X

Entenda os principais benefícios da semente de abóbora e algumas dicas de como consumi-la

Os benefícios da semente de abóbora são muitos, esse ingrediente é rico em ômega-3, gorduras boas, fibras, antioxidantes, ferro e magnésio. Portanto, incluir sementes de abóbora nas refeições do seu dia pode te trazer diversos benefícios, como uma melhora no organismo, cérebro e coração, fazendo com que muitas doenças sejam evitadas a longo prazo.

As sementes de abóbora (cucurbita máxima, nome científico) são uma excelente fonte de nutrientes que ajudam a melhorar a saúde, por isso vamos listar quais são seus benefícios, como fazê-las e de que modo colocá-las na sua dieta. Confira!

As sementes de abóbora têm vários benefícios para a saúde. | Foto: Freepik/jcomp.

5 benefícios do consumo da semente de abóbora

1. Favorece o emagrecimento

Por ser um alimento rico em fibras, a semente da abóbora traz ao corpo uma sensação de saciedade maior do que outros alimentos, ajudando assim na diminuição de calorias ingeridas durante o dia.

2. Melhora a saúde do coração

Sendo uma ótima fonte de ômega-3, as sementes de abóbora são uma excelente pedida para quem quer evitar um problema cardíaco futuramente. A semente da abóbora auxilia no controle dos níveis da pressão arterial, pois ajuda a diminuir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o nível de colesterol bom (HDL) e isso impede a aglomeração de gordura nas artérias, evitando um infarto. Outras possíveis melhorias são a diminuição de chance de arritmia cardíaca e coágulos sanguíneos. 

3. Proporciona uma próstata mais saudável

Segundo cientistas, as sementes de abóbora são um ótimo aliado de uma próstata bem cuidada, por conterem fitoesteróis que ajudam no combate contra a hiperplasia benigna da próstata que faz com que ocorra um aumento na glândula. O óleo extraído da semente de abóbora também pode ser usado para combater o aumento da próstata.

4. Evita a anemia

As sementes de abóbora são uma ótima saída para quem busca combater a anemia, pois elas são uma excelente fonte de ferro que auxilia no combate à doença.

5. É um ingrediente muito antioxidante

As sementes de abóbora são quase sementes mágicas, tendo em vista a quantidade de nutrientes que possuem. Por isso, são ótimas aliadas para quem busca uma vida saudável. 

Elas  possuem, por exemplo, carotenoides e vitamina E, que são excelentes antioxidantes que trazem diversos benefícios ao corpo de quem ingere. 

Além disso, com o consumo correto, as sementes ajudam a combater o envelhecimento rápido da pele. Outro ponto importante é que elas podem reduzir o risco da pessoa ter câncer estomacal, de próstata e de mama.

Como preparar as sementes de abóbora?

Depois de descobrir os benefícios da semente de abóbora, você deve estar querendo aprender como preparar as sementes de abóbora de maneira correta e boa para consumir no dia a dia. Existem duas formas:

1. Ao sol

Para ter sua semente de abóbora, é importante ter uma abóbora, certo? Quando tiver, corte-a no meio e, cuidadosamente, tire todas as suas sementes. Após isso, lave muito bem, então coloque-as em um prato e leve para um local que bata bastante sol. Fique de olho nelas e assim que estiverem bem sequinhas, o consumo já pode ser feito sem problemas.

2. Ao forno

Essa forma exige um pouco mais de trabalho, mas vai dar um resultado mais saboroso. Vamos lá, pegue uma bandeja e use papel vegetal nela para que as sementes não grudem, logo em seguida coloque a bandeja no forno a 75°C, por cerca de 30 minutos, mais ou menos, com esse tempo as sementes já deverão estar bem douradinhas e prontas para o consumo. 

Algumas pessoas que buscam mais sabor ainda nas sementes gostam de adicionar um pouco de azeite de oliva ou uma pitada de sal.

Como incluir a semente de abóbora na sua dieta

A seguir, vamos mostrar uma receita que vai cair como uma luva na sua dieta vegana e outra que serve para diferentes tipos de dieta, caso você não seja vegano e queira apenas experimentar algo diferente.

Biscoitos de semente de abóbora

Ingredientes:

  • 40g de sementes de abóbora;
  • 20g de sementes de linhaça;
  • 20g de sementes de gergelim;
  • 100ml de água;
  • Temperos a gosto;
  • Sal.

Modo de preparo:

Em um liquidificador bata todas as sementes com água até conseguir uma consistência de massa. Tempere com o que você achar necessário e adicione sal a gosto. Após isso, adicione essa massa em uma bandeja e deixe-a bem espalhada, então leve ao forno em fogo baixo.

Fique sempre de olho, pois você deverá ver se a massa está bem crocante, assim que perceber, desligue o forno e se delicie.

 

Pão de sementes

Ingredientes:
SECOS:

  • 150g de farinha de amêndoas
  • 2 colheres de sopa de psyllium
  •  1 colher de sopa de semente de abóbora sem casca
  • 1 colher de sopa de semente de girassol
  • 1 colher de sopa de castanha granulada
  • 1 colher de sopa de amêndoas em lascas
  • 1 colher de chá de sal
  • 2 colheres de chá de fermento químico em pó

LÍQUIDOS:

  • 4 ovos
  • 50ml de azeite
  • 150ml de água morna

 

Modo de preparo

Para começar a massa do pão, deve-se adicionar todos os ingredientes secos em um recipiente e misturá-los bem. Após isso, junte os ovos, água morna e o azeite, incorporando tudo com um fouet.

Unte uma forma de bolo inglês com azeite e coloque a massa preparada no recipiente, se quiser, salpique gergelim. Leve o seu pão ao forno pré aquecido a 200°C, então deixe assar por 25 a 30 minutos. Quando o pão estiver pronto e assado, só restará aproveitar!

 

Benefícios da semente de abóbora para quem quer seguir na dieta vegana

O veganismo é uma prática que vem se expandindo cada dia mais. E, por essas pessoas não comerem nada de origem animal, a semente de abóbora é uma grande amiga desse novo estilo de vida. 

Qual o benefício da semente de abóbora para quem é vegano? Bom, para quem segue uma dieta vegana, as sementes de abóbora são uma ótima fonte de ferro para o organismo e ajudam a manter o corpo bem e saudável para seguir nesse estilo de vida tão importante nos dias atuais.

Agora que você descobriu quais os benefícios da semente de abóbora, é hora de buscar as melhores sementes de abóbora do mercado para fazer as receitas e experimentar esse ingrediente tão saboroso e saudável.

A Ingredientes Online possui uma variedade de opções para quem quer aproveitar os benefícios da semente de abóbora: Semente de Abóbora sem Casca Crua, Semente de Abóbora com Casca Crua e Semente de Abóbora com Casca Torrada Salgada. Acesse o site e aproveite!

0 Reviews

admin: