável que ela também reduza o consumo de carboidratos. Assim, é possível que haja o aumento da ingestão de verduras, proteínas magras e frutas. Por essa razão, muitas pessoas conseguem perder peso ao adotar uma dieta zero glúten, pois passam a ingerir alimentos mais naturais e saudáveis.
3. Menor consumo de industrializados
Hoje em dia já existem inúmero produtos industrializados que não contém glúten e ajudam na praticidade do dia a dia, porém, um ponto em comum entre aqueles que não consomem glúten é a preocupação com alimentação saudável, optando por produtos e ingredientes que não passam pelo processo de industrialização
Riscos da dieta sem glúten
Evitar alimentos sem glúten é imprescindível para pessoas que possuem intolerância ou a doença celíaca, já que o organismo destes não é capaz de digerir essa proteína e isso acaba impactando diretamente na saúde.
Mas para aqueles que não possuem uma condição médica que demande a redução total do consumo de glúten, a recomendação é que se procure uma orientação de um profissional da saúde para que realize uma alimentação adequada e segura antes de retirá-lo completamente da sua dieta.
O ideal é associar a isso um plano alimentar completo, que seja rico em frutas, vegetais e outros alimentos naturais.
Para você que é celíaco ou possui alguma restrição referente ao consumo de glúten, você sabia que a Ingredientes Online, a maior plataforma de ingredientes do país, possui a certificação internacional gluten free? Com isso, garantimos que nossos produtos sejam isentos de glúten e seguros para você consumir.
Acesse nosso site e confira. www.ingredientesonline.com.br
Comentários no Facebook