Psyllium: conheça os benefícios dessa fibra poderosa

Essa fibra natural contribui para o intestino, o colesterol e ainda ajuda no emagrecimento

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

O psyllium é uma ótima opção para quem deseja inserir mais fibras em sua rotina alimentar , em especial para aqueles que estão em processo de emagrecimento. Isso acontece porque ele é uma fibra solúvel 100% natural. Essa opção é bastante usada há muitos séculos como laxante, já que ele auxilia o correto funcionamento do intestino e ajuda a dar saciedade.

Além disso, o psyllium também é um excelente opção para a preparação de receitas sem glúten. Sua alta capacidade de absorção de umidade confere liga a esse tipo de receita. Assim, ele aumenta a elasticidade e a textura da massa, além de deixá-la macia por um espaço maior de tempo.

Outra opção de uso é misturá-lo à água. Dessa forma, essa fibra vira uma gel, sendo um ótimo substituto do ovo em preparações veganas, como é o caso de bolos, por exemplo.

Conheça todas as características e benefícios do psyllium. Certamente você vai optar por inseri-lo na sua alimentação.

Leia também: Spirulina e Chlorella : conheça os benefícios desses superalimentos

O que é Psyllium?

O psyllium tem a capacidade de absorver água, aumentando de tamanho em até 20 vezes ao entrar em contato com líquidos.

Assim, a pasta formada limpa a parede do intestino, fazendo com que ele funcione corretamente. Isso é possível porque o psyllium transporta resíduos e toxinas, além de possuir um ótimo efeito laxante, sem causar dores no abdômen.

Para que serve?

A ação laxante do psyllium começa no estômago e segue para o intestino, onde consegue absorver o excesso de líquido e amolecer ainda mais os alimentos. Assim, ele estimula a correta formação do bolo fecal.

Com um bom funcionamento intestinal, o seu organismo consegue manter todos os seus tecidos e células saudáveis. Ou seja, acaba sendo mais fácil combater possíveis infecções, evitando o surgimento de doenças.

Além disso, o psilium também apresenta ótimos resultados na manutenção dos níveis de diabetes e colesterol e da boa saúde cardíaca..

Você também pode usá-lo para auxiliar o tratamento das seguintes doenças:

  • Colite;
  • Diarréia;
  • Constipação;
  • Fissuras anais;
  • Hemorróidas;
  • Doença de Crohn.

Benefício do Psyllium

Inserir o psyllium na sua alimentação pode proporcionar ótimos benefícios para você. Confira os principais deles a seguir.

psyllium
psyllium

Auxilia no tratamento de doenças inflamatórias intestinais

A ingestão dessa fibra solúvel é capaz de auxiliar o tratamento de doenças inflamatórias intestinais.

Muitas vezes, os sintomas desses distúrbios não são claros, fazendo com que o diagnóstico possa entregar um resultado errôneo, por exemplo.

Com isso, quando aliado a uma mudança de alimentação, o psyllium é capaz de aliviar as dores e desconfortos abdominais, melhorando a qualidade de vida de seus usuários.

Ajuda na manutenção e redução de peso

A ingestão de psyllium ajuda na perda e na manutenção do peso corporal. Isso acontece porque ele se expande dentro do estômago, gerando uma sensação de saciedade.

Assim, a quantidade alimento ingerido tende a diminuir, melhorando a relação de seus usuários com a comida.

Controla os níveis de açúcar e colesterol no sangue

O uso do pissilyun é capaz de equilibrar o seu nível glicêmico.

Por ser capaz de gerar um gel em contato com líquidos, essa fibra torna a sua digestão mais lenta, dificultando o processo de absorção de carboidratos pelo seu organismo.

Além disso, o consumo dessa fibra natural também auxilia no gerenciamento do seu colesterol. Isso acontece porque ele limpa o seu intestino, eliminando impurezas, como o LDL (colesterol ruim) e melhorando a absorção de nutrientes.

Auxilia no emagrecimento

Como o psyllium absorve muito líquido e incha, ele dá sensação de saciedade. A melhora no trânsito intestinal provocada por essa fibra, também ajuda quem precisa perder peso. Ele deve ser tomado cerca de 30 minutos antes da refeição, com um como de água, para dar tempo de se expandir no estômago.

Como usar o psyllium?

O organismo adulto precisa de 25 a 30 gramas de fibras todos os dias. Assim, ao consumir uma colher de sopa do psyllium, você estará ingerindo cerca de 5 gramas de fibra.

Assim, o seu consumo pode ser feito através de receitas, por exemplo. Além disso, é interessante ingeri-lo das seguintes maneiras:

  • Misturando a líquidos, como água, sucos, água de coco, smoothies;
  • Adicionando à sua aveia;
  • Utilizando na preparação de massas, como pães, bolos e biscoitos;
  • Substituindo espessantes;
  • Polvilhando em refeições sólidas, como iogurtes, cereais e sopas.

A Ingredientes Online oferece essa fibra solúvel por um ótimo preço! Para conferir, é só clicar aqui.

Você já conhecia o psyllium, seus benefícios e utilidades? Conta pra gente aqui nos comentários como você o consome e há quanto tempo conhece essa planta. E para mais notícias sobre o assunto, continue acompanhando o nosso blog.

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×