O chocolate é um alimento amado pela maioria dos brasileiros. Essa característica se dá, principalmente, ao fato de que ele geralmente contém bastante açúcar, o que agrada o paladar de muita gente.
Essa quantidade de açúcar, e consequentemente de calorias, faz com que esse seja um dos primeiros alimentos retirados da lista quando há o desejo de se fazer uma dieta para melhorar sua alimentação ou emagrecer.
Mesmo que reduzir seja uma boa ideia, não é preciso retirar completamente o chocolate do cardápio, uma vez que existem alguns benefícios do chocolate que fazem com que ele seja um alimento saudável. A melhor opção, nesse sentido, é optar pelos amargos, que possuem maior porcentagem de cacau em sua composição.
Benefícios do chocolate
Confira os principais benefícios do chocolate:
O chocolate é cardioprotetor
O chocolate possui características anti-inflamatórias graças a presença dos chamados “polifenóis”. Esse fato faz com que ele seja um alimento que contribua positivamente em várias partes do organismo fazendo com que o corpo humano funcione melhor, entretanto, existe uma função que vale a pena ressaltar: o chocolate é cardioprotetor.
Por ser um alimento cardioprotetor, isso significa que ele ajuda o coração em suas funções. Nesse caso, o alimento funciona como regulador da pressão arterial, fazendo com que ela não fique mais alta do que o saudável nem mais baixa. Essa é uma consequência da produção de óxido nítrico estimulada pelo chocolate, principalmente os amargos com alto teor de cacau.
O chocolate tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias
As propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias presentes no chocolate ajudam em vários aspectos do corpo humano, contribuindo de forma saudável. Entre as qualidades geradas por esses componentes, é notável o fato de que eles contribuem na produção da insulina, controlando a diabetes, uma doença bem comum entre os brasileiros.
Ah, mas o chocolate tem muito açúcar!
Sim, sabemos que o chocolate ao leite e branco são alimentos que contém bastante açúcar, o que pode ser prejudicial para pessoas com diabetes, por isso, o ideal é optar por chocolates que sejam amargos, com o máximo de teor de cacau possível em sua composição. O chocolate amargo é o que contém mais essas características.
Ajuda na hidratação da pele e cabelo
Não é difícil encontrar uma série de cosméticos que dizem ter a presença de chocolate em sua composição. A escolha desse componente não é coincidência, e nem fica limitada ao fato de que o chocolate é uma comida amada por muitas mulheres, que se sentiriam atraídas pelo produto e o comprariam, mas porque ele tem componentes muito bons que ajudam na hidratação da pele e do cabelo.
Passar, portanto, o chocolate na pele e no cabelo pode ajudar a fazer com que eles fiquem mais hidratados e macios, entretanto, o consumo do alimento pode ser de uma ajuda ainda maior. Assim, aliado a outros alimentos que possuem as mesmas propriedades umectantes, o chocolate pode ser incorporado em pequenas quantidades no cardápio diário como rotina de beleza.
Gera sensação de saciedade
Pessoas que estão inseridas em uma dieta, muitas vezes optam por colocar o chocolate como sobremesa em uma tentativa de gerar saciedade por maior tempo e, consequentemente, conseguir aguentar até a próxima refeição sem sentir aquela fome intensa apertando o estômago. Essa sensação de saciedade causada pelo chocolate é real. e é consequência dos componentes presentes nele, que dão energia ao corpo, fazendo com que as funções realizadas pelo organismo humano sejam realizadas de forma mais eficiente, rápida e satisfatória, o que faz com que o corpo não peça mais “combustível”, vindo da comida, por um bom tempo.
Dá energia ao corpo
O chocolate é um alimento que contém muito açúcar em sua composição. Esse componente é um grande combustível usado pelo corpo humano para desempenhar as funções do organismo, ou seja, ele serve como uma das principais cargas para que o corpo funcione de fato. Comer chocolate, portanto, é uma das formas mais diretas de adquirir energias para o corpo.
É interessante mencionar que quanto mais amargo for o chocolate, mais saudável ele é. Entretanto, a quantidade elevada de açúcar é encontrada mais em chocolate ao leite. Dessa forma, o ideal nesse caso é consumir o chocolate meio amargo, pois ele vai dar energia o suficiente para o corpo conseguir realizar suas funções e não é tão prejudicial para a saúde humana.
Melhora a função cognitiva corporal
Existem alguns estudos que indicam que o chocolate ajuda no funcionamento da função cognitiva corporal, ou seja, faz com que o cérebro humano fique mais alerta, trabalhe de maneira eficiente. Essa é uma característica notada por diversas pessoas após a ingestão de chocolate, segundo elas, existe uma percepção de que o raciocínio lógico está funcionando de forma muito mais rápida e satisfatória, atendendo de maneira correta a todos os comandos solicitados.
Essa é uma característica também gerada pelas ações antioxidantes e anti-inflamatórias do chocolate. Além disso, o fato deste ser um alimento que aumenta a energia corporal, servindo de combustível para o organismo, a boa forma do funcionamento das funções do corpo faz com que o lado cognitivo também atue da melhor maneira possível.
Melhora o humor
A sensação de felicidade que ocorre logo após a ingestão de um chocolate acontece em diversas pessoas. Muita gente acha que esse sentimento de alegria se dá unicamente ao fato deste ser um alimento gostoso que vera momentos agradáveis e, consequentemente, faz com que a pessoa sinta uma felicidade imediata. Esse é um raciocínio que faz sentido, mas ele não está inteiramente correto.
Apesar dos momentos bons causados pelo chocolate serem reais e, de fato, fazerem com que as pessoas sintam-se felizes, essa é uma característica gerada pelos próprios componentes do chocolate, sendo, portanto, um resultado específico do alimento e não gerado somente pelos momentos alegres em que o chocolate esteve presente.
Melhora o sistema imunológico
Uma outra característica positiva que faz com que o chocolate seja um alimento saudável é o fato desse alimento melhorar o sistema imunológico, que é a parte do corpo responsável por proteger o organismo de doenças, ou seja, quando entram no corpo agentes infecciosos ou estranhos que podem ser suspeitos para a saúde do corpo, é necessário ativar o sistema imunológico para destruir esses agentes.
Assim, quem consome uma quantidade correta de chocolate, junto de demais alimentos com vitaminas e nutrientes adequados, possui um sistema imunológico bem preparado, o que faz com que essa determinada pessoa não fique doente muito facilmente e, se ficar, a doença não se desenvolverá para algo mais grave.
Se você gosta de chocolate e está optando por um estilo de vida mais saudável, que escolhe a ingestão de alimentos benéficos para o corpo, conheça a Ingredientes Online. Temos uma variedade de itens para sua alimentação e dieta.