O boldo é um arbusto de folhas perenes, uma pequena árvore nativa do centro do Chile e do Peru. Por isso que o produto que geralmente é comprado no Brasil é importado garantindo ainda mais qualidade para as folhas de boldo que são consumidas pelos brasileiros.
As folhas de boldo, antigamente, foram usadas por nativos da América do Sul contra doenças do fígado e para tratamento de cálculos biliares.
Quais são os benefícios do boldo?
As folhas de boldo contam com numerosos fitoquímicos incluindo cânfora, limoneno, betapineno e cumarina. Os fitoquímicos são potentes compostos antioxidantes encontrados naturalmente em plantas que ajudam:
- a prevenir e tratar doenças em seres humanos;
- a reduzir o dano induzido pelos radicais livres para suas células e DNA.
Para quê serve o boldo?
A planta é utilizada na homeopatia no tratamento de distúrbios digestivos como laxante colerética (estimulante da secreção biliar) diurético e para doenças hepáticas. As folhas também foram usadas para vermes, inflamações como gonorreia, sífilis, gota, reumatismo, resfriados e dor de ouvido.
O extrato Boldo é usado como aromatizante para bebidas alcoólicas. Além disso, as folhas de boldo dizem que exibem atividade antimicrobiana, o que significa que elas podem ajudar a prevenir e tratar infecções causadas por micro-organismos prejudiciais, como é o caso de bactérias, vírus e parasitas.
Devido à sua suposta atividade antimicrobiana, o chá boldo é usado para expulsar vermes e para tratar resfriados, sífilis e gonorreia, mesmo sem evidência científica que comprove a sua eficácia.
Chá de boldo
Ingredientes:
4 a 10 folhas de boldo;
200 a 500ml de água
Modo de preparo:
Ferva a água em uma panela e adicione as folhas do boldo que foram previamente picadas. Com o fogo desligado, deixe descansar por 10 minutos. Após isso, coe e beba.
Onde comprar
No site da Ingredientes Online, um fornecedor de produtos naturais, você encontra o boldo em folhas. Entre agora mesmo e garanta o seu!
Comentários no Facebook